5 Dicas para ajudar na alfabetização do seu filho (e 73 livros infantis para essa fase)

Sua participação no momento da alfabetização do seu filho é extremamente importante. Veja como fazer isso da forma correta. A participação dos pais na vida do filho é sempre fundamental na vida dos filhos, mas principalmente no início da vida, que é aquele momento em que a criança descobre mais sobre o mundo e aprende coisas novas.

Desde que a criança nasce, o desenvolvimento e a forma como ela descobre cada novidade são passos essenciais para que elas cresçam e se desenvolvam corretamente. Para isso, existem formas e métodos que podem ser usados de acordo com cada etapa da sua vida.

Ao entrar na pré-escola, onde a criança vai começar a aprender ainda mais coisas, o papel dos pais em casa continua tendo uma importância fundamental para que esse aprendizado aconteça de uma forma ainda mais natural e simples para a criança.

Se você quer atividades de consciência fonológica para ajudar seu filho na fase de alfabetização clica aqui.

Para que fique mais simples para você que é pai ou mãe, separamos 5 dicas simples e importantes de como colaborar com a alfabetização do seu filho e tornar esse processo ainda mais proveitoso.


1 – Crie o hábito de ler histórias

A leitura para a criança deve ser feita desde muito cedo, desde que o bebê ainda está na barriga da  mãe.

Confira também Porque ler para o bebê é importante

Quando os pais criam o hábito de ler histórias para seus filhos, a criança começa a perceber desde cedo que os livros fazem parte da sua rotina, e automaticamente crescem com o interesse pelos livros e pela leitura.

Para crianças que já estão na fase de alfabetização, os pais podem ajudar através da leitura junto dela. Por exemplo, tenha sempre o costume de sentar ao lado seu filho com o livro e deixar que ele acompanhe a leitura com você.

Quando isso é feito, a criança aprende coisas que para nós, adultos, parecem simples, mas que para ela, que ainda não entende sobre o assunto, são novidades. Ela vai conseguir perceber que a leitura e a escrita são feitas da esquerda para a direita, que as palavras são escritas separadamente e vai começar a ter um amadurecimento maior como ouvinte e como leitora.

Ler as mesmas histórias é uma forma de fazer com que a criança desenvolva ainda mais a sua competência em prestar atenção. Você pode tentar pular alguma parte da história para ver se ela vai questionar e falar que está errado.

Tenha sempre à disposição livros coloridos, com lindas ilustrações, de histórias que cativam e encantam as crianças.

2 – Aproveite as oportunidades

Quando a criança pequena começa a descobrir as cores, é natural que nós, como adultos, oferecemos todo o incentivo para que ela fale determinada cor.

Por exemplo, ao estacionar o carro, ela pode ser perguntada sobre qual é a cor do carro que está ao lado. Isso é uma forma de incentivar a criança a pensar e automaticamente entender sobre as cores.

Com a alfabetização, não é nem um pouco diferente, e podemos pegar o mesmo exemplo, podemos perguntar quais são as letras que estão na placa do carro da frente, ou até mesmo incentivá-la a ler algum outdoor que está na rua.

Sempre que puder, aproveite o que acontece a sua volta para incentivar a criança a ler algumas palavras.

3 – Seja um bom exemplo

Parece que não, mas as crianças percebem tudo o que acontece em sua volta, mesmo quando estão distraídas brincando ou fazendo outras coisas.

Os pais são os maiores exemplos que elas terão no seu dia a dia. Por isso, tenha o hábito de ler e deixar que seu filho perceba isso em você, pois assim ele aprenderá ainda mais que a leitura precisa ser algo constante em sua vida.

Além de deixar a criança entender que você também faz suas leituras sozinho, tenha o costume de ler diariamente com ela. Assim, ela terá mais chances de seguir esse mesmo ritmo quando aprender a ler sozinha.

4 – Escreva junto com o seu filho

Tente fazer atividades que demandam a escrita junto com o seu filho. Use livros que tenham exercícios, como aquelas de letras pontilhadas, por exemplo. Você também pode procurar essas atividades na internet baixar e imprimir para que seu filho use. Além de ajudar na alfabetização, é importante também para que ela tenha uma caligrafia ainda mais nítida.

Outra forma de incentivar a criança a escrever é sentar com ela para fazer a lista de compras para a casa. Nesse momento, ela poderá escrever vários nomes com a sua ajuda e também pode treinar. E enquanto treina se sentirá útil por estar ajudando a fazer a lista de compras da casa.

A escrita é uma competência que precisa ser treinada. Faça um caderno com todas as letras de forma e de mão separadamente e também as sílabas, pois assim ela poderá aprender ainda mais.

E depois você pode aproveitar e baixar umas atividades de caligrafia: Materiais de Caligrafia Letra Bastão

5. Use livros infantis – certamente seu filho vai adorar!

A jornada da alfabetização é um caminho mágico e cheio de descobertas. E nesse processo, os livros são ferramentas essenciais para auxiliar as crianças na aprendizagem da leitura e da escrita.

Existem diversos tipos de livros que podem contribuir para a alfabetização, cada um com suas características e benefícios:

1. Abecedários: apresentam as letras do alfabeto de forma lúdica e divertida, com ilustrações e rimas que facilitam o reconhecimento e a memorização das letras.

2. Livros com rimas: exploram a sonoridade da linguagem, ajudando as crianças a perceberem a relação entre sons e letras.

3. Histórias com repetições: permitem que as crianças memorizem frases e palavras, aumentando seu vocabulário e familiaridade com a linguagem escrita.

4. Livros com letras grandes: facilitam a leitura para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização.

5. Livros interativos: convidam a criança a participar da história, respondendo perguntas, apontando elementos e realizando atividades, tornando a leitura mais dinâmica e envolvente.

6. Contos de fadas e histórias clássicas: despertam a imaginação e o interesse pela leitura, além de ampliar o vocabulário e conhecimento cultural das crianças.

7. Poesia infantil: apresenta a beleza e a musicalidade da linguagem, contribuindo para o desenvolvimento da expressividade e da criatividade.

8. Livros informativos: abordam diversos temas de forma lúdica e informativa, ampliando o conhecimento de mundo das crianças e estimulando a curiosidade.

Ao escolher livros para auxiliar na alfabetização, é importante considerar a idade da criança, seu nível de desenvolvimento e seus interesses. É fundamental também proporcionar um ambiente acolhedor e estimular a leitura em voz alta, criando momentos de interação e prazer entre a criança e o livro.

Com a escolha adequada de livros e um ambiente propício à leitura, a alfabetização se torna uma jornada ainda mais rica e significativa, abrindo portas para um mundo de conhecimento e imaginação.

Livros que vão ajudar para que a criança comece a ler sozinha são essas coleções:

Coleção Estrelinha:

Essa coleção compõem-se de 3 fases no domínio da leitura – Estrelinha I, II e III. E para cada fase, 6 livros.

livros para ajudar na alfabetização
Imagem: Blog Alicerce Educação

Livros da Fase I que você encontra na Amazon, é só clicar nos links a baixo:

O Pato e o Sapo

O Macaco e a Mola

O Galo Maluco

Regina e o Mágico

A Foca Famosa

O Peru de Peruca

livros para quem está começando a ler
Imagem: livrariabooktoy

Livros da Fase II que você encontra na Amazon, é só clicar nos links a baixo:

O Menino e o Muro

O Macaco Medroso

A Onça e a Anta

O Sonho da Vaca

A Arara Cantora

O Caracol Viajante

Livros da Fase III que você encontra na Amazon, é só clicar nos links a baixo:

A Festa Encrencada

O Mistério da Lua

O Barulho Fantasma

O Susto do Periquito

O Peixe Pixote

Um Palhaço Diferente

Coleção Gato e Rato, com 35 livros:

Essa coleção, por sua vez, foi se enriquecendo ano a ano, é bem dinâmica, e conta, hoje, com mais de 30 livros ao todo.

Imagem: cristinasaliteraturainfantilejuvenil

Segue aqui a lista com todos os livros da coleção, para ver mais informações sobre cada livro e onde comprar na Amazon é só clicar nos links a baixo:

A banana
A Boca do Sapo
A Bota do Bode
A Casa Feia
A Galinha Choca
As Pintas do Preá
Bicho Feio, Bicho Bonito
Chapéu de Palha
Chuva
Dia e noite
Fantasia
Fogo no Céu
Gato com Frio
Mariana
Na Roça
O Balaio do Rato
O Barco
O Caracol
O Jogo e a Bola
Pega-pega
O Piquenique
O Pote de Melado
O Rabo do Gato
O Rato de Chapéu
O Retrato
O Susto
O Trem
O Vento
O Pato Magro e o Pato Gordo
Que Medo!
Que Perigo
Sapato Novo
Surpresas
Tuca, Vovó e Guto
Um Belo Sorriso

Coleção Mico Maneco

Os textos foram escritos pela autora com o objetivo de ajudarem na alfabetização do próprio filho. A coleção é formada por 20 livros divididos em 5 estágios. São livros com histórias divertidas, formadas por frases curtas e sílabas simples, oferecendo às crianças uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo!

Imagem: mundoliterariodacecy

Segue aqui a lista com todos os livros da coleção, para ver mais informações sobre cada livro e onde comprar na Amazon é só clicar nos links a baixo:

Mico Maneco
Menino Poti
Cabe na Mala
Troca-Troca
Fome Danada
Uma Gota de Mágica
Pena de Pato e de Tico-tico
Um Dragão no Piquenique
Banho Sem Chuva
Com Prazer e Alegria
Boladas e Amigos
A Zabumba do Quati
Tatu Bobo
Uma Arara e Sete Papagaios
O Rato Roeu a Roupa
Surpresa na Sombra
No Imenso Mar Azul
O Palhaço Espalhafato
No Barraco do Carrapato
O Tesouro da Raposa

Ajudar na alfabetização é mais simples do que parece

Portanto, não se esqueça que o seu papel é fundamental também nesse momento de aprendizado da criança.

Ao longo desta jornada, exploramos cinco dicas valiosas para auxiliar na alfabetização do seu filho, desde a criação de um ambiente letrado até a escolha de livros infantis adequados. Apresentamos também uma seleção de 73 livros que encantam e inspiram, tornando o aprendizado da leitura uma experiência memorável.

Lembre-se, a alfabetização é um processo individual e único. Cada criança aprende em seu próprio ritmo, e o mais importante é oferecer um ambiente acolhedor e estimulante que desperte o gosto pela leitura.

Desfrute da companhia do seu filho nessa jornada mágica, celebrando cada conquista e descoberta. A leitura abre um universo de possibilidades e transforma vidas. Que essa aventura seja repleta de alegria, aprendizado e momentos inesquecíveis!

“Ler é sonhar com os olhos abertos.”

Machado de Assis