Decoração de mesa de centro: ideias para você se inspirar

As profissionais do escritório Corradi Mello Arquitetura trazem inspirações para criar um décor agradável, seguindo o layout do ambiente e respeitando a estrutura da mesa de centro.

mesa de centro é, definitivamente, um dos móveis mais procurados para a decoração de áreas sociais, seja interna ou externa. Além disso, também é um item muito querido pelos moradores, pois são funcionais e estratégicos para expor peças de arte, vasos com flores e até lembranças familiares ou de viagens.

Para a designer de interiores Thatiana Mello, sócia da arquiteta Camila Corradi, no escritório Corradi Mello Arquitetura, são infinitas as possibilidades de decoração de uma mesa de centro.

“Podemos usar desde flores, livros com capas bonitas, revistas e objetos do acervo pessoal dos clientes, entre tantas possibilidades”.

A seguir, a dupla de profissionais separou algumas dicas e inspirações para encontrar uma decoração da mesa de centro que esteja alinhada com o ambiente e a personalidade dos moradores. Confira!

A mesa de centro como destaque principal

Não são todas as pessoas que são adeptas à uma decoração mais robusta. Algumas preferem que sejam inseridos poucos e pequenos itens sobre a mesa, seguindo um estilo mais clean. Nestes casos, a decisão por um móvel mais imponente, que seja belo e atrativo, é a melhor opção. 

“Quando temos uma mesa com tampo de vidro e base de madeira, o ideal é deixar a área mais vazia para que o acabamento do móvel fique mais visível, ganhando destaque no ambiente”.

CamilaCorradi

E, se na composição do projeto for inserido um tapete com fios e desenhos que chamem atenção, o recomendado é trabalhar com mesas de vidro dentro da proposta de um décor mais leve.

Outro caminho é criar uma composição com mesas, desde que sejam parecidas. 

“O melhor é quando as peças são semelhantes no estilo e estrutura, apresentando apenas alturas diferentes. Desta maneira, conseguimos encaixar uma na outra, alcançando uma evidência bem interessante”.

Thatiana Mello

Uma outra alternativa é compor pufes com mesas e até mesmo inserir baús para complementar.

mesa de centro
Para este living, as sócias do Corradi Mello investiram em uma mesa de dois andares. Para que a base de madeira pudesse se sobressair no visual, elas decidiram pelo tampo de vidro e a inserção de poucos objetivos decorativos, valorizando a estrutura do móvel | Foto: Evelyn Muller
como decorar mesa de centro
Na sala de televisão projetada pela arquiteta Marina Salomão, do Studio Mac, foram utilizadas duas mesas de centro parecidas para criar uma composição. Com cores diferentes, trouxeram equilíbrio para o espaço | Foto: Sidney Doll

Vasos com flores e folhagens

Esta é uma das formas mais bonitas e acolhedoras para o décor de uma mesa de centro! As plantas trazem vivacidade para o espaço e um ponto de cor fundamental para o bem-estar.

Porém, é um estilo que exige alguns cuidados importantes, além da manutenção, como a rega: os arranjos precisam estar em um objeto/recipiente que não deixe a água escorrer – evitando danificar a estrutura do móvel e os outros artigos presentes. 

“Considerar o uso de um cachepô, um suporte de vidro ou até mesmo um prato decorativo, podem ser a solução nestes casos”.

Para escolher a espécie, a sugestão é buscar por aquelas que não demandem uma manutenção trabalhosa. Entre as preferidas de Camila e Thatiana estão as bromélias, orquídeas e até mesmo folhagens soltas que, na constituição, exibem um resultado positivo para o décor. 

como decorar uma mesa de centro
Para trazer mais vida para o ambiente e ainda agradar a moradora (que é apaixonada por plantas), as arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, sócias no Studio Tan-Gram, inseriram plantinhas em vários pontos da decoração e desmistificaram a ideia de que plantas de mesa de centro devem ser pequenas e discretas | Foto: Estúdio São Paulo

Aproveite e confira:


dicas para decorar uma mesa de centro
Imagem: A mesa de centro acompanha o ‘mood’ do ambiente, todo projetado com tons amadeirados. Na decoração do móvel, destaque para o lindo vaso cerâmico com orquídeas brancas. Este projeto foi assinado pela arquiteta Camila Corradi e pela designer de interiores Thatiana Mello, do Corradi Mello Arquitetura | Foto: Evelyn Muller

Pufes

O pufe é um móvel extremamente funcional, que pode agregar funções diversas em um único ambiente. Na sala de televisão, atua como mesa de centro para apoiar bandejas com aperitivos, drinks e até mesmo dos controles da TV. A versatilidade se faz vantajosa, já que propicia mobilidade para realocação das peças conforme o desejo dos moradores.

como usar puff na decoração
Neste living/sala de televisão, as profissionais do Corradi Mello investiram no pufe como mesa de centro. Para facilitar na hora de apoiar uma bandeja, a mesa de madeira com rodinhas facilita o vai e vem | Foto: Evelyn Muller
como usar pufe na decoração
Na sala de televisão projetada pela arquiteta Camila Corradi e a designer de interiores Thatiana Mello, sócias no Corradi Mello Arquitetura, dois pufes que fazem as vezes de mesa de centro. Eles podem ser usados tanto como suporte de copos e aperitivos, quanto para apoio para os pés | Foto: Evelyn Muller

Decoração para casas com crianças e animais de estimação

Essa é uma questão que varia muito de acordo com o estilo de vida dos moradores. Porém, na maioria das vezes, o mais viável é optar por itens que não estraguem e quebrem com facilidade, além de evitar móveis com quinas pontiagudas. 

“Tanto para as crianças, quanto para os pets, é fundamental avaliar se não tem nada em cima da mesa que eles possam pegar com facilidade e colocar na boca”.

ThatianaMello

Uma outra dica é desconsiderar espécies de plantas que sejam tóxicas.

close