8 Dicas para você aproveitar melhor o período da gestação

A gravidez é como se fosse o prefácio de um livro, é onde o autor explica de forma breve sobre o conteúdo do seu livro, ou seja, a gravidez é o texto preliminar de apresentação da maternidade, digamos que 1% dela na verdade, mas é o início, dali não tem mais volta. E sinceramente cada dia que passa para a maioria das mulheres vai ficando mais assustadora a idéia de que em alguns meses TUDO irá mudar para sempre, pois igual, igual ao que era antes nunca mais será, claro que isso não significa que será ruim, bem pelo contrário, aprendemos uma nova forma de amar, mudamos nossas prioridades, e chegamos a pensar em como vivemos até esse momento sem a vida dessa pessoinha que entrou para ficar na nossa vida. Por isso reuni aqui algumas dicas para você levar uma gestação mais tranquila, e curtir cada fase, cada momento desse prefácio tão doce:

#1 DICA: NÃO ABUSE DA COMIDA

Quando se está grávida, a gente tem a sensação de que pode fazer tudo, comer tudo, de que tudo é permitido, mas na verdade não é não! Por dois motivos principais, primeiro e mais importante é que tudo que você come vai diretamente para o bebê, ou seja, exagerar na comida significa que seu bebê está recebendo a mesma dose de tudo que você está comendo. E segundo, que as calorias extras que você está ingerindo serão mais difíceis de perder após a gestação, pelo menos para a maioria das mulheres. Então é muito importante que você tenha uma alimentação balanceada pensando diretamente na saúde do seu bebê e na sua. Se você não consegue se motivar sozinha, que seu bebê seja seu estímulo para levar uma vida mais saudável, ele agradecerá e você também se sentirá melhor depois, tenha certeza disso.

#2 DICA: FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Caso você não pratique exercícios físicos regularmente, provavelmente seu médico não vai liberar para você praticar exercícios físicos no primeiro trimestre da gestação, mas se tudo correr bem, no segundo trimestre você já estará liberada para praticar, então é hora de colocar um tênis bem confortável e mandar a preguiça embora. Até porque geralmente no segundo trimestre a maioria das grávidas retoma seu pique e se sente muito mais disposta para tudo, é a hora certa de aproveitar o retorno da disposição e fazer caminhadas, alongamentos, pilates, etc…claro sempre com o acompanhamento do seu médico. Se você estiver liberada, aproveite! Você se sentirá melhor e seu bebê também. Quanto mais regular forem os exercícios físicos mais resultados você obterá, como o alívio das dores musculares, melhor oxigenação do sangue,  melhores noites de sono e mais disposição.

#3 DICA: DURMA O QUANTO PUDER

É óbvio que não existe estoque de sono! Então não adianta dormir agora para não dormir depois que o bebê nascer…MASSSS….não significa também que você simplesmente tem que sucumbir a exaustão completa! A gravidez exige muito da mulher fisicamente falando, então é MUITO importante que você descanse o quanto puder. Se você trabalha fora, aproveite para dar um cochilo pós almoço, será um ótimo remédio para recarregar as energias para a tarde. Quando chegar em casa, não queira sair faxinando tudo, faça uma pausa, coloque as pernas para cima e relaxe um pouco. O bebê sente todo o estres e cansaço que você sente, então é muito importante tanto para ele quanto para você fazerem um pitstop e recuperarem as energias gastas durante o dia. Não exija tanto de você mesma, lembre-se nesse momento a prioridade é seu bebê! Veja AQUI mais e importância do dormir bem na gestação.

#4 DICA: NÃO DEIXE AS COISAS PARA A ÚLTIMA HORA

É normal que só se comece a ver as coisas do enxoval quando se sabe o sexo do bebê mas isso é geralmente só entre o quarto e quinto mês da gestação, ou seja,  praticamente no meio dela, e daí é aquela correria! Portanto comece antes, para que você faça as coisas de forma lenta e gradual, sem estres e nem correria, respeitando seu corpo, seus limites e principalmente cuidando do seu bebê. Existem muitas coisas que podem ser vistas antes de se saber o sexo, como os móveis do quarto que geralmente ficam em tons neutros como branco ou cor de madeira. Você pode já ir vendo o berço, trocador, banheira, guarda-roupa, cômoda, etc… Também já pode ir vendo modelos de babá eletrônica e até brinquedos que independem do sexo, como tapetinhos de atividades por exemplo. Deixe para decidir e comprar itens mais específicos como roupas e itens de decoração quando souber o sexo, mas os demais itens já vá vendo no primeiro trimestre da gestação evitará cansaços desnecessários depois. Você pode imprimir AQUI uma lista de enxoval, para ser seu check list e não acabar se esquecendo de nada.

#5 DICA: FAÇA UM CHÁ DE BEBÊ

Sei que tem muitas mães que não querem fazer chá de bebê, claro que cada mãe tem sua opinião, mas no geral o chá de bebê é um momento agradável para se passar com os amigos e familiares. Um momento para comemorar junto com as pessoas que amamos a chegada do bebê, aonde todos se alegram e você recebe muitas palavras animadoras e presentes. Um momento de descontrair e curtir um pouco! Veja AQUI alguns motivos para organizar um chá de bebê.

#6 DICA: REGISTRE SEU MOMENTO

Acredite, depois do 4°, 5° mês de gestação os dias vão voar…vai passar tão rápido que você vai querer poder guardar na memória esse momento tão gostoso. Não deixe de registrar o crescimento da sua barriga, você pode fazer o acompanhamento em casa mesmo, pode ser usando a mesma roupa, ou só da barriga na frente do espelho, vale tudo, desde que você possa registrar mês a mês, ou semana a semana o crescimento da sua barriguinha. É legal fazer um book de gestante, e nisso você pode inovar fazendo ao ar livre por exemplo, fugindo das fotos de estúdio que já estão batidas…indo para algo mais natural como fazer fotos em uma praça, ou em pontos históricos da sua cidade, etc…deixe sua imaginação correr solta e faça desse momento um momento para eternizar na memória! Existem mulheres que depois de ganhar o bebê chegam a sentir saudades de suas barrigas…hehehe…AQUI tem algumas dicas para você fazer o seu book de gestante, aproveite e confira!

#7 DICA: INFORME-SE

Certo que será uma enxurrada de informações desde o dia que você descobrir que está grávida até o fim da gestação, e acredite só vai aumentar, espere para ver quando o bebê nascer…hehehe…mas é melhor termos muita informação do que não ter informação nenhuma não acham? Imagina chegar no momento de dar o primeiro banho no seu bebê e você não saber nada?! Será um desespero total !!! Embora é claro mesmo sabendo um monte de coisa, ou até mesmo ter feito um cursinho de gestante, na vida real com o seu bebê nos braços parece que você esquece de tudo, mas depois de algumas respiradas profundas você se acalma e põem a cabeça no lugar para funcionar e é nessa hora que é MUITO importante ter um bom depósito na sua mente, para poder usar com sabedoria os conselhos, dicas, informações, ensinos, etc… que adquiriste ao longo da gravidez. Portanto se existe um momento de você ler, se informar sobre tudo é AGORA! Portanto leia, pergunte, questione, faça cursos, treine com seus sobrinhos, filhos de amigos, etc… use de todos os recursos que temos hoje em dia para poder saber se virar depois! Alguma informação é sempre melhor que nenhuma informação, lembre-se disso!

#8 DICA: NAMORE BASTANTE

Isso mesmo, namore muito! Os hormônios estão a mil, então nada melhor que aproveitar a “deixa” para curtirem muitos momentos só vocês dois. A vida a dois logo após a chegada do bebê vai ficar um pouco de lado até as coisas se ajustarem (acredite as coisas irão voltar ao normal, mas isso pode levar um tempo), então nada melhor que aproveitar esse período para fazer muitas coisas juntas, irem ao cinema, jantarem fora, namorarem MUITOOOO…o amor está no ar e então deixem a química rolar….certamente será benéfico para você, seu parceiro e para o bebê!

 

 

close