Cuidados com o recém-nascido em casa!

Talvez a maioria das mães já pensou em ficar mais um pouquinho no hospital após o nascimento do baby para aproveitar os benefícios que ele oferece nos primeiros dias como, não precisar se preocupar em limpar a casa, fazer comida, se precisa de alguma ajuda com o recém-nascido é só chamar a enfermeira, enfim uma verdadeira maravilha de comodidade. Mas chega o momento em que a alta é eminente e você precisa ir para casa com aquele pacotinho lindo e nesse momento um mundo de dúvidas invadi sua mente: e agora o que fazer? como fazer? quando fazer? Calma, vai dar tudo certo, para ajudar os pais de primeira viagem seguem algumas dicas importantes de cuidados que você precisará ter em casa com seu bebê:

Chegando em casa com o recém-nascido

Primeiro, lembre-se que é absolutamente TUDO novo para o bebê, mais do que para os pais, acredite! Então quando chegarem em casa, comecem sempre apresentando a casa para o bebê, mostrando cada cômodo para que ele vá se familiarizando com seu novo ambiente. Para esse momento o ideal é que a casa esteja em harmonia, quem sabe coloque uma música suave no ambiente, seria bom estarem apenas os pais e o bebê nessa ocasião, sem a agitação de visitas para que seja um momento da família, lembrando que haverá muito tempo para as visitas curtirem o bebê.

Recebendo visitas

Peça as visitas que antes de tocar  ou pegar no recém-nascido que lavem as mãos, sei que pode parecer incoveniente e constrangedor mas NÃO É, é uma forma de proteger a saúde do seu bebê,  pois ele ainda não possui todos os anticorpos desenvolvidos. Afinal que mãe gostaria de ver seu bebê no hospital por conta de uma simples falta de cuidado?!

download

Troca de fraldas

Em todas as trocas de fralda, utilize água morna para limpar ou lavar. Nas meninas sempre limpe no sentido da vagina para o ânus para evitar a contaminação. No menino a pele do prepúcio deve ser tratada com delicadeza, não puxe ou force. Secar bem a região limpa com uma toalha fralda pois algodão deixa resíduos. Fazendo uma boa higienização e trocando as fraldas regularmente você estará prevenindo as terríveis assaduras que se manifestam na presença de sujeira e umidade.

trocadefralda2

 

Coto umbilical

O coto é geralmente um pavor para os pais, eles querem que ele caia de uma vez, de fato ele tem um aspecto feio mas precisa ser cuidado com muito carinho, e o sucesso para que a queda se dê o mais breve possível é manter ele sempre sempre limpo e SECO, principalmente em sua base, para isso deverá ser usado regularmente, pode ser em cada troca de fralda um cotonete com álcool (70%GL) geralmente o álcool a maioria dos hospitais fornece e portanto não há necessidade de comprar, a quantidade que o hospital fornece é o suficiente. Não tenha medo de mexer no coto umbilical, ele não dói. Quando colocar a fralda no bebê, dobrar a aba da frente de forma que o coto fique para o lado de fora da fralda, evitando o abafamento. Não se preocupe com o fato de molhar o coto no banho, é só “secar” com o álcool 70% após o banho.

1016543_559838754054761_63639742_n

Banho

Opte em dar o banho durante o dia em que a temperatura estará mais agradável; prepare o ambiente antes de retirar a roupa do bebê, desligue o ventilador e elimine qualquer corrente de ar, coloque tudo o que vai utilizar por perto (sabonete, toalha, fralda, etc…) É importante deixar a água em temperatura agradável (existem termômetros de banheira que indicam a temperatura ideal da água) mas também pode ser usado o bom e velho teste do cotovelo para verificar a temperatura da água. Procure utilizar sabonetes líquidos próprios para RN que são cabelo e corpo, dê preferência para as embalagens com pumps pois são mais práticas. Evite colônias, talcos e óleos pois eles podem propiciar alergias e irritar a pele do bebê.

Enrole o bebê vestido apenas com a fralda em um lençol ou mantinha leve de forma a deixar ele bem quentinho enquanto você lava a cabeça dele. Comece sempre lavando primeiro o rostinho do bebê depois o cabelo. Após lavar a cabeça do bebê, seque ele, retire as fraldas e então lave o corpinho.

530151banho_humanizado

Veja mais temas relacionados a cuidados com o recém-nascido:

Recém nascido mitos e verdades sobre os primeiros cuidados

Cuidados com recém nascidos, como aliviar as cólicas

10 mitos e verdades sobre cuidados com recém nascidos