Erotização infantil e sexualidade precoce – a responsabilidade é de todos!

Hoje temos participação da Jaqueline Castanheira, mineirinha do interior, 33 anos, formada em Moda e apaixonada por criança. Seu blog – Dicas de moda Infantil – traz as últimas novidades da moda infantil e ótimas dicas para as mamães estarem sempre antenadas com esse universo! Confira as dicas!

Segundo especialistas, transformações econômicas, sociais e culturais das últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias e principalmente o acesso infantil a informações do mundo adulto tem afetado drasticamente as crianças, gerando uma crise da infância contemporânea.

Thylane Lena-Rose Blondeau 

modelo francesa que aos 10 anos causou polêmica no mundo fashion com fotos inapropriadas

 erotização-infantil-2 erotização-infantil

Suri Cruise, que desde muito cedo se tornou ícone fashion.

fashion-suri-cruise

A mídia vem substituindo a representação de ingenuidade e pureza por outras extremamente erotizadas. Em relação às meninas esse apelo é ainda maior, pois desde bem novinhas somos empurradas para a preocupação com nossa aparência e com a maneira como apresentamos nosso corpo perante o olhar alheio. E o pior, muitas dessas meninas acabam tendo essa preocupação exacerbada pela imposição de suas famílias em participar de concursos de beleza infantil que vem crescendo assustadoramente pelo mundo.

 Eden Wood – modelo americana que aos 6 anos já tinha vencido mais de 300 concursos de beleza

modelo-infantil modelo-infantil-2

Olhem quanta diferença das fotos em que ela está super produzida para as outras com aparência bem natural. Particularmente, acho que ela está muito mais bonita sem produção nenhuma!

modelo-infantil-4 modelo-infantil-3 

Outro dia, assistindo a um reality show americano sobre concursos de misses mirins fiquei chocada com a atitude da vencedora de apenas 5 anos: ao receber o dinheiro do prêmio, ela fez um leque com as notas e ficou abanando as outras finalistas e as provocando diante de todos!

Mais uma vez os especialistas alertam: nenhuma menina deveria ser tratada dessa maneira e muito menos ter sua infância prejudicada pela imposição desses estereótipos do que é ser feminino, desse treinamento para ser mulher e futura consumidora de produtos de beleza e etc.  Essas crianças que vivem o dia a dia dos concursos de beleza tem essa vivência multiplicada a níveis que dificilmente não afetarão suas vidas no futuro e no modo como se enxergam como pessoas.

Hoje em dia se encontra facilmente no mercado produtos como: sapato de salto alto para crianças e sutiã com enchimento para meninas de 6 anos!!!

sapato-de-salto-alto-crianças sapato-de-salto-alto-crianças-3 sutia-infantil sutia-infantil-2 sutia-infantil-4sapato-de-salto-alto-crianças-2

Isso prova que o corpo infantil vem sendo alvo de constantes e acelerados investimentos. Essas práticas de erotização infantil causam uma série de males, interferem no comportamento e acabam acelerando cada vez mais um processo que exige tempo e que já é acelerado demais nos dias de hoje.

Nós, pais, devemos estar atentos a roupa que vamos comprar para os nossos filhos, em especial para a filha, já que a erotização infantil está se propagando de uma maneira assustadora e tem preocupado sociólogos, psicólogos, educadores e a sociedade em geral.

Para refletir

“Sexualidade mexe com hormônios, e hormônios tem seu tempo. Levar o erotismo para a vida de uma criança, é como exigir de uma máquina que funcione antes de estar pronta. Ela não vai funcionar bem. A diferença é que uma máquina pode ser consertada com reposição de peças, mas um ser humano deformado pode nunca chegar a ser totalmente recuperado.”

Ronaldo Miguez

Comente com o Facebook

comentários