Desenvolvimento do bebê: 6 meses

Aos seis meses, seu filho está ainda mais ativo, especialmente com suas mãozinhas. Confira mais sobre o desenvolvimento do bebê nesta fase.

Pegou o brinquedo, passou para a outra mão e deixou sem querer cair no chão. Achou divertido quando caiu. Daí agora ele quer descobrir o que mais é interessante nessa brincadeira. Seu bebê está crescendo e se deparando com um mundo de possibilidades. São tantas coisas novas e que agora ele consegue fazer que já está se sentindo independente.

Tudo que é divertido para ele – e são muitas coisas – ele vai querer fazer, como movimentos, querer rolar pelo chão. Mamãe, tome cuidado para que ele não se machuque e delimite o espaço da brincadeira, longe de cadeiras, mesas e objetos pesados e que possam quebrar.

A coordenação motora permite que ele toque com as mãos o seio da mãe durante a amamentação. O desenvolvimento do bebê de 6 meses é responsável pela agilidade com que os membros superiores agora respondem aos comandos do seu filho. Ele suspende os bracinhos para te pedir colo.

A luta dos dentinhos tentando nascer continua. Os sintomas são irritação, falta de sono, diminuição do apetite, saliva excessiva e agitação. Além dos brinquedos mordedores, que dão o alívio no local, você também pode massagear a gengiva do bebê com a ponta dos dedos. Cuidado com as unhas. Tenha-as bem aparadas para não machucar a boca delicada do seu filho.

Humor e comportamento

Seu bebê quer atrair atenções, tanto a sua quanto a de outras pessoas. Quem chegar simpático e interagir com ele, fazendo caras e bocas, já terá conseguido a empatia do seu pequeno, que vai reagir com um sorriso ou risada. E a questão da atenção é também motivo de alerta da sua parte: até mesmo o que ele fizer de errado vai atrair você para perto, então pode ser que ele entenda que, mesmo aprontando, será recompensado. Fique de olho nele.

O desenvolvimento do bebê de 6 meses já possibilita que ele se apaixone e se acalme quando lêem para ele. Ele gosta de ouvir histórias infantis. Mas também se diverte com os brinquedinhos barulhentos, que ele mesmo já descobriu que pode provocar os sons, como chocalhos ou brinquedos musicais.

E, se a mãe tentar atrapalhar a brincadeira, descobrirá que ele vai apertar e não vai deixar seu entretenimento ser levado embora. Sim, seu bebê está mais esperto a cada dia.

Preferências

A individualidade começa a ser percebida. Seu bebê começa a demonstrar preferências por alimentos e sabores, que agora são apresentados a ele sob a forma de papinhas ou purê. A introdução desses alimentos pode ser feita enquanto ele continua sendo amamentado. Os diferentes alimentos são fundamentais tanto nutricionalmente a partir dessa fase quanto para o desenvolvimento do bebê, a sua cognição. Ele deve ser apresentado a novas sensações e experiências para estimular o seu cérebro e sentidos.

Socialmente falando, ele já conhece os membros da família e, com estranhos, ele pode fazer amizade, mas, caso os familiares não estejam por perto, ele pode ficar mais fechado e não querer conversa.

Sono

O seu bebê, aos seis meses de vida, pode dormir no quarto dele, mas é importante que você deixe o ambiente aconchegante e o mais agradável possível. Uma luz de tonalidade azulada pode colaborar para um soninho mais tranquilo e para que ele se sinta mais seguro com a iluminação, ainda que leve, para não atrapalhar a noite de descanso dele. Ainda é importante deixar uma fresta da porta aberta. Assim, ele saberá que não está sozinho e que você pode entrar e estar com ele a qualquer momento em que precisar.

Comunicação

As vogais já haviam começado. Agora é a vez do bebê tentar pronunciar consoantes. Na verdade, ele está balbuciando, saem sons de suas tentativas de falar e se comunicar com você.

 

O que está achando da nova fase do seu filho? Compartilhe conosco a sua experiência com o desenvolvimento do bebê de 6 meses! Quer mais informações sobre desenvolvimento do bebê?

Desenvolvimento do bebê: 1 mês/2 meses/3 meses/4 meses/5 meses. E a nossa série continua!