Educação Infantil: Dicas de atividades com o alfabeto

Vocês sabem que adoro dar dicas sobre o tema educação infantil! Hoje vamos ver dicas de como apresentar o alfabeto para uma criança.

Faço atividades com a Isabela desde sempre, eu adoro e ela adora esses momentos. Quando ela era bem bebê eu criava brinquedos, coisas simples, sempre pensando em coisas para ela se divertir e ao mesmo tempo ajudando no seu desenvolvimento.

Quando eu digo “atividades” às vezes parece algo chato, mas não, ela adora, fica feliz e pede para fazer.

Começamos à duas semanas a ver as vogais com a Isabela (ela começou a perguntar muito sobre letras, palavras e me dizer “mamãe eu não sei ler” ) então resolvi começar a fazer atividades sobre isso, já que ela está interessada, começamos com a letra A. Vemos uma letra por semana.

Para você que acha que é muito cedo para ensinar as letras para uma criança, confira o post de educação infantil – Montessori – Períodos Sensíveis da Criança.

Coisas que fizemos:

  • comecei usando o material “Atividades de alfabetização com a Bíblia” que comprei no site www.materiaisdehomeschooling.com
  • deixei um cesto (sempre adorei usar cestos) na sua estante de livros a semana toda com a letra A impressa e com objetos com a letra A.
  • deixei a Arca de Noé ao lado do cesto (pois é grande e não cabe no cesto kkkkk) para ela também brincar e lemos a história da Arca.
  • lemos também outros livros que começam com a letra A.
  • fizemos atividades de pintura e colagem, como essas da foto:

educacao-infantil

Foto 1: ela pintando os círculos da letra A com um balão
Foto 2: pintando a letra A com o dedo
Foto 3: colando arroz na letra A
Foto 4: colando areia colorida na letra A

E sobre essas páginas impressas com as letras?

Eu baixei um calhamaço do site Estimulando meus filhos, são 233 páginas, uma página para cada letra, porque essa apostila foi pensada para ser usada com crianças bem pequenas, que ainda não tem muito domínio sobre os limites do papel, e precisam de um espaço amplo para traçar.

Nessa apostila vem 8 atividades diferentes para fazer com cada letra. Fazemos as 8 no espaço de uma semana e depois partimos para a próxima letra.

Os tipos de atividades com letras são:

1 – LETRAS ARCO-ÍRIS – Consiste em traçar repetidas vezes a letra com giz-de-cera, cada vez com uma cor.

2 – LETRAS FURADINHAS – com uma caneta de ponta fina, sem tinta, e uma toalha ou placa de isopor por baixo da folha, a criança faz furinhos no contorno da letra.

3 – LETRAS PARA PINTAR – Aqui a criança não precisa fazer o traçado, pode pintar livremente. A ideia é ela reconhecer a letra na palavra embaixo, e memorizar o som que a letra faz.

4 – LETRAS SENSORIAIS – São 26 sugestões de materiais com texturas interessantes para colar em cima das letras, um para cada letra. A cada nova lição, ela revisa as que já fez, tocando uma por uma.

5 – LETRAS CARIMBADAS – com uma tampinha de garrafa PET e um pedacinho de EVA é possível construir um carimbo, que você pode usar numa almofada de carimbo ou em tinta guache mesmo. A criança vai carimbando em círculos que formam o traçado da letra. Obs: Essa atividade o carimbo eu fiz com um balão pequeno e não com tampinha.

6 – LETRAS COM TINTA – mais uma forma divertida de treinar o traçado.

7 – LETRINHAS FORMIGUINHAS – Para treinar o traçado também. Observe a maneira e a força com que a criança segura o lápis.

8 – LETRINHAS MONTESSORIANAS – atividades que a criança pode fazer… numa primeira etapa, passar os dedinhos em cima para reconhecer a forma da letra, ou colocando uma folha em branco em cima e passando o giz de cera para descobrir a letra, ou ainda, olhando para ela e copiando numa folha em branco ou numa caixa de areia. Nós escolhemos colar areia colorida.

9 – FONEMAS – Para cada letra há uma micro-história (uma situação) que leva a criança a fazer o som da letra.

Preciso dizer que ela adorou essas atividades? Não… Semana tranquila, divertida e produtiva por aqui!