Como preparar os filhos para o retorno presencial das aulas?

Diálogo, paciência e orientação são algumas dicas. Continue lendo esse post e ajude a preparar seus filhos para o retorno presencial das aulas.

O período de pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todas as famílias, trazendo muitos desafios, que incluem as atividades escolares remotas. Por isso, a pergunta: como preparar os filhos para o retorno presencial das aulas? Além de se adequar ao lado prático, é preciso lembrar o quanto o aspecto emocional é afetado por todas essas alterações.

“A perspectiva do retorno definitivo às aulas presenciais é mais um momento que convida educadores e pais à reflexão e à preparação também em âmbito emocional”, afirma o diretor geral do Colégio Marista Arquidiocesano, Carlos Dorlass.

O Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), irá manter um plano de aulas online, mesmo com o retorno presencial (ensino híbrido), assim como a grande maioria das escolas particulares do Brasil. As atividades contemplam a carga horária obrigatória e são disponibilizadas em ambiente virtual. Nesse espaço, os professores compartilham conteúdo, fazem comentários e verificam a participação do aluno.

Algumas atitudes podem ajudar no diálogo com as crianças sobre o retorno presencial das aulas:

1.Lide com as expectativas

Uma estratégia para trabalhar com as expectativas das crianças é dar vazão à imaginação. Como você imagina que vai ser quando voltar para sua escola? Do que está com saudades? O que vai querer fazer quando estiver lá novamente?

Contudo, se perceber que esse exercício está gerando ansiedade na criança, não precisa forçar. Haverá outros momentos para que tais reflexões possam ocorrer naturalmente.

2. Desenvolva a paciência

Essa é uma estratégia importante não apenas para o retorno das aulas presenciais. Sendo assim, um meio interessante pode ser a realização de atividades que evidenciem o processo, nas quais se perceba a contagem do tempo e os prazos necessários para cada etapa. Cultivar plantas, montar um calendário de datas especiais, propor jogos mais elaborados podem ser estratégias nesse sentido.

#dicademae: Tem desconto progressivo em material escolar na Amazon, clique aqui e confira!

3. Oriente as crianças

Neste momento, o acompanhamento de mães, pais e responsáveis será fundamental para que as crianças possam compreender o momento.

Os pais podem repassar com as crianças as orientações de saúde, higiene e segurança, antes da chegada a escola. Será importante perceber que haverá restrições de atividades, de contato físico, de aglomeração, que ainda serão necessárias, o que poderá causar frustrações (que não devem ser repreendidas).


Aproveite e confira:


4. Diálogo em casa

Com o diálogo os pais poderão perceber como a experiência do retorno será sendo vivenciada pelos filhos.

5. Converse com a escola

O momento tem provocado dúvidas, dificuldades? Entre em contato com a equipe da escola, troque impressões, percepções e faça questionamentos.

close