Desenvolvimento do bebê: 4 meses

Quando chega aos 4 meses de vida, seu pequeno já está mais espertinho, e  o desenvolvimento do bebê permite um grande aprendizado e confiança.

Com 4 meses, seu pequeno já começa a brincar de verdade. Isso porque, nesta, fase, ele consegue segurar os brinquedos, dos mais macios até os mais sólidos. O chocalho e o mordedor serão alguns dos que ele vai querer colocar na boca. Por isso, escolha sempre brinquedos indicados para a idade dele e que tenham selo do Inmetro, para que não corra o risco de colocar peças na boca e se sufocar.

A gengiva coça, os dentinhos querem nascer, e um mordedor de borracha pode ser um grande amigo dele, que vai aliviar o desconforto.

Ele descobre agora a sua coordenação motora, começa a desenvolvê-la. O que ele quer pegar, finalmente consegue esticar os bracinhos e buscar, e isso é maravilhoso. Seu equilíbrio também está sendo desenvolvido neste momento. Seu filho está virando um rapaizinho, ou será que é a sua filha que está se tornando uma mocinha?

O raciocínio e a aprendizagem nunca estiveram melhores. O desenvolvimento do bebê está bastante rápido, ele é um verdadeira “esponja” e aprende mais coisas do que imagina. Ele começa a assimilar sua rotina, seus gestos, suas expressões, e sua comunicação está mais aprimorada. Ele está mesmo tentando se comunicar com você. Ele está te compreendendo e quer ser compreendido também.

Aproveite e confira o ebook a baixo recheado de dicas de como ajudar o desenvolvimento do seu filho através de brincadeiras além de fortalecer o vínculo com seu filho:

Brinquedos educativos são uma excelente escolha, para ajudá-lo a se desenvolver ainda mais. Quanto mais estímulo, melhor. Há muitas opções disponíveis no mercado com qualidade e segurança, para evitar acidentes e você descobrir junto com ele tudo o que ele já pode fazer. São conquistas para se dividir com a família.

Neste período, você começa a ter noites mais tranquilas de verdade, porque seu bebê dorme por quase toda a noite e acorda bem disposto para brincar e aprender coisas novas. Ele quer tocar o móbile e seus bichinhos e consegue. Mas, além dos objetos, ele explora a própria anatomia, tocando os pés e os genitais. Essa descoberta do pezinho vai ser primordial para que ele comece a engatinhar mais tarde.

Ele já está reconhecendo cores, e, além da visão e do tato, outro sentido que também está muito bom é a audição. Chame o seu filho pelo nome dele. Vá treinando as palavras com seu bebê. Deixe que ele ouça os sons e veja que eles saem da sua boca, que ele observa o caminho da sua voz e como você consegue projetá-la. Perceba as sílabas.

Seu bebê já quer falar, então ele está balbuciando e tentando pronunciar as sílabas. Faça desses desafios uma brincadeira e o dê confiança para continuar o bom trabalho de comunicação.

O bebê fica mais agitado durante os momentos de brincadeira e o banho. A confiança que vai ganhando da percepção do próprio corpo e habilidades permite que ele queira fazer bagunça no banho, batendo a mãozinha na água e, ainda, começam as gargalhadas da diversão toda.

Uma observação importante é cuidar do seu filho quando não estiver no berço. O desenvolvimento do bebê de 4 meses já permite que ele possa girar e ter uma queda, por exemplo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o desenvolvimento do bebê de 4 meses? Temos aqui dicas de brinquedos para bebês.