Acho que a maioria das pessoas já ouviu dizer que fazer comida em panela de ferro (a boa e velha panela de ferro da vovó) é bom para quem tem anemia. Você sabia disso?

Hoje em dia temos tantas opções de panelas, são panelas de alumínio, cerâmica, aço inox, antiaderente, elétricas e a antiga panela de ferro (muitas vezes esquecida em meio a tantas novidades do mercado).

O ferro é muito importante no metabolismo humano e a falta de ferro no organismo manifesta-se através da anemia, que são níveis baixos de hemoglobina.

Entre as pessoas mais susceptíveis ao problema de anemia, encontram-se as crianças menores de 5 anos e as mulheres em idade reprodutiva.

Em relação a usar panela de ferro na preparação de alimentos:

  • quanto  mais ácido o alimento, maior o teor liberado de ferro.
  • quanto maior o tempo de cozimento, maior quantidade de ferro será liberada no alimento.

A utilização do ferro, que migra desse tipo de panela, pelo organismo é igual a do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

Outra vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos.

Prefira as panelas com cabo de madeira, pois essas panelas são bem pesadas e permanecem quente por mais tempo, assim você evita queimaduras.

Dicas e cuidados com a panela de ferro:
  • Lavar normalmente sempre após o uso e depois secar na chama do fogão, depois que esfriar guarde.
  • Não guardar alimentos em panelas de ferro.
  • Lave seu utensílio de ferro fundido com sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente.
  • Evite usar esponjas abrasivas que retiram a camada protetora do utensílio. Ao longo do tempo a camada protetora aplicada na fábrica será substituída por uma camada formada naturalmente na superfície de ferro, principalmente, após o uso do utensílio para fritura.

dica-de-saude-usar-panela-ferroA panela que nós usamos aqui em casa é da marca Panela Mineira, uma caçarola com alça de madeira e tampa de ferro.

As panelas e utensílios de ferro fundido da marca “Panela Mineira” são curados na fábrica à temperatura de 250º C para que você possa usá-los facilmente após simples lavagem com água corrente. Portanto, inicialmente não será necessário curtir, temperar ou curar sua panela de ferro fundido, uma vez que a mesma já está protegida por uma fina camada de tinta a base de água produzida pela DUPONT.

Resumo sobre a dica de saúde com panela de ferro:

É bom as mamães usarem a boa e velha panela de ferro na preparação dos alimentos da família! Cuidados com a saúde nunca são demais!

Para comprar panelas de ferro eu indico a loja A Panela de Ferro, tem diversos modelos e preços variados, você encontra assadeiras, caldeirão, chaleiras, chapas, frigideiras, caçarolas, rechauds e muito mais.

Para saber mais sobre A Panela de Ferro acesse:

sitefacebook

Gostaram da dica? Quem aí usa panela de ferro para fazer as refeições da família?