Cuidados no verão com seu bebê!

Vem chegando o verão e com ele as tão esperadas FÉRIAS DE VERÃO! As crianças aguardam ansiosamente o término das aulas para o início da temporada de sol, praia, piscina e muitaaa alegria! Mas a alegria toda pode durar pouco se alguns cuidados não forem tomados, por isso segue algumas dicas de como cuidar do seu bebê no verão garantido férias tranquilas e bem protegidas.

Cuidados que devem ser tomados nessa época:

  • Dê preferência para sair com os filhotes antes das 10h e depois das 16h, essa recomendação vale para dias nublados também;
  • Use filtro solar igual ou superior a 30;
  • Ofereça muitaaaa água, suquinho, etc…;
  • Chapéu ou boné também auxiliam na proteção;
  • Utilize roupas de ALGODÃO nos passeios ao ar livre pois retém cerca de 90% dos raios solares em contrapartida com roupas sintéticas como o nylon que só retém 30%;
  • Não deixe as crianças irem para a piscina ou mar após as refeições;
  • Aplicar um bom hidratante que ajuda a reter a umidade da pele em cerca de 30%.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Qual filtro solar usar no seu bebê?

No geral o filtro solar deve fornecer proteção para raios UVA e UVB, veja agora alguns cuidados específicos para cada idade:

Bebê de 0 a 6 meses: bebês abaixo de 6 meses não podem usar protetor solar devido a sua maior absorção através da pele do bebê, e também pela dificuldade de ser eliminado pelo corpo pois seu sistema excretor é ainda muito imaturo. Nestes casos os cuidados tomados devem ser redobrados. Aconselha-se o uso de bonés ou chapéus, camisetas e bermudas, ficar na sombra e evitar os horários que são entre 10h e 16h, todo cuidado é pouco com a pele dos bebês pois esta é muito sensível ainda.

Bebê a partir dos 6 meses: Pode-se utilizar fator de proteção igual ou superior a 30, sempre aplicando 30 minutos antes da exposição solar para que haja tempo suficiente do protetor penetrar na pele, é necessário que a criança esteja sem roupa e seja aplicado o protetor área a área, e não em movimentos circulares, não esquecendo-se das dobras e atrás da orelha. Opte por protetor com filtros físicos, essa informação consta na embalagem. Devendo ser reaplicado a cada 2 horas, caso haja suor excessivo ou a criança entre na água esse tempo diminui.

Como evitar doenças de pele ?

Nessas épocas é muito comum a proliferação das doenças de pele como micoses e fungos. Veja algumas dicas para evitar essa situação:

  • Use chinelos em pisos constantemente úmidos como chuveiros de praia, decks de piscina e vestiários;
  • Troque as roupas de banho assim que as brincadeiras terminarem;
  • Dê uma ducha no seu filhote após o banho de mar para retirar o excesso de sal e cloro;
  • Enxugar bem entre os dedos dos pés, virilha e axilas após o banho.

Qual a melhor bóia usar?boia

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda para crianças menores de 4 anos o uso de bóias em forma de coletes (como a foto ao lado), uma vez que a criança não pode retirar sozinha, ao invés das bóias de braço. Mas essa recomendação deve ser vista diretamente com o pediatra do seu filho.

Não dê bobeira, ninguém quer férias frustradas por queimaduras ou micoses, então bora se proteger para curtir muitooooooooooo o verãozinho chegando.

Veja mais posts relacionados:

Roupa certa para usar no seu filho no verão

Gravidez super dicas para suportar o verão

Roupinhas com proteção solar