Desenvolvimento do bebê: 11 meses

Nesta fase, dos 11 meses de vida, o desenvolvimento do bebê continua surpreendente. O seu filho já consegue realizar muita coisa. Confira.

Aos 11 meses, pode ser que o seu bebê já esteja andando e caminhando com você por aí, devagarzinho, no tempo dele, aprendendo como acertar nos passinhos. E é um orgulho sem tamanho ver o quanto ele já conquistou até agora.

No campo da comunicação, o pequeno já entende o que pode e não pode fazer quando é repreendido. Um “não” agora é sinônimo de que fez coisa errada e de que não deve repeti-la. As palavras faladas em repetição são apreendidas. Por isso, neste momento em que seu filho começa a ficar “grandinho”, comece já a educá-lo. Não tenha pena de impor limites.

Nomes de objetos ou elementos do seu dia a dia, como o cachorro da família, serão compreendidos. Ele poderá virar o rosto para acompanhar quando você falar “cachorro” para ele.

Brincadeira

A brincadeira está ficando bem divertida conforme o desenvolvimento do bebê vai chegando ao seu décimo primeiro mês. Ele se senta e brinca sozinho com uma bolinha, por exemplo. A firmeza nas mãos o permite segurar um copo ou mamadeira. Ele pode até começar a escrever por aí.

Se der um lápis na mão dele – e, por favor, já entregue uma folha em branco para que ele não rabisque outro lugar – verá que, ainda que não tenha muita coordenação para fazer os traços de forma precisa, ele já consegue fazer seus rabiscos na folha.

Coordenação

Se o bebê de 11 meses bem que tenta, mas é claro que ainda não será nenhum Pablo Picasso dos desenhos, por outro lado, ele tem um controle excelente do corpo para te ajudar a trocá-lo, por exemplo. Move os braços e pernas para te ajudar enquanto coloca ou tira suas roupas.

O desenvolvimento do bebê desta idade caminha para a sua independência. Ele já pode, inclusive, comer usando as próprias mãos, além de segurar o seu copinho.

Mas entenda que, como sempre repetimos na nossa série Desenvolvimento do Bebê, respeite o tempo do seu filho. Há crianças que aprendem mais rápido ou mais devagar nesse período, o que é totalmente normal. Se perceber algum atraso realmente importante, aí sim será motivo para que se preocupe. No mais, tenha sempre o acompanhamento do pediatra, que vai dizer se está correndo tudo bem ou se há algo errado. É um conforto e uma segurança a mais.

Gostos pessoais

Seu filho vai crescendo e começando a ganhar sua individualidade. Você vai perceber sua personalidade, seus gostos. Tudo se formando a partir de agora. Ele vai ter, por exemplo, um brinquedo que é o preferido dele. Um tema do qual gosta. Talvez um travesseirinho ou fraldinha que seja o seu companheiro de todas as aventuras e que ele precise de sua presença onde ele vá, até mesmo em um passeio.

O desenvolvimento do bebê é cercado de novas descobertas, conquistas de desafios e muito orgulho tanto dele quanto dos pais. Não perca nenhum momento e esteja do seu lado estimulando.

Brinquedos educativos são muito importantes. Nesta fase dos 11 meses de idade, inclusive, mesmo que seu filho ainda não leia nada, ele adora ver as cores e desenhos dos livros infantis. Essa é uma boa dica de entretenimento para o seu pequeno.

Ajude-o e esteja ao seu lado durante o desenvolvimento do bebê. Passa muito rápido, e você sentirá saudades.

Quer mais dicas? Você já leu sobre o desenvolvimento do bebê de 10 meses?