Desenvolvimento do bebê: 5 meses

Os movimentos do seu bebê já te surpreendem a cada dia. Imagina que o desenvolvimento do bebê permite que ele já faça uma série de coisas. Confira.

Seu pequeno já quer aprender a se sentar e sabe muito bem como vai conseguir. Está praticando. Ele gira o corpo porque entendeu que sua bacia está forte e que seu corpo está correspondendo ao que ele pede. A musculatura tem força, mas também tem mais agilidade, e os braços e pernas estão mais ativos.

Se você segurar o seu filho pela cintura, vai perceber que ele está sendo preparado para ganhar o mundo, ou apenas para engatinhar mesmo pela sala. Faça o teste. Erga-o e descubra o que ele está tramando para um futuro próximo. Enquanto ele quer ficar de pé, o início mesmo será o rastejar e engatinhar, mas ele já ficará muito satisfeito de conseguir fazer isso daqui a pouco, e você se sentirá muito orgulhosa. Comemore com ele e o estimule a conseguir vencer mais desafios.

Os dentinhos começam a apontar, e ele vai querer morder tudo. Sim, vai mesmo. O mordedor de borracha firme vai ajudar a aliviar a coceira que dá na gengiva do pequeno e ajudar que os dentinhos cresçam fortes. Morder é normal, faz parte do desenvolvimento do bebê. E chupar e sugar as fraldinhas de pano também.

Ele vai ter sempre uma fraldinha ou paninho inseparável. Os bebês têm a tendência de ter aquele objeto preferido, que, para você, não tem muita graça, mas que eles amam. Dê a ele diversos tipos de brinquedos diferentes para que ele se familiarize.

A independência que ele já começava a demonstrar lá pelos três meses de vida começa a ser percebida pelos momentos de silêncio agora. Se antes ele precisava de você para tudo, não se assuste ou se sinta rejeitada se for até o quarto e encontrá-lo quietinho, desfrutando da brincadeira sozinho, mordendo o pezinho ou brincando com seu mordedor.

Tem gente que ele vai adorar, mas tem pessoas que não vai se identificar muito, e nem se preocupe. Não é porque alguém o maltratou ou ele se sentiu inseguro, é porque ele começa a descobrir afinidades. Acredite. Se ele gosta da visita, pode até estender as mãozinhas para pedir atenção e colo.

Ele se torna mais seletivo, mas você também pode ajudá-lo a se soltar mais e ser mais receptivo no geral, através da convivência com outros adultos e crianças. É certo que crianças muito ativas, que falam alto, choram ou gritam podem dar um pouquinho de receio no seu pequenino.

Ele também começa a observar os animais de estimação e achar graça nos seus movimentos. Não demora muito e ele vai querer interagir e correr com seu pet por aí. Só cuidado com a saliva do animal, porque seu bebê quer tocar tudo e levar a mão à boca. Então observe se o animal lambe a mão do seu filho. Mantenha-a sempre higienizada.

O desenvolvimento do bebê de 5 meses envolve boas noites de sono. Ele consegue dormir de 7 a 8 horas por noite sem acordar, e já é possível estabelecer uma rotina de sono e atividades que ele vai aceitar. A mamãe agradece pela redução das olheiras e a tranquilidade.

Seu filho começa a pronunciar as vogais. Pratique com ele e use brinquedos musicais, que simulam a voz humana. Deixe-o tentar repetir e fazer igual a você.

 

Gostou das informações sobre desenvolvimento do bebê aos 5 meses? Compartilhe com outras mães! Quer dicas para o papai ajudar na amamentação do seu filho? Confira!