Mães

10 Dicas de Lembrancinhas para Recém-Nascido

Quando um bebê nasce, uma alegria imensa surge em todo a família. Os parentes querem vê-lo o mais rápido possível, os padrinhos, amigos e chegados, e sempre querem levar algum presentinho para dar aos pequeninos como forma de boas-vindas. Mas, o que seria ideal para presentear um recém-nascido? 

Os primeiros dias e meses, os bebês não possuem tanta ciência assim do que é um brinquedo e podem acabar se machucando por não ter noção de como utilizar o objeto. Muitas pessoas presenteiam os pequenos com brinquedos e coisas que ele ainda não possui tamanho para utilizar.

Nesse artigo vamos te inspirar e dar dicas de quais presentes você pode dar ao pequeno e que será de grande uso e importância. 

1 – As fraldas são sempre bem-vindas!

Por mais que fraldas não seja exatamente um tipo de presente você ache muito legal por ser comum, saiba que o que mais as mamães esperam que seu pequeno ganhe são elas. 

Como o bebê tem costume de se alimentar a cada duas horas ou até em intervalos mais curtos, dependendo do metabolismo, e como ele só irá beber líquidos de início, a digestão acaba sendo bem mais rápida e fácil de ser realizada, o que faz o intestino trabalhar com mais facilidade e resultando nas “surpresas” com odor desagradável que nem toda mamãe fica feliz quando as vê. 

Dê preferência de fraldas P e M, pois as RN raramente duram bastante tempo. Elas são pequenas, por conta do desenvolvimento rápido do bebê, a mãe não vai aproveitar muito o uso delas e acabará dando-as ou jogando-as fora. Comprando P e M em maior escala é certeza que elas irão durar pelo menos até o terceiro mês, mais tardar quarto mês de vida do bebê, sem contar que é um presente impossível de causar desgosto nas mamães. 

2 – Itens de higiene e banho 

Todos nós sabemos como é bom pegar um bebê nos braços e sentir aquele cheirinho tão suave e bom, chega fechamos até os olhos de tamanha satisfação, concorda? E eu tenho certeza que toda mamãe vai querer seu pequeno bem limpinho e arrumado. 

Invista em colônias e perfumes com cheirinhos mais neutros e suaves, que possa deixar o pequeno perfumado sem causar alguma irritação ou alergia. Sempre verifique se o cosmético não possui álcool ou qualquer outro componente que possa dar reações negativas no bebê, combinado?!

Talquinhos, sabonetes, shampoos e condicionadores também são itens que estão nas listas de presentes para um recém-nascido. Sempre procure escolher os produtos que sejam glicerinados ou neutros, que não tenham muito composto químico ou odores muito intensos. E se quiser comprar um algodão ou cotonete para complementar, sinta-se à vontade!

3 – Invista em roupinhas! 

Como os bebês possuem um desenvolvimento muito rápido e eles costumam perder muito fácil as peças de roupas, presenteá-los com novas peças sempre será um ato muito satisfatório e um grande alivio para as mamães. 

Se você não tiver muita inspiração no momento da escolha, opte pelo neutro e básico. Pegue bodys, calças, macacões, blusinhas, meinhas, sapatinhos, luvinhas e até toquinhas que sejam de algodão e com cores mais neutras como Black-White, bege, rosa-bebê, azul-claro, amarelo-claro e tons pasteis, que são aqueles tons com o fundo mais claro quase imperceptíveis. E sobre a quantidade, fica totalmente ao seu critério. 

Se você for uma pessoa mais criativa, escolha looks que tenha uns bordados mais avantajados, detalhes com lantejoulas ou desenhos em relevo como lacinhos ou babados, pode ter certeza que ficará uma graça! 

3 – Kit de higiene nunca sai de moda!

Esse kit consiste em uma garrafa térmica e três ou quatro potinhos combinando, pode ser encontrado dos mais diversos modelos, cores e decorações. Esse kit serve para manter a água que será usada durante a higiene do bebê morna para não causar arrepios no pequeno ao sentir algo gélido contrastar com sua pele quente, geralmente as mamães nos primeiros dias costumam higienizar os bebês com algodão e agua por achar que os lencinhos ainda são muito grosseiros para se passar no bumbum ou qualquer outra parte do pequeno. 

Os potinhos que acompanham a garrafa servem para guardar cotonetes, algodões e qualquer outro item que você costuma usar como uma pomada ou talquinho, por exemplo. 

4 – Bolsa da maternidade

Se antes do bebê nascer você já quiser presentear a mãe com algo que será útil tanto para ela como para o pequeno, a bolsa da maternidade é uma ideia perfeita!

Como a mãe precisa guardar muitos itens para o dia do nascimento, o fato da bolsa materna costumar sem bem espaçosa ajuda e muito na organização dos itens e produtos que a mãe vai precisar levar para o hospital; as roupinhas ficam arrumadas, os produtos separados em um determinado canto, a manta fica por cima de tudo sem amassar nada, matando dois coelhos em uma taca só! 

Algumas bolsas vêm acompanhada com outras menores se caso a mãe quiser colocar mais alguns itens, mas geralmente só a principal já basta. 

 5 – Quadros decorativos 

Para decorar o ambiente do pequeno, esses tipos de quadros podem ser presenteados de várias formas. Eles podem ser simples, com uma toalha bordada com o nome do bebê e moldada com o objeto, quadros mais fundos que possuem algum ursinho de pelúcia com o nome do bebê protegido pelo vidro e moldura. Eles também podem ter bonequinhos e letras feitas com bisqui, desenhos de bichinhos como borboletas, leões, elefantes e até bailarinas. A criatividade ficará em suas mãos! 

 6 –  Dê o enxoval do bebê!

Invista seu dinheiro em um lindo conjuntinho para o berço do bebê, pensando sempre na harmonia das cores e o melhor material para que o conjunto seja confeccionado. Nada de tecidos rústicos ou que tenham detalhes em relevo que possa arranhar ou machucar o rosto do bebê, opte sempre por estampas já infiltradas no tecido e babados nas laterais para dar um charme a mais na peça. 

Se tiver alguma dúvida sobre as cores, pergunte para a mãe e não corre o risco de errar na sua escolha. 

 7 – Mamadeiras e chupetas

Quer dar um presente que a mãe irá usar todos os dias? Um kit de mamadeiras e chupeta vão ser as presentes ideias! Serão usados por um bom período pela mãe, provavelmente permanecendo na vida do pequeno até depois do seu segundo ano de vida. 

Escolha mamadeiras que tenha bicos de silicone e com formados retos, levemente salientes e arredondados na ponta, semelhantes o bico de um seio para o que bebê não estranhe e o risco de ele não gostar de mamar naquela mamadeira venha ocorrer. 

 8 – Bichinhos de pelúcia 

Os bichinhos de pelúcia vão dar um toque muito especial na decoração do quarto do recém-nascido. Além do mais, com certeza vai ser um presente que durará um bom tempo. 

Escolha ursinhos de vários tamanhos e cores, sempre mantendo a delicadeza e a sutileza sobre os bichinhos para trazer a lembrança do bebê. 

9 – Babadores e pratinhos de papinha

Sabemos que o bebê não irá se alimentar de papinhas e comidas sólidas logo nos primeiros meses, mas é sempre bom já adiantar itens que a mãe irá precisar no futuro. 

Os babadores podem ter formatos e desenhos alegres, com cores vividas e até imagem que trazem graça como figuras fazendo careta ou simplesmente o rostinho de algum animalzinho. Os potinhos para papinha podem ter divisores o que facilitará no momento de dividir cada alimento separando os legumes crus dos alimentos processados e cozidos. 

10 – Baby Planner!

Um baby planner nada mais é do que um caderninho onde a mãe irá anotar todo o planejamento da semana referente ao bebê; ela vai poder marcar consultas, fazer uma lista dos horários da alimentação, controle do sono, sobre a saúde do bebê, as novidades e novas descobertas, e por aí vai. 

Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de papelaria ou nas grandes lojas dos shoppings. E se você quiser dar um toque ainda mais especial, faça um na sua casa e o torne um presente muito mais que especial!

Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Empreendedorismo Materno: histórias de sucesso e inspiração 

Conseguir conciliar o lado empreendedora e o materno é o desafio de muitas mães. Para…

% dias atrás

Ideias Criativas para Expor Fotos de Família: Tecnologia vs. Tradição

Expor fotos de família é uma forma maravilhosa de preservar memórias e partilhar momentos especiais…

% dias atrás

Dicas de como estudar o livro “História do Brasil Para Crianças” (atualizando a cada capítulo lido)

Começamos recentemente a estudar o livro História do Brasil para crianças de Viriato Corrêa. Essa…

% dias atrás

Cozinhar com os Pequenos: Diversão, Aprendizado e Sabores Deliciosos

Cozinha é um lugar de proximidade, de acolhimento, quantas memórias afetivas podemos relembrar desse ambiente?!…

% dias atrás

Receitas para Crianças: Dicas de Livros de Culinária para Famílias

Se você está em busca de inspiração para alimentar seus pequenos com refeições saudáveis e…

% dias atrás

Como Organizar Quarto Infantil: Com Pouco Espaço, Sem Gastar Muito e Mais!

Quer inovar o espaço do seu pequeno? Veja aqui estratégias para organizar e maximizar o…

% dias atrás