Dicas para mães que gostam de manter os livros organizados

Para mães como eu que gostam muito de ler e incentivam a leitura nos filhos, sabem que o número de livros está sempre aumentando em casa. Por isso hoje quero compartilhar algumas dicas e mostrar como estou organizando os livros na nossa casa. Nós temos muitos livros (adultos e infantis) e acabamos ficando sem espaço para guardá-los e a bagunça toma conta.

Mas aí chega um momento em que você MÃE pira e diz, CHEGA!!!!! Não dá para continuar com essa zona!

Por isso resolvemos adquirir novas estantes para nossa sala. E como nós mães adoramos dicas de organização (sobre tudo), eu resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para organizarem os livros e também quero mostrar as nossas novas estantes de livros organizadas.

Para começar vou deixar 3 dicas de como organizar os livros:

  • Tenha um local para os livros. Quer seja uma estante pequena ou grande, não importa, defina um local onde os livros ficarão, e não espalhados por toda a casa (isso enlouquece nós mães!)
  • Lembre-se que para facilitar e incentivar a leitura nas crianças, você deve deixar os livros na altura delas.
  • Defina como os livros serão organizados, escolha um critério de organização que faça sentido para quem vai usar os livros (cores, autores, editoras, assuntos…)

Colocamos em prática essas 3 dicas…

1º Arrumamos um local para nossos muitos livros, as 4 novas estantes.
2º Deixamos uma estante organizada só com os livros da Isabela e que ela alcança facilmente.
3º Definimos como os livros seriam organizados, separamos por coleções/séries e o restante por temas.

Além disso aproveite para colocar alguns itens de decoração na estante e não apenas livros, vai dar um toque especial na sua organização.

Agora que mostrar as nossas novas estantes:

Na parede do lado esquerdo do sofá, agora tem duas estantes para livros. O modelo de estante que estamos usando é Estante Sidney da marca Politorno, as duas são Sidney, só o que muda é o tamanho, uma é 1935mm e a outra 1435mm.

Na estante menor ficam os livros da Isabela, ela adorou a forma como estão organizados, todos os dias ela pega vários livros para ler, coisa que não fazia mais com tanta facilidade quando seus livros ficavam atrás do sofá.

E agora no lado direito da sala outra Estante Sidney, essa com o tamanho 1935mm também.

Eu particularmente gostei muito dessas estantes, adorei poder organizar meus livros novamente (pois estavam amontoados). E também gostei muito do modelo de estante que escolhemos, gostei de ter espaços com tamanhos diferentes, acho que dá um charme a mais na decoração.

E lá em baixo da janela, não poderíamos deixar de usar mais uma estante para aproveitar o espaço, colocamos uma estante maior agora, o modelo que optamos é a Estante Caracol com 10 nichos, mas como precisávamos que um nicho coubesse em baixo da nossa mesa de trabalho, um nicho meu marido cortou e pronto, nesse nicho fica a impressora, ninguém percebe que foi cortado e coube perfeitamente.

Essas estantes são ótimas, pois você pode usar na peça da casa que quiser e até no seu escritório. Adoro!

Dica extra:

  • Toda a família tem que estar ciente que retirou um livro da estante depois tem que colocar no lugar de volta. Para continuarmos mantendo os livros organizados e nós mães sem enlouquecer por causa da bagunça.

close