Exercícios ao ar livre para crianças

Quer dicas de exercícios ao ar livre? Continue lendo esse post e coloque as crianças em movimento!

Os exercícios físicos são imprescindíveis para o desenvolvimento das crianças, elas devem praticar regularmente exercícios físicos, para o fortalecimento dos ossos, aumento da elasticidade e desenvolvimento motor.

E a melhor forma de praticá-los é ao ar livre, aonde a criança possa se expressar de forma livre, sem a interferência das telas ou da rotina da casa, tendo contato com o meio ambiente a sua volta, de forma a relaxar e diminuir o stress e a frequência cardíaca.

As crianças tem menor capacidade de produzir lactato e, por isso, não ficam doloridas e com os músculos cansados após a práticas de exercícios como os adultos.

*No caso da criança ter rinite, sinusite, doenças cardíacas ou estiver acima ou abaixo do peso, é recomendado que o pediatra seja consultado para que sejam feitas algumas avaliações para verificar se é necessário algum cuidado especial para a realização do exercício.

Os principais benefícios da atividade física na infância são:

Ossos mais fortes

Os exercícios físicos que produzem impacto como corrida, futebol, saltos, etc promovem o desenvolvimento ósseo, reduzindo assim o risco de osteoporose na vida adulta podendo ser colhido seu benefícios até a menopausa.

Crianças mais altas

Crianças que são ativas tendem a se desenvolver melhor e portanto são mais altas comparadas com aquelas que não praticam nenhum exercício físico. Pois a atividade física favorece o crescimento infantil, um vez que os músculos são contraídos, os ossos respondem ficando maiores e mais fortes.

* lembrando que existe um fator genético também que influencia na questão do crescimento infantil, esse fator não deve ser ignorado.

Diminuição do risco de sedentarismo na vida adulta

Quanto mais ativa a criança for na infância na prática de exercícios físicos, ela tende a criar esse bom hábito e levará ele para toda a sua vida, reduzindo assim as chances de sedentarismo tanto na adolescência quanto na vida adulta. Diminuindo os riscos de problemas cardíacos, infartos, AVC e permitindo a esse adulto ter uma melhor qualidade de vida.

Melhora na auto-estima

Em geral as crianças que praticam exercícios físicos tem uma melhor auto-estima, são confiantes e felizes, gostam de compartilhar suas conquistas, expressam melhor seus sentimentos, e portanto aprendem a lidar melhor com eles, seja a frustração ou a alegria, tornando-os adultos emocionalmente estáveis e maduros.

Manutenção do peso adequado

Sem falar na queima de gordura, para as crianças que precisam de um maior gasto calórico, o exercício físico contribui consideravelmente pois ele ajuda na queima de gorduras acumuladas e também ajuda a manter a criança dentro do peso ideal.

Quanto tempo é o ideal de atividade física diária para a criança?

https://blog.laredo.com.br/
  • 3 a 4 anos: devem ter, pelo menos 180 minutos de atividades físicas diversas, dos quais pelo menos 60 minutos de atividade de intensidade moderada a vigorosa, durante o dia.
  • 5 a 11 anos: devem fazer ao menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa, incluindo atividades para fortalecer o sistema músculo-esquelético três vezes por semana.

Algumas atividades físicas que podem ser realizadas ao ar livre:

Pular corda

https://sme.goiania.go.gov.br/

É um ótimo exercício que pode ser praticado em grupo ou individualmente, não requer muito espaço e é relativamente simples de ser realizado.

As crianças a partir dos 7 anos de idade, precisam de atividades com coordenação motora e identificação de ritmo e tempo das brincadeiras, e pular corda é uma ótima opção pois as crianças precisam realizar vários movimentos como pular, agachar, girar e revezar os pés para se equilibrar. As crianças menores também podem brincar de corda, mas com auxílio dos adultos para guiar a corda, neste caso por exemplo as crianças podem pular a corda no chão em movimento, do tipo “cuidado a cobra” !

Corrida

https://www.malinhapronta.com.br/

Que criança não ama correr?! A corrida já está pulsando dentro delas durante toda a infância, portanto é preciso apenas direcionar esse exercício físico para um melhor aproveitamento.

  • Estabeleça uma distância e cronometre o tempo de corrida das crianças, elas amam desafios principalmente se tiverem outros amigos para participar junto;
  • Coloque um barbante com pregadores entre dois pilares, no lado oposto aonde o fio está preso, coloque fitas coloridas, e peça a criança para pegar uma fita e correr até o pregador e prendê-la no barbante, mas claro que toda a brincadeira deve ser cronometrada para dar mais emoção e dinamismo.

Circuito

https://br.freepik.com/

Os circuitos são ótimas atividades físicas pois envolvem, além de corrida outros movimentos favorecendo o desenvolvimento de várias habilidades motoras como agachar, pular, escalar, equilibrar, etc.

  • Com o auxílio de fitas adesivas coloridas, estabeleça um circuito do tipo: do ponto 1 ao ponto 2 ela deve ir correndo, do ponto 2 ao ponto 3 ela deve ir andando de costas, do ponto 3 ao ponto 4 ela deve ir pulando, etc.
  • O chão é lava: é um tipo de circuito só que com obstáculos, a criança deve seguir a trilha do chão, porque se ela sair da trilha ela irá se “queimar” e assim perde o jogo. A trilha pode ser feita com fitas adesivas, com bambolês, etc. coloque obstáculos no meio do caminho que conferem dificuldade ao circuito.

Aproveite e confira:


Saltos em distância

https://www.todoestudo.com.br/

Os saltos ajudam a fortalecer os ossos, portanto é importante estimulá-los, para isso coloque uma fita adesiva no chão demarcando o ponto máximo até aonde a criança deve correr para pegar impulso para saltar. Depois marque no chão o salto de cada um, quem saltou uma maior distância. Essa atividade favorece a estimulação das habilidades motoras de força, flexibilidade e movimento.

Caça ao tesouro

https://www.ehow.com.br/

A caça ao tesouro, é uma brincadeira que mistura exercício físico e raciocínio, portanto é ótima para as crianças. Basta esconder um “tesouro” e fornecer a criança pistas para ela desvendar aonde o tesouro está escondido, cronometre o tempo, trazendo mais ação a brincadeira toda.

Gostou dessas dicas de de exercícios ao ar livre?