Enxoval de menina – o que não pode faltar e o que não é necessário

Saiba aqui o é útil e que você não pode deixar de ter no enxoval de menina e também o que você não precisa nem se preocupar em gastar seu dinheiro.

E você descobriu o sexo do bebê, MENINA, mundo cor de rosa a vista, e daí começam as milhões de dúvidas do que comprar, do que não comprar, do que é útil, do que não é, enfim você quer mesmo é saber o que não pode faltar no enxoval da sua menina.

Para ajudar as mamães de primeira viagem, e as demais também, antes de saírem enlouquecidas as compras, comprando tudo que encontram pela frente, afinal vai dizer que esse mundo cor de rosa não é imenso, cheio de ofertas e opções, para todos os gostos, então vamos pegar leve, para não acabar entrando em uma roda de consumismo insano e vamos optar por fazer um consumo mais consciente, ou seja, dentro do que realmente será necessário para o bebê e não simplesmente comprar porque é bonitinho.

Já ouviu aquela expressão: “bonitinho mas ordinário”, é bem por aí, as vezes somos pegas no marketing pesado que as lojas fazem e achamos algo lindo, mas muitas vezes é pouco funcional, acabam por se somar inúmeros itens de enxoval que infelizmente ficamos sem usar, estão lá, lindos demais mas de fato pouco úteis.

Bora falar do prático, o que de fato não pode faltar no enxoval de menina:

BODY

enxoval de menina
Body não pode faltar no enxoval de bebê. Você vai usar muito. E é uma peça muito prática. Imagem: Pilili Moda Infantil

De manga longa e/ou de manga curta, bodies são coringas indispensáveis em seu enxoval. Você precisa ter em torno de 6 de cada tipo e tamanho, ou seja, 6 de manga longa e 6 de manga curta, e nos tamanhos RN, P, M e G.

Após o G dependendo da idade da criança ela ainda vai usar body, ou dependendo do tamanho da criança ela já deixe de usar e passe a usar as camisetas. Bodies são muito práticos, pois tem abertura embaixo, que facilita a troca de fraldas, e quem é mãe sabe o quanto essa funcionalidade é importante!

Os bodies podem ser usados embaixo dos macacões ou só eles, depende do clima que estiver fazendo. Escolha alguns tons neutros para serem usados por baixo das demais roupas, e alguns com estampas mais coloridas de destaque para serem usados aparecendo.

MACACÃO

dicas sobre enxoval de menina
Muito útil, mantém o bebê quentinho e lindo. Imagem: imperialbaby

Macacão inverno ou verão, também são peças indispensáveis. Existem macacões de diversos modelos e tecidos. Para os bebês que nascerem no verão, opte pelos macacões mais fresquinhos de algodão que permitem que a pele do bebê respire. Já os que nascerem no inverno, opte pelos de tecido de fleece, que é bem quentinho, não “pega bolinha”, tecido de boa qualidade que vai durar por bastante tempo.

O pulo do gato é você optar em comprar macacões com zíper, é com certeza o mais funcional de todos os modelos, porque abrir e fechar botão por botão com a criança chorando, não é uma coisa muito legal, a menos que você goste de “trabalhar” sobre pressão!


Aproveite e confira:


FRALDAS DE BOCA

enxoval de menina dicas
Fraldinhas de boca são indispensáveis no enxoval de bebê. Imagem: Grão de Gente

Tenha várias pois elas são usadas para limpar a boquinha do bebê depois da mamada, para colocar por cima da sua roupa na hora de fazer o arroto do bebê, para que a pele sensível do bebê não entre em contato com a sua roupa diretamente (afinal você circulou com essa roupa, que o bebê vai encostar a boquinha dele).

As fraldinhas de boca também servem para limpar vômitos e regurgitações além de servirem de naninha/cheirinho. O ideal é que você tenha em torno de 10 ou mais fraldinhas de boca, e elas podem ser personalizadas com o nome da bebê, ou com desenhos. Opte pelos modelos de algodão.

MEIAS e SAPATOS

Bebê precisa mesmo de sapatinhos? Imagem: Grão de Gente

As mamães piram com os calçados de menina, um mais lindo que o outro…mas a verdade precisa ser dita, os bebês não andam, logo não adianta comprar zilhões de sapatinhos se o bebê não vai usar nem metade deles.

Então se você quer comprar um ou outro modelo ok, mas não precisa ter mais do que 5 sapatinhos para ocasiões especiais. Nas demais ocasiões o que você mais vai usar serão as meias, existem diversos modelos, meias com estampas de calçados, em formato de sapatilha, com emborrachado em baixo (pra quando começar a caminhas são ótimas).

Para colocar embaixo dos macacões nos dias frios ou até mesmo se for um dia quente você irá usar, pois o bebê perde muito calor corporal pelo pé, por isso a importância de manter o pezinho bem quentinho mesmo nos dias quentes.

CALÇAS

Modelos de calças para bebê. Imagem: pontofrio

Muitas vezes são conjuntos, body por baixo e a calça ou o famoso mijãozinhos por cima.

Existem calças com pé ou sem pé. As vantagens do modelo com pé é que ele impede que as meias caiam do pé do bebê (e você vai ver como isso acontece com frequência), já as vantagens da calça sem pé, é que você consegue usar ela por mais tempo, e isso também é algo a se considerar se tratando de bebês que pulam de um número para outro em questão de dias.

E também existem o modelo como o da foto, que pode usar tanto com o pezinho de fora como se fosse calça normal ou fechando como se fosse uma calça com pé.

LAÇOS

Laços de cabelo para meninas. Imagem: Mercado Livre

Laços NÃO podem faltar em um enxoval de menina, mas muito cuidado aqui, tem mães de menina que exageram nessa hora, e colocam laços apertados, ou gigantes, que acabam por machucar a cabecinha do bebê, ao invés de enfeitar.

Lembre-se que a saúde do bebê vem antes da estética. Então opte por lacinhos feito de tecido de meia calça, pois são modelos mais elásticos e que não apertam a cabeça do bebê que está com a moleira aberta ainda e em processo de fechamento.

A beleza do bebê reside nele mesmo e não nos acessórios que você coloca, até porque no dia a dia eles acabam até atrapalhando. Mas é legal ter alguns modelos para ocasiões especiais, mas neste caso, teste os modelos antes de adquirir para ter certeza que não irão apertar ou machucar a cabecinha do seu bebê.

Gostou das dicas sobre enxoval de menina?

close