Como a interação entre pais e filhos estimula o desenvolvimento das crianças

Com a correria do dia a dia, estar perto dos filhos é um grande desafio para boa parcela dos pais. Dar conta de toda a agenda e ainda tirar um tempo para brincar, acompanhar as tarefas da escola ou até mesmo fazer um passeio, nem sempre é uma tarefa fácil. Coisas simples que fazem muita diferença no desenvolvimento dos pequenos é o que diz a psicopedagoga da Escola Barão, Zeni Correa Linhares “Em momentos como esses, os vínculos entre pais e filhos são fortalecidos. Durante uma brincadeira, por exemplo, a criança expressa as suas vontades e sentimentos” comenta.

Nesse contexto, os brinquedos educativos vêm para somar. Além de contribuírem para a interação entre pais e filhos, eles permitem que os papais percebam como está o desenvolvimento dos principais sentidos das crianças, como a fala, visão, tato, coordenação motora e raciocínio. “Os pais podem inserir os brinquedos educativos no dia a dia dos pequenos, ajudando a realizar as tarefas propostas por cada um. Assim, além de passar um tempo juntos, a criança é estimulada a evoluir”, explica Bruna Leal, da Calesita Brinquedos.

Na entrevista com a psicopedagoga Zeni Correa Linhares e a psicóloga Elisa Lobe Signori, você descobrirá:

De que forma a presença dos pais e os brinquedos são importantes para o desenvolvimento dos pequenos:

  • Cada vez mais se fala em criação com apego, de ter pais mais presentes na rotina dos filhos. De que forma isso contribui para o desenvolvimento das crianças? Quais são os prós e os contras?

Sabemos da correria que vivemos hoje, por isto valorizamos muito a qualidade do manejo dos pais para com as crianças e é durante a brincadeira que fica evidente a cumplicidade, o favorecimento das relações que se estabelecem no decorrer destes momentos tão importantes no desenvolvimento da criança. Nestas relações as crianças expressam seus desejos, sentimentos, fala, favorecendo a interação pais e filhos e também a ampliação do vocabulário. Quando não acontece esse envolvimento, a criança se torna mais dependente dos pais em diversos momentos de sua vida.

  • De que forma os brinquedos contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, como fala, coordenação motora, visão, tato? Existe uma idade mínima para inseri-los no dia a dia das crianças?

Os brinquedos possibilitam ampliar inúmeras áreas do desenvolvimento infantil. A coordenação motora fina na destreza manual como no fazer comidinha, brincar de bonecas, de casinha, ou a coordenação motora ampla, dependendo do brinquedo. Os brinquedos trazem características para uma vida adulta mais saudável, ou seja, ajudam a formar adultos mais criativos, também ressaltamos a significativa importância no processo de desenvolvimento sensorial, cognitivo, linguístico, afetivo e social. Podem ser introduzidos no cotidiano da criança desde bebês, de acordo com a funcionalidade, a intencionalidade do estímulo ou da brincadeira que se quer.

  • De que forma os pais podem observar o desenvolvimento escolar/ social das crianças através dos brinquedos?

O brincar é um meio natural que possibilita a criança explorar o mundo, descobrir-se, entender-se, conhecer os seus sentimentos, as suas ideias e a sua forma de reagir. Quando o brinquedo e a brincadeira forem bem elaborados, vão exigir movimentação física, envolvimento emocional e provocar desafio mental. Além disso, a brincadeira possibilita que a criança ressignifique e coloque em ato suas emoções e sentimentos.

  • Por que a brincadeira entre pais e filhos é tão importante?

Primeiramente porque possibilita estar em interação/relação com o outro. E é a partir dessa interação que a criança desenvolve a linguagem e a comunicação. Além disso, é o momento onde a criança pode ser orientada em relação às regras e estimulada em relação à autonomia e resolução de conflitos.

  • Como escolher os brinquedos educativos? Que funcionalidades devem ser priorizadas?

A escolha de um brinquedo educativo deve basear-se primeiramente na faixa etária da criança. Ressaltamos a importância de oportunizar diferentes tipos de brinquedos, pois as diferentes funcionalidades que o brinquedo tem estimulam diversas habilidades e fazem toda a diferença no processo de desenvolvimento da criança (aprimoramento da coordenação motora fina e ampla, o raciocínio lógico, a organização de pensamento, regras, etc).