DIY: luminária de árvore de Natal para fazer com as crianças

O Natal está chegando e uma casa com crianças não pode faltar uma decoração especial, não pode faltar uma árvore de natal.

No Natal passamos tempo com quem gostamos e curtimos o fim de ano em uma gostosa celebração. O momento fica ainda mais especial quando nos deixamos contagiar pela alegria e comunhão dessa data repleta de significados.

A arquiteta Gabi Aude, do canal Decorando com Gabi Aude, sugere que as famílias se envolvam em atividades a fim de preparar em conjunto a decoração do Natal. É aí que os DIYs entram em cena.

Pais e crianças podem colocar a mão na massa, criando enfeites com grande valor emocional, que viram presentes sensíveis e marcantes.

No tutorial abaixo, Gabi ensina a fazer uma luminária lúdica de árvore de Natal, fácil para criar com os baixinhos:

Material necessário:

  • Papel Paraná A3 em duas gramaturas diferentes
  • Luz pisca-pisca
  • Tinta guache e pincel
  • Fita adesiva
  • Cola quente ou cola instantânea
  • Tesoura
  • Lápis
  • Objeto para furar
  • Molde de árvore (um pedaço de papelão com o desenho da árvore)

Dicas: esse projeto requer duas gramaturas diferentes de papel paraná. Uma delas deve ser mais firme para compor a estrutura principal da árvore. A outra precisa ser mais maleável, para as bordas, que são curvas. O pisca-pisca usado no tutorial é de bolinhas, mas também é possível usar um modelo comum.

Modo de fazer:

1. O primeiro item necessário para execução do tutorial é o molde (tamanho A3), assim como o papel. Ele pode ser feito de papelão, desenhado à mão livre de acordo com imagens de árvore de Natal da internet.

2. Com o molde pronto, basta colocá-lo sobre o papel paraná, fixando-o com fita adesiva para que ele não se mova. Trace o molde sobre o papel e corte em seguida. A estrutura principal da luminária está pronta!

3. A lateral da árvore será feita com o papel paraná de gramatura menor, tornando o material mais maleável. Corte tiras entre 5 cm e 10 cm do papel paraná. Em seguida, molde a tira na primeira curva da árvore, dobrando-a com cuidado. Tire a medida da curva e corte o papel. Faça isso até que o contorno da árvore esteja completo.

4. Passe a cola quente ou a cola instantânea na parte inferior das tiras e vá colando-as na lateral da árvore, de maneira que fiquem “em pé”. Mantenha-as pressionadas por algum tempo, para que as colas sequem e os papéis se fixem o suficiente.

5. Conte a quantidade de luzinhas no fio de pisca-pisca. O fio usado nesse tutorial contém 20 luzinhas. A partir disso, faça pontinhos com o lápis na estrutura da árvore para demarcar os furos onde as luzes serão colocadas. Esse passo não precisa de medidas e pode ser feito a olho. Em seguida, fure cada pontinho feito com uma chave de fenda ou outro objeto.

6. Chegou a hora favorita das crianças – pintar! Coloque aventais nos pequenos e faça a festa com guache verde e pincel. Você pode usar mais de um tom de verde para pintar, se preferir.

7. Depois que a estrutura estiver toda seca, coloque as luzes nos buraquinhos.

8. Você também tem a opção de enfeitá-la com um laço e estrelas no topo: seja criativo! Sua árvore está pronta, para decorar o quarto das crianças e deixá-las cheias de orgulho pelo projeto feito esse Natal.

Aproveite e confira mais essas ideias de decoração de natal:

close