Contrações de treinamento: como identificar?

Você sabe o que são as contrações de treinamento, também conhecidas como Braxton Hicks? Essa condição é muito normal durante a gestação e geralmente ocorre após a 20° semana da gravidez.

Conforme a data do parto se aproxima, as mamães começam a ficar em dúvidas sobre como poderão identificar o trabalho de parto. Isso fica ainda mais confuso quando as contrações de treinamento entram na jogada!

Porém, não se desespere. Ao longo do artigo, você entenderá perfeitamente o que são as contrações de Braxton Hicks e como é possível diferenciá-las das contrações normais do trabalho de parto. Então não deixe de acompanhar até o final para poder curtir as últimas semanas de gestação com muito mais tranquilidade!

O que são as contrações de treinamento?

As contrações de Braxton Hicks receberam esse nome por conta do primeiro médico que identificou a condição. Elas também atendem pelo nome de contrações de treinamento ou contrações falsas.

Elas são, basicamente, uma contração do útero similar à que acontece durante o parto. Porém, elas funcionam como preparação para o momento real e não significam que o seu bebê está pronto para vir ao mundo.

Elas são muito comuns a partir da 20° semana de gestação. Para mamães de primeira viagem, também é normal que elas comecem a aparecer a partir do 2° semestre da gravidez.

Contrações de treinamento: o que são?
Foto: Pexels

Quais são as principais diferenças entre as contrações de treinamento e as contrações do parto?

A principal diferença entre os dois tipos de contração é em relação à intensidade. Quando você entra em trabalho de parto, as contrações começam fracas e passam a ser mais fortes e intensas conforme o tempo passa.

No caso das contrações de treinamento, é o contrário. Se elas começaram fortes, a tendência é que as próximas sejam mais fracas, até cessarem completamente.

As contrações do parto também são regulares e ficam mais constantes conforme o corpo se aproxima do momento tão esperado. No caso das contrações de treinamento, os intervalos são completamente irregulares.

Além disso, as contrações do parto geralmente são sentidas na parte de trás do abdômen. Já as contrações de Braxton Hicks costumam ser na parte da frente, lembrando as cólicas menstruais.

Por último, vale a pena ressaltar que as contrações de treinamento param quando você caminha ou muda de posição. No caso do trabalho de parto, porém, a tendência é que elas fiquem mais constantes e intensas para preparar o seu corpo para todo o processo de nascimento do bebê.

É normal sentir as contrações de treinamento?

Sim! Como o próprio nome já diz, as contrações de treinamento servem como uma forma de preparar o seu útero para o trabalho de parto. É uma forma de o seu corpo começar a “aquecer” para o momento decisivo, alongando os músculos e informando o seu útero do que precisará ser feito em breve.

Portanto, se você sentir uma contração com intensidade fraca, intervalo irregular e que lembra as cólicas menstruais, não é preciso se preocupar! Além de ser bastante comum, você perceberá quanto o trabalho de parto começar por conta das características que apresentamos acima.

Lembre-se de que quando as contrações do parto começarem, é preciso prestar atenção nos intervalos e na intensidade de cada contração. Afinal, isso significa que chegou o momento de ir ao hospital para dar a luz ao seu novo bebê!

Confira também:

Caso tenha restado alguma dúvida sobre as contrações de treinamento, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-la. Não se esqueça também de compartilhar o conteúdo com as futuras mamães em todas as suas páginas nas redes sociais. Até o próximo artigo!

close