Desenvolvimento do bebê: 10 meses

A capacidade de raciocínio vai te surpreender nestes 10 meses de desenvolvimento do bebê. Confira o que seu filho começa a aprender agora.

Quando você diz “não” para o seu filho, ele já te entende e para imediatamente de fazer o que estava fazendo. Se você o repreende, ele sabe que é errado e que você não gosta disso, então ele não vai continuar.

Seu bebê de 10 meses de vida te atende e, ainda, é tão apegado a você que tem ciúmes. Se você estiver com outro bebê no colo, certamente ele vai reclamar, porque a mãe é dele, afinal de contas.

Se o seu filho ainda não começou a andar, ele provavelmente começa a tentar se levantar enquanto engatinha. Acompanhe-o nas tentativas, pouco a pouco, até ele se sentir firme e seguro de conseguir dar seus primeiros passinhos.

A criança que tem o apoio da família aprende muito mais rápido e fácil qualquer coisa do que as que não têm essa atenção. Isso porque o incentivo e a motivação deixam o bebê mais confiante de si mesmo e disposto a tentar sempre.

Alimentação

Seu filho come papinha, e você já pode oferecer a ele iogurte natural e queijo, inclusive. Ele vai começar a conhecer novos sabores e texturas e será desafiado pouco a pouco a aprender a mastigar direitinho. Peça ao pediatra que indique quais alimentos podem ser apresentados ao bebê nesta fase de desenvolvimento de acordo com os dentinhos que ele já apresentou (a média para a idade é de 6 dentinhos nascidos).

Comunicação

Quando ele quer algo, ele aponta para o objeto; quando não quer alguma coisa, reclama. Ainda que o bebê esteja apenas começando a aprender a falar pequenas palavras básicas, como chamar a mãe o pai, em forma de sílabas, ele se comunica de outras formas também.

Primeiros passos

Pode ser que seu filho comece agora a dar seus primeiros passos, de forma desengonçada, sem tanta firmeza assim, mas já é um excelente começo.

Respeite o tempo que seu pequeno precisa para começar a andar. Para cada criança, acontece de uma forma. Pode ser mais cedo ou mais tarde. Alguns só começam a andar após o primeiro aninho de vida.

O desenvolvimento do bebê no quesito neuropsicomotor continua evoluindo gradativamente. Não se surpreenda se o seu bebê tiver raciocínios como tentar levantar um objeto para resgatar uma bola que caiu debaixo dele. Ele já está aprendendo como as coisas funcionam e a resolver seus problemas sozinho.

Por estar mais independente, é natural que os pais fiquem logo preocupados. Afinal, são muitas as possibilidades e riscos quando existe um bebê que começa a não ter medo de nada. Por isso, os ambientes devem ser pensados no seu filho. Vidros e objetos pesados devem ficar longe dele, fora da beirada de mesas, entre outros cuidados normais quando se tem uma criança ativa. Protetor de tomadas sempre!

É normal do desenvolvimento do bebê neste período que ele passe a recusar sua ajuda, por se sentir confiança e capaz de fazer o que deseja, como pegar os brinquedos que ele quer, inclusive mais de um com a mesma mão. Não se sinta menosprezada, menos importante ou algo do tipo. É apenas uma fase.

 

O que achou das informações? Como estão sendo estes primeiros meses de vida do seu pequeno? Deixe a resposta nos comentários e compartilhe o conteúdo com as suas amigas mães!

Aqui nós temos todo o desenvolvimento do bebê desde o primeiro mês de vida. Confira a nossa série ficando atenta às publicações!