Cozinha também é lugar de criança!

Cozinha também é lugar de criança, desde que tenha supervisão de um adulto é claro! As crianças podem se divertir muito na cozinha junto com os pais, avós, irmãos…lá pode se tornar um  lugar de muito aprendizado e também de muitas risadas. Aprender a cozinhar é uma atividade super interessante e estimulante, que proporciona muitas descobertas para a criança, que está em constante exploração do mundo a sua volta. Então ver como os alimentos são preparados e como são transformados em deliciosas receitas, estimula o seu aprendizado. Sem falar que o ato de cozinhar, pode ser lúdico e passar várias noções culturais e sociais para as crianças, como por exemplo quando aprendem a fazer uma receita de outro país, ou aprender alguma curiosidades sobre determinada receita, etc…há muito espaço para exploração e aprendizado na cozinha.

cozinhando-2

Quando alguém não gosta de determinado alimento, um dos artifícios usados pela nutrição é associar a comida a um momento de prazer, de brincadeira e de curtição. Assim, quando o prato ou o alimento aparece na frente, a reação da criança é outra, principalmente quando ela mesma participou da preparação. E o bom é que não há idade mínima para incluir a criança na rotina culinária, pois ela pode começar lavando um tomate, ou descascando um ovo cozido, etc…atividades simples mas que para eles é pura diversão!

Veja mais alguns benefícios:

  • O ato de cozinhar desenvolve a capacidade de organização;
  • Desenvolve a motricidade fina;
  • É possível explicar sobre os benefícios nutricionais de cada alimento. E saber por exemplo que um suco pode trazer prevenção contra doenças, é positivo para estimular a ingestão de alimentos saudáveis;
  • Estar na cozinha permite que se possa conversar com as crianças sobre lixo, desperdício, cuidados e respeito à natureza;
  • As crianças mais velhas podem ter noções de matemática, pois precisam calcular a quantidade de cada ingrediente que será usado na receita;
  • Estimular a criatividade pois elas podem inventar suas próprias receitas;
  • Inclui toda a família na preparação da refeição, criando um ambiente de união e equipe;
  • Pode ser uma grande oportunidade de aprendizagem sobre paciência, já que é preciso esperar todas as etapas da receitas para dar prosseguimento aos pratos;
  • O manuseio dos alimentos ajuda a reduzir a timidez dos pequenos mais introvertidos.

Uma das grandes dificuldades de permitir que os filhos participem das atividades na cozinha, é os riscos de queda, uma vez que as crianças geralmente não alcançam a bancada da cozinha, ou a pia e portanto é preciso apoiá-las encima de uma cadeira, o que pode acarretar em riscos de queda uma vez que a cadeira não tem reforços laterais. Pensando na inclusão das crianças no ambiente da cozinha e de forma segura descobri um móvel que proporciona as duas coisas, a learning tower.

Learning Tower (Torre de Aprendizagem)

download learning-towertorre-3

A torre de aprendizagem Montessori, é um banco que fica na altura da bancada da cozinha, no qual as crianças conseguem subir e ficam em segurança dentro dela pois ela possui barreiras laterais para impedir que as crianças caiam como nos bancos em geral. Ela é geralmente feita em madeira com uma passagem pela qual a criança consegue entrar e sair sozinha.

A idéia é estimular a independência e autonomia da criança e também nesse caso o interesse na culinária e nos alimentos e como consequência disso a estimulação da motricidade fina. Você vai perceber que quando seu filho ajuda na cozinha ele se interessa muito mais em consumir tal alimento, então pode-se dizer que a torre também estimula a boa alimentação dos pequenos.Essa torre é muito usada nos EUA e na Europa e agora está começando a ser usada por aqui.

Ela pode ser usada segundo especialistas a partir dos 18 meses, mas cada criança tem seu tempo de desenvolvimento então não há limites para a idade, claro desde que a criança já consiga ficar em pé sozinha. Então deixe a torre a disposição dos pequenos na cozinha e observe o interesse deles. Geralmente elas possuem de 3 a 4 regulagens de altura, portanto ela vai acompanhando o crescimento da criança, e isso é ótimo!

Como quero que minha filha Beatriz de 1 ano participe da preparação das refeições aqui em casa, não vejo a hora de ter a minha learning tower para poder compartilhar mais dessa experiência com vocês!

Bom apetite!