Livros infantis sobre a chegada de um irmão – ótimas dicas!

Quem acompanha o blog sabe que tenho agora duas meninas, Isabela ganhou uma irmãzinha chamada Elisa!

Isabela estava com 3 anos e meio quando sua irmãzinha chegou (confira o relato de parto – Elisa Chegou!) e nós (adultos) já sabíamos que as coisas iriam mudar com mais uma bebê aqui em casa, tem todo o período de adaptação com o recém-nascido,  a adaptação da Isabela com a baby, enfim, todo um processo.

Por isso, para ajudar nesse processo, escolhi alguns livros para ler com ela que mostram sobre a chegada de um irmãozinho na família.

Posso dizer que a adaptação da Isabela com a irmã foi super bem e acho sim, que os livros, as brincadeiras e as conversas sobre a chegada de mais uma integrante na família ajudaram para ela encarar super bem a nova baby.

Confira também: Atividades Infantis Com o Tema Família

Aqui estão os livros escolhidos que falam sobre a chegada de mais um bebê na família:

livro-chegada-de-um-irmaozinho

  • Eu vou ganhar um irmãozinho – Laurence Bourguignon

Aline, uma menina fofa que não faz ideia de onde vem os bebês, espera que ele chegue pela porta, ou pela chaminé, ou quem sabe a cegonha vai trazer? Até que alguém diz que os bebês crescem dentro das barrigas da mamãe!! Com essa descoberta Aline passa a conversar com o bebê que está na barriga da mamãe e agora não está mais preocupada em como o bebê vai chegar. Com certeza esse livro contribui para satisfazer a curiosidade dos pequenos! Esse livro foi lançado pela editora Fundamento.

livro-chegada-de-irmao-tudo-muda

  • TUDO MUDA – Anthony Browne

Já compartilhei sobre esse livro nas redes sociais. Ele aborda de uma forma bem louca a chegada de um novo bebê na família. Nesse livro acompanhamos o menino Gregório e sua imaginação, um dia seu pai está saindo e diz para Gregório que as coisas vão mudar em casa… Imagine a mente criativa de uma criança ao ouvir isso, a partir desse momento Gregório começa a reparar em mudanças na sua casa, os móveis e utensílios estão se transformando em coisas estranhas, afinal ele não sabe o que realmente vai mudar. Mas no final do livro seu pai chega em casa, com a mamãe e um bebê. Essa era a mudança, e Gregório fica muito feliz pela chegada de uma irmãzinha. Esse livro foi lançado pela editora Pequena Zahar.

 

 

 

 

livro-infantil

  • Vou ganhar um irmãozinho – Kes Gray e Sarah Nayler

Já nesse livro uma menina vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha. O legal nessa história é acompanhamos o crescimento do bebê dentro da barriga da mamãe mês a mês. Enquanto ele explica o tamanho do bebê naquele mês, acompanhamos o papai dando várias opções de nomes para o bebê, a mamãe com enjoos, suas várias idas ao banheiro, as dificuldades para dormir, arrumando a mala da maternidade e no final, quando a mamãe ganha o bebê temos a descoberta se é menino ou menina…  O livro é muito fofo e é da Editora Panda Books.

livro-infantil-chegada-do-irmaozinho

  • Nós Agora Somos Quatro – Lilli L’Arronge

Esse livro é uma fofura, pode ser lido antes do bebê chegar para ir preparando o irmão mais velho para as coisas que podem acontecer com a família, ou depois que o bebê chegou para identificarem situações que passam em família. Aqui em casa rendeu boas risadas. “Chegou mais um pequenininho. De repente, a casa ficou cheia de barulho, bagunça e confusão. Mas o que mais aumentou nessa família – que agora é composta de quarto – foi o amor. Quanto mais, melhor!”. Esse livro foi lançado pela editora Companhia das Letrinhas.

livro-infantil-chegada-de-um-irmao

  • Eu só só eu – Ana Saldanha e Yara Kono

Esse livro foi uma surpresa muito boa, recebemos no box da Leiturinha do mês (é um clube de assinatura de livros infantis). Você recebe em casa mensalmente um kit contendo seus livros, uma carta pedagógica e outras surpresas (que as crianças vão adorar), além do acesso gratuito ao aplicativo Leiturinha Digital – com mais de 700 livros e 300 vídeos – e também ao clube de vantagens com descontos de até 50% em diversas marcas e lojas parceiras.

e podemos tratar justamente do assunto do momento aqui em casa, que é a chegada da irmã.

A história é sobre um menino que tinha tudo para si, só para si mesmo. O balanço no jardim, o papagaio colorido, o triciclo azul, o livro de histórias, o colo quentinho da mamãe. Até que uma surpresa acontece e muda a vida de toda a família.

Esse livro faz um alerta sobre o excesso de individualismo das crianças que não possuem um alguém para compartilhar os afetos recebidos e as maravilhas do mundo. Egocentrismo e a solidão de um mundo individualizado, no qual tudo que cerca a criança é destinado apenas para ela. Este é o tema central do livro!

livro-infantil-peppa-pig

  • Peppa Pig – Uma aventura divertida com toda a família – Brincando na Lama

Livrinho bem simples da personagem que as crianças adoram, a Peppa! Não é um livro que fala da chegada de um irmão, mas que mostra os dois irmãos Peppa e George brincando e se divertindo pulando em poças de lama. E são livrinhos (revistas) de valor bem acessível.

A Isabela gostou de todos os livros, e até agora ela está bem empolgada que vai ter uma irmãzinha. Acho bem legal ler livros sobre a chegada de um irmãozinho, pois a criança acaba sempre fazendo perguntas ou comentários relacionados a história e ao bebê que vai chegar.

Ótima forma de descobrir um pouquinho o que se passa dentro da cabecinha do seu pequeno.

Você tem alguma indicação de mais livros infantis para esse momento?