Como montar o espaço de estudos dos seus filhos

Você sabe como montar um espaço de estudos para as crianças? O que precisa ter? Como organizar? Quais os benefícios? Confira tudo aqui nesse post!

Para começar vamos deixar bem claro que estudar no sofá ou na cama não são boas opções.

Ter um ambiente próprio para os estudos pode proporcionar ao seu filho momentos de maior concentração e dedicação a todo o conteúdo que está sendo visto e aprendido naquele momento.

Dicas de como montar o espaço de estudos:

Vamos pensar primeiro no espaço, e não é difícil não, pode ser qualquer cantinho, pode ser montado no quarto, na biblioteca, na sala (desde que seja usado sem TV ligada né!), ou em qualquer canto da casa.

Para as dicas de hoje eu escolhi alguns móveis da marca Falkk (loja.falkk.com.br), marca com lindas opções de móveis para sala, quarto e mais. Vale a pena você entrar no site e conhecer!

Itens necessários para o espaço de estudos:

Mesa com gavetas ou sem?

A mesa é um item essencial, e ela precisa ter espaço, então o ideal é que você deixe organizado em cima da mesa os materiais de uso diário do seu filho, como lápis de cor, canetinhas, giz de cera etc. Os papéis também devem estar de fácil alcance para as crianças, papel ofício, papéis coloridos, cadernos e livros da escola.

Mas vamos pensar juntas, se você colocar tudo em cima da mesa não terá espaço para seus filhos fazerem seus trabalhos. Então invista em um gaveteiro para colocar em baixo da mesa (como na foto acima).

Coloque uma cadeira regulável:

Uma cadeira regulável é o ideal para o espaço de estudos, assim você pode deixaradequado à altura de quem vai usar. Outra dica sobre a escolha da cadeira é que é obrigatório que os pés fiquem bem apoiados no chão e repare se os joelhos e os quadris formam um ângulo de 90 graus quando seu filho for se sentar. E se as coxas ficam completamente apoiada no assento. Uma boa cadeira para estudos pode evitar a ocorrência de dores nas costas, nos braços e nos ombros, além de ajudar no foco durante os estudos.

Estante para manter tudo organizado e bonito:

Estantes são ótimas para organizar todos os itens que são necessários na hora dos estudos mas que não podem ficar ocupando espaço em cima da mesa, quanto menos coisas em cima da mesa melhor para o foco na hora de fazer as atividades, você pode colocar na estante itens como: livros, cadernos, itens de pintura e objetos decorativos para deixar esse espaço ainda mais aconchegante.

Esse modelo de estante da foto você pode pendurar ou colocar no chão próximo da mesa.

Iluminação

As lâmpadas amarelas ou de luz quente são indicadas para ambientes de relaxamento e descanso, ficam ótimas no quarto, na sala e na sala de jantar. Já as luzes brancas ou frias são ótimas para ajudar na concentração. Iluminação branca é ótima também para banheiro e cozinha.

Armário, precisa ou não precisa?

Isso é muito pessoal, caso você tenha espaço e prefira esconder os livros, cadernos e os outros materiais que seus filhos usam, um armário é uma ótima opção! O bom é que você ganha bastante espaço de armazenamento e pode guardar mais coisas além do material de estudos das crianças. E ninguém vê a bagunça!

Cabideiro

Item muito útil, serve para pendurar casacos, mochila, bolsa… ótimo para manter o espaço organizado e dar aquele charme!

Gostou das dicas de hoje? Tem algum móvel que você considera essencial no espaço de estudos?

close