Como lidar com a birra das crianças (tem 9 dicas aqui!)

Toda criança apresenta problemas de comportamento (birra) em alguma fase da sua vida, seja ela de desenvolvimento típico ou atípico.

Lidar com esses comportamentos infantis, com as famosas birras e as crises, não é uma tarefa fácil para os pais, e no caso das crianças com atraso no desenvolvimento esse processo tende a ser ainda mais difícil.

Para lidar com os problemas de comportamento é necessário compreender o que está por trás desse mal comportamento, o que está levando a criança a agir daquela maneira. 

Para facilitar esse processo, a analista do comportamento Michelli Freitas listou algumas dicas:

Como lidar com as birras?

Identifique os comportamentos típicos da idade:

Alguns comportamentos são típicos de qualquer criança, por isso é importante saber diferenciar um problema real, um atraso no desenvolvimento ou na linguagem, de uma reação natural da idade.

Verifique a motivação por trás do comportamento problemático:

Identifique a razão que está motivando e mantendo o comportamento problemático do seu filho (se é para chamar atenção, obter um item desejado, escapar ou evitar uma situação, dor, cansaço, fome).

Não ignore o comportamento problemático:

Não deixe que a dúvida quanto ao nível de compreensão da criança, a vontade de proteger, o sentimento de pena e a dificuldade de lidar com a situação sejam empecilhos para lidar com o comportamento problemático do seu filho, você precisa lidar com a birra, com o mal comportamento do seu filho.


Aproveite e confira:


Lide com o comportamento problemático agora:

Inicie o processo para combater o comportamento problemático o quanto antes, mesmo quando a criança ainda é pequena, pois nessa fase tende a ser mais fácil lidar com o comportamento inadequado.

Use estratégias para reduzir ou eliminar o comportamento problemático:

Desenvolva a cooperação com a criança, use reforçadores, siga instruções, substitua o comportamento problemático por outro mais adequado e ensine novos comportamentos. Sim, você precisa ensinar a criança e não apenas esperar que essa fase passe.

Deixe claro o que é e não é negociável:

Esclareça para a criança o que ela pode e não pode fazer, seja firme nas suas decisões, mostre para a criança que não adianta ela protestar com o que não é negociável.

Selecione um comportamento problemático por vez:

Trabalhe com um comportamento problemático por vez, dê preferência para aquele que não seja tão frequente e muito difícil de monitorar, e selecione outro somente quando o primeiro começar a mudar.

Seja firme para lidar com os protestos:

Mantenha-se firme e siga com as restrições para lidar com os protestos da criança, use estratégias para evitar os comportamentos inadequados e demonstre ações com tons de voz e expressões.

Verifique a necessidade de buscar ajuda especializada:

Alguns problemas de comportamento podem prolongar-se por muito tempo ou ter consequências mais sérias, como agressões e autolesão, por isso é importante estar atento para saber identificar quando a criança precisa de ajuda especializada.

Texto de: Michelli Miguel de Freitas é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, com licenciatura em Letras, Analista do Comportamento e Mestranda em Ciências do Comportamento.  É diretora do IEAC (Instituto de Educação e Análise do Comportamento), que ministra cursos para pais, profissionais da educação e saúde. (https://ieac.net.br/blog/).