Desfralde noturno – Porque aqui em casa foi super fácil

Posso contar nos dedos a quantidade de vezes em que meu filho mais novo fez xixi na cama desde que ele decidiu dormir sem fralda. Foi isso mesmo que você leu. Um menininho de dois anos me disse quando iríamos começar o desfralde noturno e que pouquíssimas vezes até o momento houve algum “escape”.

O desfralde noturno é a segunda etapa natural do processo de retirada das fraldas e deve acontecer quando a criança demonstrar segurança para dormir sem fralda, ou pedir, como foi o caso dele. Lógico que isso varia de criança para criança, mas alguns sinais e exemplos estimulam o interesse das crianças para essa nova etapa.

Se você leu o post Keep Calm and DESFRALDE! sabe que os estímulos são tão importantes quanto os sinais que a criança dá sobre o controle do banheiro de forma geral. Por isso, quando iniciei o desfralde diurno, comprei as cuecas de super-heróis que ele gostava, deixei ficar com poucas roupas, fiquei atenta a ingestão de líquidos e alimentos e comemorei cada xixi no vaso sanitário.

Fiquei surpresa com a rapidez dele para adaptar a nova realidade, e na minha opinião foi muito importante observar o irmão mais velho, os amigos do prédio, os primos e claro, o pai fazendo xixi.

Mamadeira antes de dormir atrapalha o desfralde noturno?

À noite ele costuma tomar uma mamadeira antes de dormir, e eu achei que isso seria um problema já que a bexiga poderia ficar cheia durante toda à noite. Por isso, adiantei o horário da mamadeira um pouco e fiz uma rotina de atividades até a hora da cama que favoreceu a retirada da fralda para dormir.

19 hrs – Banho
19:30 hrs – Mamadeira
20 hrs – Escovar os dentes, fazer xixi e beijar o papai
Escolher qual “amigo” vai dormir junto com ele e cama!

Parece bobo, mas é uma rotina que eles fazem até sem eu pedir. É como se eu engatasse o piloto automático no banho, e o resto transcorresse naturalmente e sem dramas. Às vezes a ida ao banheiro para fazer xixi não rende mais do que alguns poucos pingos, mas faz parte e não pulo nunca.

Então nossas dicas para o desfralde noturno são:

  • Comece junto ou depois do desfralde diurno (quase óbvio, né?! Mas não custa dizer).
  • Use protetores de colchão que não incomodem o bebê e que sejam fáceis de limpar.
  • Relaxe! Pense que ele vai fazer xixi na cama algumas vezes e não demonstre frustrações.
  • Ofereça a mamadeira da noite ou qualquer outro líquido mais cedo do que o normal, e se seu filho adaptar bem à pequenas rotinas, estabeleça uma para ele.
  • Leve ao banheiro antes de dormir (isso não vai deixá-lo mais agitado, confie em mim).
  • Elogie todas as manhãs que acordar sequinho, afirmando a atitude correta.
  • Mas a mais importante de todas as dicas, respeite o tempo do seu filho. Se ele ainda não estiver preparado as tentativas serão frustrantes e tudo que anteceder a hora do sono vai causar ansiedade e tudo que ocorrer fora do esperado pela mamãe, pode ser traumático.

Eu ainda me sinto no processo de desfralde noturno, não abandonei o protetor de colchão e acho que será natural se depois de vários dias ele fizer xixi na cama. O papel dos pais é guiar o processo porque a evolução nesta etapa é deles.

Imagem: PottyTraining
Imagem: PottyTraining

Pense em você como uma “coach do xixi” (*rindo de mim mesma agora!). Quando estiver com seu filho no banheiro, faça ele prestar atenção no que está fazendo, a sentir o corpo dele. Diga coisas como “Tá sentindo seu xixi sair, olha que gostoso” e depois que terminar e higienizar reafirme a boa ação dizendo “Não é gostoso ficar sequinho e sem fralda?”.

Com isso ele vai prestar atenção no corpo e vai entender as sensações que antecedem a hora de ir o banheiro e etc. E claro que esta etapa é muito aguardada pelos pais, representa uma grande economia nas despesas domésticas e bumbunzinhos lindos em calcinhas e cuecas correndo pela casa. Mas repetindo, keep calm!

Você está fazendo o desfralde com seu bebê? Comente como foi ou está sendo! Vamos deixar esse artigo cheio de bons conselhos!