Dicas de livros infantis para cada faixa etária – acerte na escolha

Desde os primeiro meses de vida já é aconselhável que você incentive o contato do bebê com a leitura. Mas lembre-se que cada criança precisa de livros com conteúdo desenvolvido especialmente para sua idade, que agucem a sua curiosidade e o seu interesse.

Sempre que você for ler um livro para uma criança lembre-se de representar os personagens da história, faça vozes diferentes, sons, dê vida à história que você está lendo. E se sua criança já lê procure livros que incentivem o pensamento e a reflexão na história escolhida.

Para te ajudar na escolha dos livros para cada faixa etária eu fiz uma seleção no site Palavreando.

Seleção de livros infantis:

  • De 0 a 5 meses:

O ideal para essa fase são livros cartonados, livros de pano ou livros de plástico (os famosos livros de banho), esses livros são fáceis de manusear, não tem perigo do perigo do bebê rasgar e podem colocar na boca sem perigo. Invista em livros que estimulam a visão, audição e tato dos pequenos.

Minha mini bíblia – Ursinho pooh –  A porquinha fofa

  • De 6 meses a 1 ano:

Continue investindo em livros que estimulam a visão, audição e tato dos pequenos. Opte por livros com texturas, com figuras bem coloridas, livros com fantoches, com fotos de bebês e desenhos de animais (os pequenos amam livros de animais). Para livros de animais lembre-se de sempre fazer o som de cada animal e para livros com fotos de bebês nomeie cada parte do corpo que estiver aparecendo na foto (cabeça, ombro, boca, nariz…).

Bia, a Dorminhoca – Animais – Formas

  • De 1 a 3 anos:

Nessa fase você já pode apostar em livros com textos rimados (poesias, parlendas e canções). Fábulas curtas também são ótimas opções. Continue investindo em livros com muitas ilustrações mas já com pequenas histórias (começo, meio e fim) e não só imagens.

Brilha, Brilha, Estrelinha – Boa Noite, Ursinho – A turma do seu Lobato

  • De 3 a 6 anos:

A partir dos três anos, a criança passa a ter um vocabulário mais amplo e é a hora de você investir em livros com histórias mais longas, especialmente contos de fadas e fábulas. Aposte nas histórias clássicas da literatura infantil. Também é bom investir em livros que falem sobre os sentimentos, é uma ótima forma de você conversar e ajudar seu pequeno a entender e expressar o que sente. Livros de montar cenários, quebra-cabeça e pop-up também despertam muito o interesse das crianças dessa fase.

Noé e a arca – Cinderela – A Bela Adormecida – Uma história por dia – Cinderela – Triste – Amado – Lindas histórias para dormir

  • De 6 a 8 anos:

Invista em livros com cada vez mais textos e também com personagens heróis e vilões, livros com finais felizes pois proporcionam sentimento de segurança para as crianças.

Super-Heróis em apuros – Histórias para crianças de 6 anos – Cinderela

  • De 8 a 10 anos:

Agora sim livro com historias bem mais estruturadas, com histórias que apresentem um problema a ser resolvido e que abordem temas sobre convívio social, amizade, diferenças e outros.

Agatha Parrot – Muito Fofo – A reforma da natureza – Bateu a saudade

  • Acima de 10 anos:

A partir de agora invista em livros com enredos mais densos e de diferentes gêneros: contos, crônicas, aventuras, lendas, ficção científica, policial…

As Crônicas de Nárnia – Vinte mil léguas submarinas – As aventuras de Pi – A cápsula do tempo – Jardim secreto – Traição entre amigas – Noite