Como escolher a cortina certa para o quarto?

Sabemos que cortinas embelezam o ambiente, mas você sabia que uma cortina pode ajudar você a dormir melhor a noite? Confira mais nesse post!

Uma pesquisa realizada peloIbope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) , revelou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, dentre as causas estão o estresse do dia a dia e a produção inadequada de melatonina ( hormônio produzido pela glândula pineal, que só é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina só ocorre à noite, induzindo o sono). Esse problema pode ser amenizado com o uso adequado de cortinas

Como escolher a cortina certa para uma boa noite de sono?

Ao bloquear ou reduzir a incidência de luz, a cortina contribui para que o organismo humano produza a quantidade ideal de melatonina, hormônio responsável pelo correto funcionamento do ciclo do sono e que só é produzido no escuro.

Porém, não basta escolher uma cortina escura para favorecer a produção do hormônio e dormir bem, para que a cortina atue efetivamente em prol da qualidade do sono, é preciso levar em conta aspectos como cor, tecido e textura.

Para as dicas de hoje vou usar como exemplo as cortinas da Bella Janela (www.bellajanela.com.br), marca perita no assunto e que nos ensina em quatro dicas o que considerar ao escolher a cortina para controlar a claridade do quarto e garantir uma boa noite de sono. Vale a pena você passar no site da marca para conhecer os diversos modelos de cortinas, tem também para cozinha e cortina infantil!

A cortina precisa ser grossa?

dicas sobre cortinas
Ver produto: Pratika Bordada
  • A cortina não precisa ser grossa, mas não pode deixar passar luminosidade. Esse modelo Pratika Bordada é 100% poliéster e o forro é 100% Policloreto de Vinila. Cortina em voil com forro corta luz, ambos no mesmo varão. Ideal para decorar salas de TV e quartos, pois bloqueia a entrada de luz e deixa o ambiente mais bonito e aconchegante.

Pode ser com trama aberta (buraquinhos no tecido)

cortina para o quarto
Ver Produto: Duo Glam
  • Caso o tecido tenha trama aberta, com “buraquinhos”, é necessário que a cortina seja forrada. Do contrário, a luz entrará por esses espaços no tecido. O tecido desse modelo Duo Glam é composto de 100% Poliéster e forro Corta Luz 100% Poliéster. Requintadas e cheias de charme, as cortinas Duo são compostas por um voil decorativo e um corta luz de tecido que controla a luminosidade sem bloqueá-la totalmente.

Quais cores são ideais para cortina no quarto?

  • Escolha cores mais claras, que são as recomendadas para o quarto. Estudos de Cromoterapia indicam que cores quentes, como vermelho ou laranja, interferem negativamente na qualidade do sono, pois são tons estimulantes. Este modelo é 100% Poliéster. As cortinas Corta Luz são práticas e podem ser usadas sozinhas ou combinadas com outras linhas. Com o objetivo de amenizar ou bloquear a claridade e tornar o ambiente bem escurinho e relaxante, as cortinas desta coleção se inspiram na beleza das noites e proporcionam agradáveis momentos de aconchego.

E os modelos blackout?

  • Modelos blackout são ideais para quem trabalha à noite e dorme durante o dia, pois impedem a passagem da luminosidade. Seu tecido é Frente e Verso 100% Poliéster, Interno 100% Poliamida. A cortina é lavável  e bloqueia 100%! Cortina em voil com forro corta luz acoplado, ambos no mesmo varão. Ideal para decorar salas de TV e quartos, pois bloqueia a entrada de luz e deixa o ambiente mais bonito e aconchegante.

Vou deixar alguns modelos de cortinas da Bella Janela que você pode encontrar na Amazon:

Agora que você já sabe como escolher a cortina apropriada, crie um ritual diário para antes de dormir e ensine seu corpo e sua mente a relaxarem. Desligue-se dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de deitar, leia um livro, tome um chá e boa noite!

close