Cuidados com nosso planeta – dicas de atividades infantis

Essa semana trabalhamos sobre alguns cuidados de devemos ter com o nosso planeta. Falamos sobre economizar água, luz, lixo e reciclagem.

Semana passada trabalhamos o tema Histórias (criação e contação de histórias) e agora lá vamos nós para mais uma semana temática aqui em casa!! ?

Se você não viu o post com o planejamento para o novo ano acesse o post Ideias para 52 semanas de atividades com crianças pequenas e veja tudo que vamos trabalhar nesse ano e acompanhe as nossas semanas conforme formos realizando as atividades. Isabela está com 3 anos e meio, no final do ano vai estar com 4 e meio!

Você também pode ir acompanhando nossas atividades e outras dicas pelo Instagram Sou Mãe.

Essa foi a estante da semana:

E agora as nossas atividades infantis da semana sobre cuidados com nosso planeta:

  • Globo

Isabela adorou ter um globo terrestre na sua estante, volta e meia ela vai lá olhar, mexer nele, ver onde moramos, e quer saber que lugares são o restante… Acho um ótimo investimento, pois a criança vai usar um Globo por muitos anos.

  • Caixa com itens recicláveis

Separei uma caixa com rolos de papel higiênico, rolo de guardanapo de papel, potes, colas coloridas, giz de cera e itens para colagem. Isabela adorou, fez vários bonequinhos com os rolos de papel e com o pote plástico. Simples e barato!

  • Caixa sensorial

Caixa sensorial de farinha permanece na estante, agora acrescentei um borrifador com água.

  • Vai e Vem

Fizemos (marido e eu) esse brinquedo utilizando apenas duas garrafa pet, cordão, prendedore e fita durex colorida, construimos o velho e famoso “vai e vem”, Isabela adorou o brinquedo novo!

  • Bilboquê

Alguém aí não lembra do bilboquê??  Também fizemos utilizando apenas uma garrafa pet com tampa, duas tampinhas, cordão e fita durex colorida, Isabela gostou, só ainda não pegou o jeito de acertar a tampinha dentro da garrafa, tem que continuar tentando!

  • Pescaria

Outro brinquedo simples de fazer com o que temos em casa. Recortei peixinhos com folha de EVA, mas você pode usar tampinhas de garrafas que vão surtir o mesmo efeito! Enchi uma bacia com água, joguei os peixinhos de EVA dentro e emprestei para a Isabela um coador para conseguir pescar os peixinhos. Adorou o brinquedo!

Livros infantis da semana:

  • Dudu e a caixa

Esse livro permanece na nossa estante. O menino cria diversos brinquedos com uma simples caixa de papelão e que criança não adora uma caixa de papelão? Esse livro serve para mostrar que basta usarmos nossa imaginação para criamos brinquedos com itens que já temos em casa. Ótimo livro, recomendo!

Esse livro foi lançado pela editora Companhia das Letrinhas e você pode comprar “Dudu e a Caixa” na Amazon clicando aqui.

  • O Livro Do Planeta Terra

Mais um livro de Todd Parr, gosto bastante dos livros desse autor, já falei aqui no blog sobre O Livro da Gratidão e sobre O Livro da Paz, são ótimos! Seus livros sempre são com ilustrações bem coloridas, chamando a atenção da criança. Além disso, suas frases são curtas e fáceis de entender.

Nesse livro Todd Parr ensina as crianças que com pequenos gestos ajudamos a cuidar do nosso planeta. Se todo mundo fizer sua parte o planeta pode se tornar cada vez melhor.

Esse livro foi lançado pela editora Panda Books e você pode comprar “O Livro do Planeta Terra” pela Amazon clicando aqui.

  • A Terra Pede Socorro

Mais um livro sobre educação ambiental. Vetuno é o irmão mais velho do querido planeta Terra. Um dia, com saudades, resolveu visitar sua irmã e qual não foi a surpresa ao vê-la aflita e triste! Logo o planeta Vetuno notou o que os filhos de sua irmã estavam fazendo com ela. Resolve, então, relatar a situação para seu Pai, e ele faz uma série de recomendações mostrando que a educação para a preservação do meio ambiente e a educação para o desenvolvimento sustentável estão relacionados à educação dos sentimentos.

Esse livro foi lançado pela editora ArtPensamento e você pode comprar direto no site da editora.

  • Gigi e a tartaruga

Esse livro Isabela ganhou na feira do livro aqui da cidade, uma iniciativa do grupo Zafari que estava com um espaço para contação de histórias durante o evento. Esse livro nos conta de quando a Gigi encontrou uma tartaruga com alguma coisa na boca e levou para o veterinário. Lá o veterinário explica dos perigos de jogar lixo na praia, dos animais que morrem por comerem o lixo achando que é comida e doenças e etc… Com isso Gigi e sua turma da escola vão acabar criando uma campanha de Lixo Zero na praia.

Como vocês puderam ver, os brinquedos dessa semana são todos fáceis e baratos de fazer.

Aproveite para comprar os livros indicados nesse post pela Amazon: