Dicas para incentivar uma alimentação saudável e independente

É muito comum nos depararmos com crianças que não gostam ou simplesmente recusam certos alimentos (volta e meio passamos por isso por aqui). O paladar infantil é muito diferente do adulto e eles, naturalmente, precisam de estímulos para que comam melhor, mas depois de uma certa idade fica mais difícil dar este incentivo. Então temos que trabalhar nisso agora enquanto são pequenos!

Como podemos ajudar nossos filhos a se alimentarem melhor?

  • Auxílio no preparo: quando a criança ajuda a preparar a própria refeição, ela tem contato com os ingredientes, sentindo em suas mãos a textura antes e depois do preparo. Tem contato também com os cheiros e a curiosidade de colocar na boca, comportamento que precisa ser incentivado quando o alimento pode ser consumido cru. É interessante também mostrar as reações: o alimento que “amolece” quando cozido, o que muda de tamanho e o que muda de cor.
  • Independência nas refeições: ajudar a criança a escolher os alimentos é importante para manter a dieta balanceada, mas em certos momentos, a criança pode ter essa escolha, com os pais estimulando que sejam escolhas saudáveis e que ela entenda o motivo… Por exemplo, Sustain Junior, da Danone, é um complemento alimentar que contém vitaminas e minerais fundamentais para o desenvolvimento infantil, além de ter menos açúcar do que outros produtos, representando assim uma escolha mais saudável que pode ser oferecida pelos pais na hora do lanche, em que a criança escolhe tomar leite, vitamina ou suco.
  • Aprendizado sobre o corpo: ajudando seu filho a fazer escolhas saudáveis, você também pode ensinar mais sobre o funcionamento do seu corpo – por exemplo, explicando por que frutas, verduras e legumes são importantes para um crescimento saudável.

E você, como ajuda na independência do seu filho e como incentiva suas escolhas saudáveis?

1 comentário em “Dicas para incentivar uma alimentação saudável e independente”

Os comentários estão encerrado.