Dica de Brinquedo: Fantoche – Para ensinar brincando!

Quem brincou com fantoche na infância, sabe que a imaginação vai longe e que com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças. Com o teatro de fantoches, assim como em outras brincadeiras de faz-de-conta, ajudam a criança a construir sua identidade pois ela pode ser na brincadeira diversos personagens e experimentar diferentes sensações e emoções. Além disso, brincar de teatrinho é uma ótima maneira de estimular a linguagem. Estimular a linguagem é um dos motivos de porque ler e contar histórias para as crianças é tão importante.

Conta-se que os primeiros fantoches foram feitos lá na Idade da Pedra, à luz das fogueiras, quando as pessoas usavam as mãos para projetar sombras nas paredes, formando animais e contando histórias. Desde então, os fantoches se espalharam por todo o mundo, e na TV fizeram sucesso com “Os Muppets” e “Vila Sésamo”.

Além de você contar histórias ou cantar usando os fantoches, deixe que a criança mesmo manipule os bonecos, ela vai contar histórias onde irá expressar sentimentos, dúvidas e aprender mais sobre si mesma. Aproveite também para ensinar conceitos (se o personagem não faz determinada coisa errada, fica mais fácil da criança não fazer também). Ensine sobre alimentação saudável, higiene etc… Aproveite o interesse das crianças por fantoches e ensine brincando. Separei 3 dicas e algumas opções de Fantoches de Feltro, Animais, Personagens e Família que você pode usar na brincadeira, esses fantoches você encontra na loja Brinquedos da Vila (www.brinquedosdavila.com.br).

3 Dicas para deixar a brincadeira com fantoche mais atrativa:

1. Se inspire nos livros e personagens favoritos do seu filho

Sabe aquela história que você já leu e releu para seu filho várias vezes e ele adora? Então, aproveite e conte fazendo um teatrinho com fantoches. Selecionei alguns personagens que as crianças amam e que você pode usar:

 

2. Improvise e seja criativo!

É legal se inspirar em alguma história, mas não se limite a ela. Improvise e brinque durante a apresentação, isso vai despertar ainda mais o interesse do seu filho. E aproveite a interação da criança, interaja com ela (faça o boneco falar com a criança), mudo o rumo da história, deixa ela participar. Isso tudo vai deixar a brincadeira ainda mais divertida.

 

3. Crie novos personagens

Solte sua imaginação e aproveite a oportunidade para criar novos personagens e elementos para sua história. Use e abuse de fantoches de animais, as crianças amam!

Gostaram das dicas? Agora é só comprar os fantoches e chamar as crianças para se divertirem!