Dica de leitura: Meu filho é uma bagunça

Adoro ler sobre organização, não sou a pessoa mais organizada em relação ao trabalho (blog) e marido me cobra nessa parte, mas já em relação a nossa casa sou bem organizada e gosto de tudo organizado e limpo. Nossa filha ainda é pequena, não vai para a escola, mas já tento lhe ajudar com a organização de suas coisas desde agora.

Os pais se esforçam para ensinar aos filhos os próprios métodos de organização. Qual o problema nisso? Em geral, não funciona. Em vez de impor nosso método, temos que aprender qual a melhor maneira de cada criança se organizar. O cérebro de cada pessoa organiza e recupera informações de modo diferente.

livro-meu-filho-bagunca

É sobre esses diversos estilos que o livro aborda e dá dicas de como ajudar seu filho a se organizar melhor.

O livro é dividido em 6 capítulos, sobre os assuntos:

  • Como meu filho ficou tão desorganizado? (E por onde começo a resolver isso?)

Explica as raízes das dificuldades organizacionais dos filhos e o papel dos pais para solucionar essas dificuldades.

  • Qual é o estilo de organização do meu filho?

Explica as diferentes técnicas de organização. Nem todos os jovens se organizam da mesma maneira.

  • Escolhendo e preparando o material escolar

Materiais a serem comprados e a organização do ambiente de estudo.

  • Seguindo os passos da lição de casa: trazer para casa, fazer e devolver

Planejamento detalhado para montar um sistema organizacional.

  • Super-habilidades de estudo

Explica aos pais como ensinar a seus filhos habilidades de leitura, anotações, estudo e realização de provas.

  • As rotinas matinal e noturna

Como a dificuldade em acordar cedo para ir para a escola e ter o material necessário já organizado.

E no final do livro tem um especial “Pode ser outra coisa?” explicando sobre TDAH, para caso seu filho seja muito mais desorganizado ou que tenha mais dificuldades de aprendizado, vale a pena considerar se pode ser TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Esse livro é uma caixa de ferramentas para pais ou educadores que querem ajudar seus pequenos. O livro é cheio de dicas práticas para você começar logo.

Meu filho é uma bagunça, livro lançado pela editora Agir, tem 144 páginas e você pode comprar na Amazon:

 

Nem todas as crianças aprendem e se organizam da mesma maneira. Esse é a principal mensagem dos autores Martin Kutscher e Marcella Moran, ambos especialistas em educação infantil. Neste livro, os dois explicam as raízes dos problemas organizacionais das crianças e o papel dos pais em ajudá-los. Também descrevem diferentes estilos organizacionais e até mesmo o material escolar indicado para cada estilo de aluno e como criar uma área de estudo em casa. Este livro fornece também um plano completo para um sistema organizacional doméstico, que inclui – melhor horário para fazer o dever de casa, planejamento de trabalhos extras e dicas de leitura para pais e filhos. Este livro é uma caixa de ferramentas essencial e completa para todo pai ou educador.

Gostaram da dica de leitura de hoje?

Você também pode acessar essas outras dicas de livros:

 

13 comentários em “Dica de leitura: Meu filho é uma bagunça”

  1. que dica boa, organização sempre é bom e começa desde cedo organizando os brinquedos e aos poucos vai aprendendo a organizar outras coisas.
    beijos

  2. Adorei essa dica!!
    Joseph é naturalmente métodico, mas tb adora uma bagunça, acredito que é bem do jeito que falou… encontrar uma maneira para que se organizem.
    bjs

  3. Nossa que legal esse livro,com certeza é uma ótima opção de leitura. Nunca gostei de bagunça mais confesso que depois que Bernardo nasceu não consigo mais deixar tudo organizado.

    Beijos

  4. Adorei. Aqui o Isaac é um pouco desorganizado, e tentamos mostrar e incentivar a começar arrumar os seus brinquedos. Por enquanto tem dado certo. Bjs
    Vivi e Isaac

Os comentários estão encerrado.

close