Dicas para a hora do banho do bebê

A hora do banho pode ser uma hora relaxante mas também pode se tornar um verdadeiro desafio para os papais de primeira viagem, justamente por se sentirem inseguros para dar banho no bebê recém-nascido. Portanto para vencer os medos e inseguranças nada melhor do que boas dicas e claro se preparar adequadamente para esse momento, de forma a criar um ambiente seguro e agradável para que tanto o bebê quanto os pais desfrutem de um bom tempo juntos na hora do banho.  

Dicas valiosas para a hora do banho do bebê:

1. Dica ouro

Nunca deixe seu bebê sozinho na hora do banho, pois ele não tem controle do seu corpinho e pode facilmente se afogar, todo cuidado é pouco!!!

2. Escolha uma boa banheira

Para quem irá optar em dar os banhos em banheira, esse se torna então um item indispensável nos primeiros meses de vida do bebê, opte pelos modelos com suporte pois são mais confortáveis para segurar o bebê e evitar dores nas costas e na coluna. Os modelos de banheira com apoio para os itens de higiene também facilitam muito na hora do banho. As redes de proteção ou almofada para banho também são itens muito bons para os papais de primeira viagem, pois oferecem conforto e segurança para o bebê, impedindo que eles escorreguem na banheira e assim evitando acidentes.

3. Deixe todos os itens a acesso das suas mãos

Quando for preparar o banho do bebê, pense em todos os itens que irá precisar como toalha, sabonete, banheira, roupas, fralda, etc. e deixe eles ao alcance das suas mãos, para que você não precise sair correndo atrás de nada no meio do banho do bebê.

4. Prepare a água da banheira

https://areademulher.r7.com/maternidade/banho-do-bebe/

Não é necessário filtrar ou ferver a água do banho, pode ser usada a própria água do chuveiro para encher a banheira do bebê, encha até a altura dos ombros não precisa passar disso. Quanto a temperatura, o ideal é que a água esteja morna, na temperatura de 36,8ºC e 37,5ºC, assim os bebês conseguem controlar a temperatura do próprio corpo e também podem relaxar, pois a água na temperatura adequada relaxa e acalma o bebê proporcionando um banho agradável. Para encontrar a temperatura certa, você pode utilizar termômetros de banheira que são encontrados em lojas de produtos para bebê, e até em supermercados. Ou você também pode fazer o teste do seu antebraço, coloque o seu antebraço na água e permaneça com ele imerso por uns 10 segundos se a água estiver agradável para você após os 10

5. Evite correntes de ar na hora do banho

É importante que na hora do banho todas as janelas e portas estejam fechadas, de modo a impedir correntes de ar frio durante o banho do bebê. Caso esteja em um dia muito frio, é possível usar um aquecedor de água para deixar o ambiente mais agradável e então após retire as roupas do bebê.

6. Quantidade de banhos

No primeiro mês de vida, o bebê praticamente não se suja com sujeira externa mas ele pode suar se estiver com muita roupa ou em um clima muito quente, também pode vazar a fralda ou regurgitar necessitando de um banho. E para muitos bebês o banho vai além da higienização, ele é relaxante e calmante, então não há um limite de banhos, nem uma quantidade adequada.

7. Itens de higiene para o banho

Não há necessidade de utilizar shampoo ou condicionador no bebê recém nascido e é preciso ter cuidado com a escolha pois existem muitos itens de higiene que podem causar alergias na pele sensível do bebê. Por isso opte por sabonetes líquidos neutros testados dermatologicamente que são na opção cabelo e corpo. Os sabonetes em barra ressecam muito a pele do bebê, dê preferência aos líquidos. Opte pelos modelos com pump ao invés de tampa de rosca, pois na hora do banho será muito mais funcional utilizar o pump do que as tampas de rosca.

8. Como dar banho no bebê

Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda está muito “molhinho” e portanto os pais se sentem muito inseguros na hora do banho, pois tem medo de deixar o bebê escorregar, então para trazer mais segurança ao banho do bebê, enrole-o com uma toalha-fralda para mantê-lo aquecido, assim ele também se sentirá mais seguro e relaxado. Com o bebê virado de frente para você, apoiado em seu braço, comece lavando seu rostinho, depois o cabelo, após seque o cabelo com a toalha e coloque o bebê imerso na água e vá lavando seu corpinho, lembrando que quanto mais rápido o processo melhor, pois os bebês perdem calor muito facilmente. Para lavar as costas do bebê, apoie ele em suas mãos virado de barriga para baixo enquanto faz a higiene com a outra mão. Geralmente essa posição é também muito confortável e relaxante para o bebê.

8. Limpe bem as dobrinhas

As dobrinhas do bebê tendem a acumular sujeirinhas, que se não forem bem higienizadas podem trazer mal cheiro e assaduras. Portanto não tenha medo de lavar todas as dobrinhas gostosas do seu bebê, é importante para a boa higiene, e aos poucos ele irá se acostumando com a rotina do banho e é bem provavél que nem reclame da higienização.

9. Limpeza do coto umbilical

https://vidasaudavel.einstein.br/cuidados-com-o-coto-umbilical/

Os mais antigos diziam que não se podia lavar o coto do bebê, mas hoje já se sabe que isso não é mais recomendado. Pelo contrário, deve-se sim higienizar o coto, lavando como qualquer outra parte do corpo do bebê, sem medo, nem receio até porque essa região o bebê não tem sensibilidade nenhuma, portanto ele não sentirá nenhuma dor ou desconforto na hora da higienização. O mais importante na higienização do coto é a secagem que deve ser feita primeiro com uma toalha de forma leve e depois utilizar uma haste flexível umedecida em álcool 70%, passando em volta e na base do coto. A higienização do coto é fundamental, pois o fato de não querer “mexer” no coto é responsável por sérias infecções no bebê.

10. Use e abuse das toalhas-fraldas

Elas são itens muito bons para os primeiros meses de vida do bebê, podem ser usadas de diversas formas e uma delas é para a hora do banho. Enrole o bebê nela na hora de dar banho para protegê-lo do frio e também pode ser usada após o banho para ficar entre o bebê e a toalha normal.


Categorias Etc

close