Dicas de livros de poesia para crianças (e 3 motivos para ler poesia)

Ler livros para crianças é muito importante, além dos vários benefícios para seu desenvolvimento, ainda tem sobre a leitura se uma forma de estreitar ainda mais os laços afetivos com seus filhos!

Aqui no site você encontra várias dicas de livros infantis.

Crianças e bebês que desde cedo são acostumados a ouvir histórias tem a tendência de se tornarem bons leitores no futuro.

Mas hoje vamos falar sobre poesia!

Por que ler poesia é tão importante para crianças?

Além de ser sobre os motivos para ler poemas para crianças ainda vou listar 15 livros de poesias que você pode ler para seus filhos!

Desde pequenas, as crianças brincam com a linguagem, com o som das palavras e depois com seus significados.

Mesmo os bebês, por mais que não saibam o significado das palavras eles apreciam a melodia da voz dos seus pais, e muitas vezes participam da conversa com alguns sons.

Agora confira 3 motivos pelos quais é fundamental apresentar poesia para crianças:

1. Na poesias as palavras sempre querem dizer mais, e isso contribui para a imaginação e criatividade das crianças.

2. A presença da sonoridade nos poemas, construído por meio das rimas e repetições, torna a leitura agradável para os pequenos.

3. Ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que também podemos brincar com as palavras.

Para ajudar pais e educadores nessa deliciosa tarefa de ler poesia para crianças, eu fiz uma seleção especial de alguns livros de poesias que temos em casa:

Livros de poesia para ler para crianças:

  • Rimas de lá e de cá – José Jorge Letria, José Santos e Yara Kono

dicas de livros de poesia para crianças
Rimas de Lá e de Cá da editora Peirópolis

Neste livro de rimas, a grande vedete é a língua portuguesa, que salpica novos significados quando atravessa de cá pra lá e de lá pra cá as pontes entre o Brasil e Portugal. Dois Josés, um português, outro brasileiro, brincam com os múltiplos sentidos da linguagem e da cultura dos dois países, demonstrando o quanto pode ser divertido desvendar o ritmo e o rebolado da nossa língua-mãe.

  • Poemas que escolhi para as crianças – Antologia de Ruth Rocha

dica de livros infantis de poesia
Poemas que escolhi para as crianças da Editora Salamandra

Este livro é um verdadeiro presente para as crianças: uma coletânea de obras de poetas brasileiros de várias épocas. Apaixonada por poesia desde sua infância, Ruth Rocha fez a seleção dos poemas. Com a ajuda de Mariana Rocha, sua filha, eles foram organizados em blocos temáticos, o que deu ao conteúdo uma graça especial. Nove ilustradores foram convidados a participar deste projeto. O resultado é um livro rico e instigante, que pode levar pais e filhos, professores e alunos a conhecer um pouco da riqueza da poesia brasileira.

  • A Arca de Noé – Vinícius de Moraes

livros de poesia para crianças
A arca de Noé da Companhia das Letras

Crianças e adultos sabem de cor alguns dos poemas infantis de Vinicius de Moraes, graças ao ritmo inteligente e bem-humorado dos seus versos. As deliciosas versões musicais de A arca de Noé são exemplo dessa simpatia que o poeta conquistou entre pequenos e grandes leitores.
Os discos A arca de Noé 1 (1980) e A arca de Noé 2 (1981) traziam composições como “O pato”, “A casa”, “O gato”, “O pingüim” e “São Francisco”, que se tornaram famosas nas vozes de Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Marina Lima e Ney Matogrosso, entre outros intérpretes.
Este livro, na nova edição, tem todos os 32 poemas da edição original, publicada pela Companhia das Letrinhas pela primeira vez em 1993. Ilustrações assinadas por Nelson Cruz compõem a reedição deste clássico infantil.

  • O Menino Azul – Cecília Meireles

dica de livro infantil de poesia para crianças
O Burrinho Azul da Editora Global

Cecília Meireles tem um estilo voltado para a simplicidade da forma e marcado, ao mesmo tempo, pela riqueza das imagens e símbolos. O menino quer um burrinho/ que saiba inventar/ histórias bonitas/ com pessoas e bichos/ e com barquinhos no mar. A suavidade de sua poesia encanta tanto criança como jovens e adultos. Em O Menino Azul, o imaginário infantil, tratado com leveza, é a tônica dos versos.

  • Em cima daquela serra – Eucanaã Ferraz e Yara Kono

livros com poemas infantis
Em Cima Daquela Serra da Editora Companhia das Letrinhas

“Por detrás daquele morro,/ passa boi, passa boiada/ também passa moreninha/ de cabelo cacheado”, diz a parlenda tão conhecida pelas crianças, que lembra bastante a história deste livro. Mas no morro criado por Eucanaã Ferraz e ilustrado por Yara Kono, além de passar boi e passar boiada, muitos outros bichos e outras coisas andam ali por cima: uma égua pintada, goiaba e goiabada, carro e caminhão, balão colorido e avião… E às vezes até não passa nada!

  • Chão de Peixes – Lúcia Hiratsuka

Dica de livros de poesia para crianças
Chão de Peixes da Editora Pequena Zahar

Um convite a dar um novo sentido para a natureza que nos cerca.
Inspirada nos haicais japoneses, Lúcia Hiratsuka pesca sons, imagens e sensações guardados bem lá no fundo da memória e, com a naturalidade e a delicadeza das pinceladas em tinta sumi, faz surgir a poesia que está na simplicidade do cotidiano.
Entremeadas aos saltos do grilo no quintal, aos passos das formigas andando em fila, palavras sumiram, outras surgiram e se misturaram aos riscos e rabiscos do capim. Riscos que formam peixes, o chão que vira mar, lagartixa que vira lua, e até o tempo se torna outro.

  • Passarinhos do Brasil – Lalau e Laura Beatriz

Livro infantil de poesia
Passarinhos do Brasil da Editora Peirópolis

Lalau e Laurabeatriz são apaixonados pelos passarinhos. Por isso, resolveram fazer um livro todinho só para essas criaturas mágicas da natureza. São dezenas de passarinhos que vieram das diferentes regiões do nosso país; mata atlântica, floresta amazônica, cerrado, caatinga, pantanal e pampas. Cada um com sua alma colorida e um poema no bico! Há andarilho, lavadeira, soldado, freira, cardeal, papa, príncipe, capitão e rei, marias e pedros colorindo os céus, alegrando o vento, povoando os biomas do Brasil. As cores e roupagens, o canto e a personalidade de mais de quarenta aves brasileiras, cantadas nos poemas de Lalau e na exuberância do desenho de Laurabeatriz, em seu sexto livro lançado pela Peirópolis.

  • Poeminhas da Terra – Márcia Leite e Tatiana Móes

dica de livros infantis de poesia para crianças
Poeminhas da Terra da Editora Pulo do Gato

Hora de comer, hora de brincar, hora de colher, hora de pescar, hora de festejar, hora de contemplar, hora de compartilhar são alguns dos temas explorados nestes singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil.
Os versos curtos, a repetição de sons, o ritmo cadenciado pela repetição de vogais e uso de rimas simples convidam à exploração da linguagem durante a leitura oral. A predominância de palavras de origem tupi-guarani, associadas às poéticas ilustrações em nanquim e aquarela evocam uma profunda harmonia entre os seres e a natureza, fazendo com que Poeminhas da terra proporcione a aproximação do leitor com a cultura dos povos indígenas, tão bem representada pelo respeitoso olhar das autoras.

  • Ah, os pensamentos que você pode pensar! – Dr. Seuss

poesia para crianças
Ah, os pensamentos que você pode pensar! da Editora Companhia das Letrinhas

Neste livro Dr. Seuss criou rimas para retratar algumas das alegrias que a imaginação pode proporcionar a cada um de nós, o leitor desta história não vai conseguir parar de pensar por nem um segundo sequer. Afinal, será indagado o tempo todo sobre tudo o que pode inventar, criar ou supor apenas com o poder de sua imaginação. Entre lhufas usando luvas, bolotos voando e um albatrozumbi vagando por aí, será que todo mundo pensa sempre igual? Talvez não exista um jeito certo de raciocinar. Com um vocabulário simples, rimas, cenários e criaturas surreais típicos da obra de Dr. Seuss, os leitores vão se divertir ao descobrir a infinidade de histórias e seres malucos e engraçados que podem imaginar. E também vão aprender que podemos mudar de ideia e pensar de um jeito diferente a qualquer instante.

  • Rimas da floresta – José Santos e Larabeatriz

Poesia para crianças
Rimas da Floresta da Editora Peirópolis

José Santos homenageia a natureza e conscientiza os pequenos leitores sobre a possível extinção de algumas espécies com onze bichos-poemas irreverentes e ricamente ilustrados por Laurabeatriz.
A Coleção Bicho-poema é a primeira coleção brasileira de livros infanto-juvenis verdes e livres de carbono (carbon free).

  • Boniteza silvestre – Lalau e Laurabeatriz

dica de livro infantil de poesia para crianças
Boniteza silvestre da Editora Peirópolis

Neste livro liricamente engajado, Lalau faz poesia para os animais que o homem ameaça com sua cobiça. São onze bichos-poemas lindamente ilustrados por Laurabeatriz, numa verdadeira reverência à biodiversidade brasileira. A Coleção Bicho-poema é a primeira coleção brasileira de livros infanto-juvenis verdes e livres de carbono (carbon free).

  • Poesia na varanda – Sonia Junqueira e Flávio Fargas

livro de poesia para crianças do programa itaú leia para uma crianças
Poesia na Varanda da Editora Autêntica

De repente, a poesia toma conta de nós: brota, passa, entra, grita, brilha… e vai embora. Para onde? Será que ela volta? Quando? E por onde vai passar?

  • Quero que você me diga – Rosinha

poesia para crianças
Quero que você me diga da Editora Jujuba

“Quero que você me diga” poderia ser só mais um livro para apresentar a cultura popular brasileira para as crianças, mas vai muito além. O livro convida os pequenos para um divertido jogo de adivinhações com personagens conhecidos do imaginário infantil. O macaco é quem guia a história, apresentando às crianças outras figuras centrais da fauna e flora brasileira, tanto a física quanto a mítica: o tatu, a jurema, os coqueiros, o boi-bumbá, em ritmo de parlenda.

  • Poemas com macarrão – Fabrício Corsaletti e Jana Glatt

poemas infantis
Poemas com Macarrão da Editora Companhia das Letrinhas

Comer macarrão, tomar muito sorvete e aproveitar um belo dia de sol: as melhores coisas da vida ganham versos e cores no novo livro de poesia infantil de Fabrício Corsaletti. Tomar banho de chuva, ficar descalço ou de chinelo o dia inteiro, olhar um cavalo como se fosse a coisa mais linda do mundo, se imaginar mergulhando em uma piscina cheia de sorvete e macarrão. Comer muito macarrão.Os poemas deste livro falam sobre essas coisas que toda criança — e adulto. — gosta de fazer.

…………………….

Todas esses livro estão à venda na Amazon: