Ensinando sobre a Criação – dicas de atividades COMPLETO (pinturas, foguete, livros…)

Agora que Isabela está com 4 anos resolvi trabalhar sobre o tema Criação de novo. E lá fui eu atrás de novas ideias de acordo com a idade dela. Essas atividades duraram vários dias (e esse post ficou grande, mostro tudo que fizemos aqui). E tudo foi feito sem pressa, com calma e muito bate-papo também!

Para começar, estou usando como base o livro Pré-Primário – A vida de Jesus e alguns de seus milagres, estamos na primeira lição. Nós já usamos todos os 6 livros da categoria Maternal da Editora Cristão Evangélica que é para a partir de 2 anos, e esse pré-primário é a partir dos 4 anos.

livro-atividades-infantis-cristao
Livro 1, do aluno e do professor, kit pré-primário.

A primeira lição é  “Por que Jesus precisou vir?”

Objetivo: Levar as crianças a entender que todos somos pecadores e precisamos de Jesus

Assuntos: Adão, Eva, Paraíso, Pecado, Árvore, Éden, Jesus

Como nessa lição tem uma rápida abordagem sobre a criação, com foco em Adão e Eva, eu resolvi fazer algo mais demorado sobre cada dia da criação, até chegarmos em Adão e Eva, pecado e nossa necessidade de Jesus.

Para essas atividades eu escolhi alguns livros com temas relacionados, além da Isabela fazer 1 página de cada dia da criação para montar um livro depois. Também com a participação do marido, foram realizadas alguns experiências relacionadas a cada dia da criação.

Bíblia infantil que estamos usando:

Bíblia para Crianças da editora Ciranda Cultural. As histórias dessa bíblia tem duas páginas no máximo (ótima para crianças) e todas as histórias são ilustradas. Tem 274 páginas e capa dura.

biblia-infantil
Essa é uma das bíblias infantis que temos em casa.

Livro infantil com experiências:

Esse livro é um achado, tem 150 atividades interativas, 75 para idades de 3 a 5 anos e 75 para idades de 6 a 12 anos. Todas as atividades são relacionadas à natureza e à ciência, e são organizadas no livro tematicamente segundo os dias da criação. Exemplo no primeiro dia Deus criou a Luz então todas as atividades são relacionadas a Luz. Além disso as atividades incluem sugestões de oração e louvor com o objetivo de estimular as crianças a agradecerem a Deus por seu amor e grandeza.

livro-experiencias-criacao
Nossa filha adora quando chega o momento de fazer alguma experiência desse livro!

Atividades e recursos sobre cada dia da criação:

Dia 1: Dia e Noite

Isabela confeccionou a primeira página do seu livro da criação:

livro-da-criacao-dia1
Adorei a ideia das crianças confeccionarem o seu próprio livro da criação. Esse é o primeiro dia!

Separei três livros que falam sobre noite e dia:

  • O Escuro de Lemony Snicket da editora Companhia das Letrinhas

Esse livro fala sobre o medo do escuro, que o escuro está sempre por perto, atrás da porta, dentro do armário… E Luca, o menino dessa história vai descobrir que existe uma solução para o seu grande medo do escuro.

  • Dorme, menino dorme de Laura Herrera da editora Livros da Matriz

Esse livro eu recebi da campanha do Itaú Leia Para Uma Criança (se você não conhece, procure se informar, todo ano o Itaú distribui 2 livros de graça é só você se cadastrar no site e esperar os livros chegarem #muitoamor).

Nessa história temos um menino acordado na noite escura, ele não consegue dormir, não adianta música, coberta, luz, leite… mas uma coisa o fará dormir tranquilamente.

  • Quem criou as lindas manhãs de Jan Godfrey e Honor Ayres da editora Vale das Letras

Esse livro é lindo, nessa história acompanhamos um passarinho que quer descobrir quem criou as lindas manhãs, e parte em sua busca perguntando para vários animais, mas ninguém sabe quem é o criador. Será que ele vai descobrir quem é o criador das lindas manhãs?

livros-infantis-sobre-dia-e-noite
Livros infantis para conversar sobre noite, dia, medo, criação…

Experiência realizada: O Entortador de Luz

experiencia-entortador-de-luz
Pesquisas da primeira infância: Primeiro dia da criação: Luz e Trevas – pág 27 do Grande Livro da Criação de Deus

Material necessário: uma tigela de plástico (eu usei de vidro) com água pela metade;
Contas, pedras, peças de lego, colher e outros objetos

Essa experiência é para mostrar que quando a luz passa através da água, a água desvia os raios de luz. Quando a luz está desviada, ela engana nossos olhos. É difícil ver onde o objeto que estamos tentando pegar está exatamente.

Isabela achou muito interessante que os objetos dentro da água parecem diferentes, parecem maiores do que são realmente.

Vídeo do Show da Luna sobre noite e dia:

Dia 2: Mar e céu

Segunda página do livro da Criação, Isabela escolher fazer com tinta e pintar com o dedo. Isabela fez até uma onda ali no mar!

segundo-dia-da-criacao-mares-e-ceu
Segunda página do livro da criação da Isabela. Mar e Céu.

Livros sobre mar e céu:

  • O menino e o oceano de Max Lucado da editora Hagnos

Linda mensagem nesse livro!!! “O amor de Deus é como o oceano, meu filho,” disse a mãe. “Está sempre aqui. É sempre profundo. Nunca acaba. O amor de Deus é pra lá de especial.”

Nesta doce história que envolve um menino, seus pais e as maravilhas da criação. Da vasta extensão do oceano às grandiosas alturas das montanhas, Max Lucado (adoro os livros do Max Lucado) nos conduz em uma viagem de descoberta e agradecimento à medida que nos mostra uma criação que expressa o amor inigualável do Criador.

  • Os pingos e a chuva de Mary França da Global Editora

Estamos adorando os livros dos pingos aqui em casa. Nesse, os sete amigos se organizam para pescar, mas o rio está seco e não há peixe. A nuvem precisa de ajuda para se transformar em chuva. Então duas nuvens se juntam e logo logo chove.

livro-infantil-sobre-oceano-e-chuvas
Dica de livros infantis que falam sobre amor de Deus através da imensidão do oceano e um livro fofo que fala sobre as chuvas

Experiência realizada: Corrida de Vento

Quando sopramos o ar através de um canudinho, ele passa por um espaço pequeno e cria uma corrente de vento. Os objetos são levados com mais facilidade se forem lisos. O ar move-se melhor sobre objetos lisos.

A criança pode tentar mover diversos objetos de um canto a outro… pode ser bola de algodão, folhas, penas, canetinhas, canudinhos, bola pequena de plástico…

atividades-infantis
Atividade Infantil: Corrida de vento

Dia 3: Terra e plantas

Terceira página do livro da Criação, Isabela quis pintar a terra com pincel e colar adesivos de flores, árvores e desenhos uma árvore também ali no canto.

terceiro-dia-da-criacao
Página sobre o terceiro dia da criação feita com adesivos de flores e árvores.

Livros sobre terra e plantas:

  • De flor em flor de JonArno Lawson da editora Companhia das Letrinhas

Lindo livro-imagem onde acompanhamos uma menina que colhe flores pelo caminho e depois as entrega como presentes especiais. Ótimo livro para conversar sobre a importância dos pequenos gestos no nosso dia a dia (bom para adultos e crianças)

  • Como as flores nascem da editora Usborne

Como as flores nascem? Quem planta as sementes? Por que as folhas caem das árvores? Nesse livro encontramos as respostas para estas e muitas outras perguntinhas! Um livro com capa dura e um projeto gráfico pra lá de divertido. Lógico que a Isabela adora esse livro, escolhe uma parte, sentamos, vemos as perguntas e as repostas, conversamos sobre o assunto, sempre descobre algo novo!

livros-infantis-sobre-flores
Livro infantis sobre flores. De flor em flor é um livro só com imagens e Como as flores nascem é um livro com janelinhas. As criaças adoram!

Atividade:

Isabela criou uma linda flor com tiras de papel.

Atividade:

Livro Quebra-Cabeça da Criação (Isabela montou o 1º quebra-cabeça do livro, o livro vem com 4 quebra-cabeças). Para cada dia da criação que vemos ela monta uma parte do livro. Esse livro é da editora Ciranda Cultural, tem 8 páginas e cada quebra-cabeça tem 20 peças.

livro-infantil-quebra-cabeca-criacao
Esse livro da Criação vem com 4 quebra-cabeças de 20 peças. Dessa mesma coleção existem diversos outros temas bíblicos e de desenhos animados também.

Experiência realizada: Um ecossistema minúsculo

Para saber do que as plantas precisam para viver, hoje a atividade foi de criar um ecossistema minúsculo.

Montar um ecossistema e deixar em uma janela que bate sol. Depois de construído você não precisa mais colocar água durante um mês. Observe-o todos os dias (Isabela olha ele todos os dias mesmo) para ver como a planta cresce e como a água se movo do solo para o topo. Na Terra, água é retirada do solo pela luz solar e se transforma em nuvens.

experiencia-plantar
Experimentos elementares: Terceiro dia: Solo seco e plantas

Dia 4: Sol, Lua e Estrelas

Para esse quarto dia eu acabei montando uma estante com várias atividades, pois sei que o espaço é um assunto que Isabela adora! Essa foi a estante que montei:

estante-tematica
Nossa estante com atividades sobre o quarto dia da criação. A criação do Sol, da Lua e das Estrelas!

Quarta página do livro da Criação. Isabela fez o sol com tiras para os raios solares, fez a noite colando com o papel preto e a lua e as estrelas com papel laminado.

livro-da-criacao-quarto-dia-sol-lua-estrelas
Página do quarto dia da criação feita com papéis amarelo, preto e laminado.

Livro sobre Sol, Lua e Estrelas:

  • Meu primeiro livro – Espaço da editora Usborne

Nesse livro a criança aprende de uma maneira bonita e divertida tudo sobre o espaço (vocês já sabem que somos fãs dos livros da Usborne né?)… Tem um pouco de tudo nesse livro, sobre o sistema solar, a Lua, os planetas, a vida dos astronautas no espaço, os foguetes e muito mais! E por falar em foguete… continua que tem foguete de experiência!

Mas ainda sobre esse livro, ele não tem abas, mas a capa é dura, as folhas são bem grossas e as ilustrações bem coloridas. Muito bom!

  • Grande Enciclopédia do Munda da Criança – Volume 1 da editora Cia dos Livros

Essa enciclopédia tem 4 volumes e por sorte achamos os 4 volumes em um sebo aqui da cidade. É ótima para as crianças, explicações simples, tem até dicas de atividades.

  • O passeio dos brinquedos – Dia de Sol – de Adriano Messias pela editora Gaivota

Esse livro é muito fofo, retrata um lindo de sol! E os personagens desse livro são os próprios brinquedos que interagem a partir de um trenzinho que passeia pelo jardim.

livros-infantis-sobre-espaco
3 tipos de livros infantis com infinitas possibilidades para as crianças. Invista em livros de qualidade para seus filhos.

Atividades:

Achei esse kit de planetas e estrelas em uma feira aqui na cidade e uma das atividades foi a Isabela colocar esses adesivos que brilham  no escuro no seu quarto. Ela colocou na parede na cabeceira da cama, e amou! E como você pode ver, aparece um pedacinho do travesseiro da Isabela, é de estrelas! Ela ama!

adesivos-planetas
Adesivos de planetas e estrelas em alto relevo e que brilham no escuro.

Experiência:

Foguete de bicarbonato de sódio!!! Será que ela amou ou adorou?

Sistema Solar:

Esse kit de planeta nós tínhamos faz tempo e agora surgiu a oportunidade de usá-lo, Isabela está grande e não tem perigo de comer os planetas (pois eles são pequenos). Aproveite e imprimir esse kit de cards dos planetas para ela fazer associar com os planetas do kit. Ela gostou bastante, ela adora ficar olhando para cada card. Você pode aproveitar e baixar o kit de cards de planetas aqui (consegui esse kit no grupo do facebook de Montessori para famílias, amo!)

cards-planetas
Isabela adorou brincar com o kit de planetas e fazer a associação deles com os cards.

Telescópio de papel:

Isabela está louca por um telescópio, sério, então resolvi criarmos um telescópio de brinquedo. Ela pintou um rolo de papel higiênico e depois colou lantejoulas nele. E para ver as estrelas eu imprimi um kit com constelações daqui é do site web.kidsactivitiesblog.com. Ela adorou!

Ensinando as fases da lua

Que tal ensinar as fases da lua com bolachas negresco? Isabela adorou a ideia, e como podem ver na foto ela comeu uns pedaços da lua.

ensinando-sobre-as-fases-da-lua
Ótima forma de ensinar as fases da lua para as crianças… Forma criativa e gostosa. As crianças adoram!

Pintando um foguete:

Adoro essas almofadinhas que as crianças podem pintar com canetinha depois é só lavar na máquina de lavar roupa mesmo e pronto, limpinho, pronto pra pintar novamente! Temos de várias temas, animais e até natal, essas almofadinhas são da loja ludyx.com.br.

pintura-em-almofada-com-canetinha
Almofada que a criança pinta com canetinha, você lava e fica limpinho de novo. Existe de diversos temas.

E imprimi algumas atividades que vocês podem ver e baixar também, segue os links a baixo:

  1. Sudoku de Gift of Curiosity
  2. Free Solar System Worksheets by 123 home school 4 me
  3. Labirintos de Themaven

Dia 5: Peixes e Aves

Quinta página do livro da criação: Isabela escolher pintar o céu e as águas com giz de cera, depois recortou e colou as aves e os peixes.

atividades-infantis-livro-da-criacao
Quinto dia da criação: Aves e Peixes

Estante de atividades sobre peixes e aves

Livros sobre peixes e aves:

Para esse dia da criação separei vários livros sobre aves e animais aquáticos e coloquei todos nessa caixa organizadora e deixe próximo a estante onde estão as atividades da Isabela dessa semana.

livros-infantis-passaros-peixes
Caixa com vários livros sobre animais aquáticos e pássaros.
  • Um dia, um pássaro… de Sonia Junqueira pela editora Peirópolis

Livro imagem que conta a história da relação entre um pássaro e um gato que dividem o mesmo quinta. O gato reinava sobre os pequenos animais do quintal, até que um pássaro… uma corajosa mãe-pássara ousa enfrentar esse gato. Como será que a história vai terminar?

  • Um tanto perdida de Chris Haughton da editora Ática

Esse livro é muito fofo, vemos a corujinha que dorme tão pesado que acaba caindo do ninho e se perdendo na floresta. Mas aí aparece um esquilo que se oferece para ajudá-la, mas ele é bem atrapalhado. E a pequena coruja precisa descrever direitinho como é sua mãe até que eles consigam encontrá-la.

  • O patinho feio da editora Ciranda Cultural

Clássica história onde acompanhamos a jornada de um patinho diferente dos outros. Por conta disso ele acabou sendo rejeitado pela família e passou a vagar solitário pelo mundo. Será que essa situação vai mudar?

  • Boa noite, coruja! de Pat Hutcins pela editora WMF Martins Fontes

Esse é um conto acumulativo muito fofo, onde novos personagens vão entrando ao longo da história, e a história vai se repetindo com cada um deles. O problema da história é que a Coruja quer dormir, mas aí chegam as abelhas zumbindo, depois o esquilo quebrando nozes e assim vai, os bichos vão chegando e fazendo barulho e a coitada da coruja não consegue dormir.

  • O pássaro de Carolina Michelin da editora Formato

Será que o pássaro é feliz? Ele é bem tratado pelo dono, tem a vida garantida, recebe alimento e água nas horas certas, mas, o pássaro vive preso numa gaiola. Ficar ou sair? Aceitar ou questionar? Através desse livro imagem a criança pode refletir sobre escolhas.

  • Albano e o mistério da ilha de Rafael Sanches pela editora Boa Nova

Albano é um albatroz que vive na Ilha da Boia, um paraíso ecológico. Albano era bom amigo, bom filho, bom aluno, mas não tinha muita habilidade com esportes. Mesmo assim, vivia sendo convidado pelos colegas, que gostavam muito dele, para jogos de futebol, basquete, vôlei… e, como era super desastrado, acabava passando vergonha. Mas certo dia ele foi aconselhado a inventar um jogo, e a brincar com ele, mas ele acabava fazendo isso sempre sozinho. Albano claro que ganhava todas! Porém, chegou o dia em que percebeu a importância das jogar, competir e interagir com outros habitantes da ilha.

  • A corujinha curiosa de Maria Elaine Cambraia pela editora Franco Cia

Essa é a história de Belinha, ela adora conhecer tudo à sua volta e experimentar como os outros bichos andam, nadam, se locomovem… Mas a sua mãe fica preocupada com que os outros bichos da floresta vão pensa quando virem Belinha fazendo as coisas que os outros animais fazem… Como será que isso vai terminar?

Dicas de livros infantis sobre pássaros
  • Quem mora no oceano? da editora Todo livro

Livro de levante e puxe, as crianças adoram, levante a aba ou puxe a tira para descobrir a resposta. O livro tem perguntas simples sobre os animais, ele dá pistas e a criança tem que descobrir qual animal está ali escondido.

  • Vai e vem de Laurent Cardon pela editora Gaivota

Mais um super livro imagem! Nesse um garotinho brinca na beira da praia, observa o vai e vem das ondas quebrando na areia, até que um peixinho aparece e uma incrível aventura se inicia. Na tentativa de salvar o peixinho, o menino é levado por uma ave para uma viagem áerea sobre o mar e vê animais assustadores, como tubarões e polvos gigantes, e vive cenas engraçadas, até conseguir voltar para a segurança da terra firme.

  • Jonas e a Baleia da editora Todo Livro

Esse livro faz parte da coleção Histórias Bíblicas Favoritas, são bem coloridos e os livros são super baratinhos. Esse livro conta a história de Jonas, aquele que Deus mandou fazer algo e ele tentou fugir e foi parar na barriga de uma baleia (as crianças adoram essa parte). Boa história para conversar sobre obediência!

  • O peixinho agitado de Ruth Galloway pela Ciranda Cultural

Rubinho era um peixinho muito agitado. Ele se mexia e remexia, ele corria e ria e corria…. até que sua mãe se cansou de tanta agitação e disse: – Vá nadar até ficar cansado, mas cuidado com o Grande Peixe. Então, Rubinho foi nadar pelo mar azul, onde encontrou conchinhas, águas-vivas, uma estrela-do-mar e um caranguejo. Ele nadou ainda mais longe, até chegar a uma caverna grande e escura… e lógico que vai se meter em uma aventura né?!

  • 101 coisas que você deveria saber sobre animais aquáticos da editora Ciranda Cultural

Ótimo livro, cheio de curiosidades e fotos dos animais aquáticos. Tem desde peixes diferentes, até tubarões, baleias e muito mais.

  • Iole a baleia que toda palavra engole de Gioia Marchegiani pela editora Lafonte

Iole é uma baleia muito especial que se alimenta de palavras que um poeta solitário deixa cair no mar. Com essas palavras, Iole inventa belíssimas histórias para ela e seus amigos do fundo do mar. Um livro que celebra o poder da imaginação e a riqueza das palavras, capaz de criar possibilidades infinitas de aventuras.

Dicas de livros infantis sobre animais aquáticos

Lap Book sobre pássaros

Peguei essa ideia e kit para imprimir no site homeschoolshare, você imprimi, recorta e monta como você quiser, montei em meia cartolina, e dentro escrevemos algumas curiosidades sobre os pássaros (esse lap book na real quem montou foi o papai eu montei o de peixes)! Se você quiser também pode baixar aqui o Lap Book Pássaros.

lap-book-passaros
Ideia de lap book sobre pássaros

Lap book sobre peixes:

Me inspirei no lapbook do site confessionsofahomeschooler que você pode aproveitar para conferir também! E também usei outros recursos que fui procurando pela internet, como por exemplo essa parte com aba de curiosidades dos peixes que peguei aqui no site catholicschoolhouse.

lapbook-peixes-
Ideia de lap book sobre peixes

Atividade:

Isabela criou (com ajuda da mamãe) esse pavão, fizemos nossas mãos em papéis coloridos, recortamos e ela montou o pavão. Achei lindo!

atividades-infantis-pavão
Pavão feito com recorte de mãos.

Outro animal que Isabela criou foi peixe! Dois peixes!  Nós lemos o livro “O Peixinho Agitado” e foi fazer os peixes. Também foram feitos com prato descartável. Ela pintou com tinta guache, usou esses olhos com adesivo (são ótimos, comprei no AliExpress), também usou cola colorida para a boca e fez uma boca diferente com cotonete. Ficaram uma graça.

atividade-infantil-com-livros
Leitura do livro O Peixinho Agitado e pintura de peixes em pratos descartáveis

Isabela adora pintar, então aproveitei para ela fazer uma pintura usando estêncil e esponja. Os moldes eu peguei no site print.krokotak, tem vários animais, é só escolher, depois recortei o meio e pronto, como eu não tinha folha mais grossa acabei fazendo em folha de ofício mesmo e deu super certo!

atividades-infantis-pintura-com-esponja
Pintura com estêncil e esponja.

Dia 6: Animais e Homem

Sexta página do livro da criação: Isabela colou uma foto da família para representar a criação de homem e mulher. E recortou e colou alguns animais para finalizar o sexto dia da criação.

ultimo-dia-da-criacao
Sexto dia da criação. Página criada pela Isabela.

Livros sobre a criação do homem e alguns livros sobre animais:

livros-infantis-animais
Livros infantis sobre a criação e sobre animais.
  • A criação, Leia e Monte da editora Ciranda Cultural

Deus criou tudo o que existe na Terra com muito amor. Aqui as crianças aprendem mais sobre essa história da Bíblia enquanto se divertem montando os quebra-cabeças! Existem esses livros da coleção Leia e Monte de diversos temas.

  • Cada macaco no seu galho de Anna Flora da Editora Formato

A coleção Macaco Disse é composta de quatro títulos, nós temos 2 e gostamos muito, as histórias com personagens macacos têm a intenção de brincar com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista. Anna Flora faz isso de modo muito divertido, com linguagem simples e de fácil entendimento para crianças. Nesse livro a autora apresenta uma história relacionando matemática com meio ambiente, por meio dos macacos. As crianças vão ter noções de matemática, pois terão de contar os macacos. Compreenderão como é que o ser humano pode desequilibrar o meio ambiente e causar uma grande confusão, mexendo no espaço dos macacos. Se cada macaco tem o seu galho, imaginem o que acontece quando os galhos de uma árvore – ou árvores inteiras – são cortados!

  • Meu Primeiro Atlas de Animais da editora Girassol

Este livro é a combinação perfeita de diversão, interatividade e aprendizado, com abas, roda interativa e peças com figuras de animais (as crianças adoram livros interativos). A criançada vai aprender sobre como e onde vivem bichos incríveis com seu primeiro atlas de animais. Os mapas são coloridos e mostram os setes continentes da Terra, com ilustrações e informações de mais de 50 espécies.

  • Bichinhos Solidários de Sílvia Delázari da editora Adonis

Uma formiguinha muito querida pelos outros animais da floresta leva um tombo. Vários de seus amigos procuram ajudá-la de alguma forma, com exceção de um desastrado macaco, que prega um grande susto na formiguinha. E em todos nós!

  • Soltando os bichos de Paulinho Pedra Azul da editora Gulliver

Bicho de pena, de pelo, bicho que anda, galopa e voa… De todo jeito e de toda cor, eles formam um mini zoológico, onde a poesia de Paulinho Pedra Azul solta os bichos no mundo da imaginação.

Brinquedo educativo

Esses brinquedos eu tinha comprado já faz um tempo e agora surgiu a oportunidade de usá-los. Aproveitando o assunto da criação dos animais, resolvi mostrar para a Isabela como alguns animais nascem e crescem. Ela amou! E esses animais são muito perfeitos, lindos.

Dica de brinquedos educativo: ciclo da vida da tartaruga, borboleta e sapo.

Atividade de artes

Nesse “Meu Primeiro de Arte” da editora Ciranda Cultural, você verá várias ideias de trabalhos artísticos para as crianças fazerem. Como estamos vendo sobre a criação do homem, a ideia foi a Isabela usar a imagem de frutas e flores para criar um rosto.

livro-infantil-sobre-arte
Livro infantil sobre arte para crianças

Revisão com livro de adesivos

Para revisarmos as coisas criados por Deus no nosso mundo Isabela usou esse livro da editora Usborne “Nosso Mundo”. Muito bom!

livro-infantil-de-adesivos
Livro com várias informações sobre o nosso mundo e para alegria das crianças é cheio de adesivos.

E no sétimo dia Deus descansou:

Essa é a última página do livro, Isabela desenhou Deus de cabelo comprido, pois ela já viu uma imagem de Jesus de cabelo comprido… então… e ele está descansando olhando para o que criou.

livro-a-criacao
Página do livro da criação criado por Isabela.