Cinco dicas para ficar livre das estrias e flacidez depois da gravidez

Durante a gravidez muitos tratamentos e alguns componentes são contraindicados, mas com alguns truques simples é possível cuidar do corpo e evitar mudanças estéticas permanentes, sem prejudicar a saúde do bebê; O Fisioterapeuta Dermatofuncional, professor e influenciador digital Igor Lustosa lista os principais cuidados e tratamentos de estética corporal antes e após o parto, continue lendo esse post para saber das dicas!

Se você é mulher e quer engravidar já deve ter se perguntado como ficará o corpo após a gestação. Essa é uma dúvida comum na cabeça de muitas mulheres, pois o medo de permanecer com estrias, celulite e flacidez é muito grande, principalmente para as mães de primeira viagem.

Mas tenho uma boa notícia: por meio de algumas medidas, uma dieta equilibrada, exercícios físicos e alguns truques é possível voltar a ter o mesmo corpo de antes. Assim como os tratamentos e fatores genéticos, os cuidados antes e depois da gravidez são cruciais.

O Fisioteraoeuta Dermato Funcional Igor Lustosa, explica que as estrias são cicatrizes que se desenvolvem quando acontece a destruição das fibras elásticas, causadas geralmente com o aumento e diminuição do peso.

“As estrias no período de gravidez são comuns, não há motivos para entrar em pânico. Além de medidas simples que podem ser tomadas para evitar o aparecimento, os tratamentos de estética corporal já estão avançados atualmente, permitindo com que a mulher volte a ter o corpo de antes mesmo depois de ter o bebê”, explica o especialista.

Ainda de acordo com Igor Lustosa, outra preocupação das mulheres são as celulites.


Aproveite e confira:


“Da mesma forma que a estria, a celulite também pode ser evitada por meio da alimentação. Cuidar do corpo e da autoestima é muito importante nessa época, pois eu já vi casos de mulheres que entraram em depressão pós-parto. Ao mesmo tempo, também é importante deixar claro que esse é um momento único na vida de uma mãe e é preciso que ele seja aproveitado sem que as mulheres se sintam mal, basta se cuidar que tudo ficará bem”, complementa.

Abaixo, segue a lista com os principais cuidados e tratamentos de estética corporal antes e após do parto. Confira:

1 – Hidrate a pele para evitar estrias: 

Para evitar o aparecimento de estrias é necessário hidratar a pele, com óleo e bastante hidratante. “O óleo de amêndoas é super recomendado para todas as partes do corpo, não tem contraindicação na gestação e pode ser misturado com outros cremes, como arnica, óleo de girassol, óleo de semente de uva, entre outros”, aconselha o especialista.

2 – Use e abuse do protetor solar: 

Já se sabe que o protetor solar é importantíssimo não só na gravidez, mas em qualquer pessoa e época do ano. Na gestação, em específico, recomenda-se utilizar o protetor para bloquear o desenvolvimento de manchas que, futuramente, podem se tornar irreversíveis. “É necessário se proteger do sol para evitar o melasma – doença muito comum na gravidez. Outra dica é aplicar no abdômen, seios, pescoço e colo caso você se exponha ao sol, pois nessas áreas também há formação de manchas durante a gestação, releva.

3- Previna a flacidez na gravidez: 

Durante a gestação, a barriga vai crescendo, vai esticando e rompe as fibras, gerando a famosa e indesejável flacidez. Porém, o especialista explica que, para um estiramento saudável, será necessário manter a pele saudável durante os nove meses.

“É muito comum as mães reclamarem de flacidez. Dependendo da idade e do grau, conseguimos recuperar quase tudo, agora, se for alguém que não se preocupou com os cuidados com a pele, recuperar é ainda mais difícil. O que é importante para resgatar a pele antes é a prevenção. Caso você seja uma mulher que já vem no pós parto com a pele hidratada, você consegue resgatar de forma natural e rápida. Por isso, se cuide sempre!”, aconselha.

4 – Opte por tratamentos alternativos: 

Os procedimentos de uso nesse período são mais voltados a terapias alternativas, massagem comum, massagem com pedras quentes – sempre com cosméticos liberados para as grávidas. “Recomendo bastante a massagem com bambu, drenagem, drenagem linfática, ofurô e outros tratamentos que proporcionem um momento de relaxamento e conforto”, aconselha o especialista.

5 – Tome muita água durante a gravidez: 

Por mais que essa seja uma dica simples e já conhecida, que só proporciona milhares de benefícios para a saúde, muitas pessoas ainda insistem em deixar a água de lado para tomar refrigerantes e bebidas açucaradas. “Em média, é recomendado que a gestante beba cerca de dois litros de água ao dia, para que o corpo e a pele se mantenham hidratados e regule a circulação. Junto com a ingestão de água, também recomendo atividades físicas como a hidroginástica, acompanhada de uma alimentação saudável. Tudo isso junto, ajudará na prevenção de estrias e celulites durante e após a gravidez”, finaliza Igor Lustosa.

close