Experiências de viajar em família com bebê pequeno

Desde que a Beatriz nasceu (há 1 ano e 4 meses) já viajamos algumas vezes, quando ela tinha 3 meses fizemos nossa primeira viagem para Gramado-RS, ficamos 5 dias lá, foi um desafio e tanto, era nosso aniversário de casamento e queríamos comemorar de alguma forma, mesmo que fosse com a belezura junto e então arriscamos. Aproveitamos mas cansamos também, principalmente porque dormir todo mundo junto reunido no mesmo quarto não é muito simples para nós, já que a Bia dorme no quartinho dela desde os 20 dias de vida, então ela está acostumada a ter o espaço dela e nós o nosso…kkkkk…mas não nos impediu de dormir, só tivemos que lidar com os barulhos uns dos outros (ô povo que faz barulho enquanto dorme..kkkkk).

Lá em Gramado, no hotel que ficamos tinha piscina térmica, então foi a primeira vez que a Beatriz entrou na piscina, foi muito legal, claro que as entradas na piscina tinham que ser rapidinhas afinal ela só tinha 3 meses, mas ela ficou bem quietinha curtindo a “vibe”!!!Foi bom para a mamãezinha aqui poder dar uma espairada também, pois como a Bia nasceu em Junho, pegamos muito tempo de frio e chuva que nos fez ficar entocadas dentro de casa durante semanas… então viajar fez muito bem para nós todos!

Quando ela tinha 4 meses fizemos um upgrade e fomos bemmm mais longe, viajamos para o Rio de Janeiro de avião, éramos padrinhos de casamento de uns amigos, e então aceitamos o desafio e embarcamos nessa aventura, o desafio maior nessa viagem era o percurso no avião, mas recebi um conselho de dar mamar para ela na hora da decolagem e na hora do pouso para aliviar a pressão do ouvidinho, e deu super certo, Bia até dormiu no peito e descansou a viagem, quando ela acordou revesei com o papai para entreter ela, o bom é que a viagem não era muito longa, então transcorreu tudo bem. Dessa vez ficamos na casa de uns amigos ao invés de hotel e isso permitiu que aproveitássemos mais, até sair para jantar sozinhos saímos, foi muito gostoso! E lá no RJ foi a primeira vez que a Bia conheceu a praia, sim fomos para a beira da praia com ela (claro devidamente protegida) e não, não coloquei ela no mar (ainda não surtei total), mas ela pôde curtir a brisa do mar e pensa que chique, no RJ !!! Como moramos no RS, curtir a praia do RJ é coisa chique…kkkkk….

Depois dessas viagens seguidas, resolvemos dar uma pausa e só fomos viajar de novo com a Bia em Fevereiro desse ano (2016), ela já estava com 8 meses, fomos para SC só que dessa vez o desafio era fazer uma viagem longa com ela de carro, a viagem normal dá em torno de 6 horas, mas com crianças essa quantidade pode variar muito..kkkk… preferimos ir de dia, então não tínhamos a otimização de ela ir dormindo o trajeto todo, ou seja a nossa viagem começou por volta das 08h da manhã e só chegamos ao nosso destino as 17h da tarde, canseira! Claro que nisso tivemos momentos com ela acordada e dormindo no carro, mas sobrevivemos, fizemos algumas paradas para ela dar uma espraiada do carro, porque até para nós adultos é cansativo viagens longas de carro né?! Já lá em Floripa foi a primeira vez que a Bia entrou no mar, coisa mais gostosa desse mundo todo, água bem geladinha, ela não reclamou, curtiu!

E para comemorar a lembrança da nossa primeiras viagem juntos como família que foi para Gramado no ano passado, quisemos reviver esse momento de novo, então em Setembro agora fomos para Gramado de novo, mas dessa vez ficamos menos tempo, mas aproveitamos muito mais, aproveitamos bem mais a estrutura do hotel para crianças, desde piscina, pracinha, etc… e nosso passeio dessa vez foi bem família, fomos para o lago negro e passamos a tarde por lá, vendo patos, jogando bola, comendo, rindo, nos divertindo em família, coisa bem boa!

E para finalizar nossa maratona de viagens final de semana passado fomos para Torres( uma praia aqui do RS, bem bonita divisa com SC) , é dessa vez não rolou RJ… snif…mas foi muito legal passarmos esse tempo juntos com ela maiorzinha, cada dia que passa curtimos mais, aproveitamos mais… tem pais que tem medo de viajar com as crianças, e tem os que não gostam também… para os que tem medo, NÃO TENHAM, é um aprendizado, a cada viagem aprendemos a otimizar melhor o tempo, a viagem, as malas, os passeios, os relacionamentos, etc…e para os que não gostam de viajar com as crianças, sinceramente não os entendo! É tão super bommmmm! Na nossa viagem a Torres agora visitamos o Parque da Guarita com a Bia que já tinhamos ido quando éramos só nos dois antes, e percebi que da primeira vez tinha sido bom, mas dessa vez tinha sido muitooooo melhor, é como se faltasse alguma coisa antes, que agora é impossível não ter junto que é a presença da nossa fuzilica que alegra nossos dias, é emocionante mostrar as coisas pela primeira vez para ela, tudo é novo, ela tem interesse por tudo que a cerca, tudo é uma enorme descoberta e sua vida é baseada em explorar o mundo a sua volta e como isso é divertido e prazeroso! Ela dá o toque que faltava para nossas viagens!

Acho que o primeiro conselho que dou para os pais que ainda não viajaram com seus filhos e estão pensando no assunto é não tenham altas expectativas! Quanto mais expectativas temos, mais nos cobramos e acabamos frustrados quando as coisas não saem como esperamos, e isso geralmente acontece quando se trata de crianças, pois eles são imprevisíveis! Então o lance é pensar em ter um tempo em família para se curtirem para não se estressarem, para aproveitarem o máximo que der, dentro do melhor que puderem fazer. Se isso inclui não fazer os mesmos programas que antes, pense que agora vocês farão novos programas, é passar os dias sem pressa, curtindo a beleza de cada detalhe, sem cobranças, sem exigir demais de nenhum dos lados… com certeza fazendo isso, vocês terão um tempo maravilhoso juntos! Mas principalmente não deixem de aproveitar momentos assim tão especiais com seus filhos, ficará para sempre na memória deles, mesmo que sejam viagens curtas ou longas, para hotéis ou casa de amigos e parentes, serra ou praia, não importa… o importante é estarem em família, isso que é o mais gostoso!

Um pequeno registro das nossas experiências de viajar em família

Gramado- RS – Setembro de 2015 – Tomando banho na piscina térmica pela primeira vez!

dsc_0430-2

Niterói – RJ – Outubro de 2015 – Primeira ida a praia!

356

Praia da Pinheira – SC – Fevereiro 2016 – Primeiro banho de mar…brrrrrrrrr

148

Torres RS – Outubro 2016 – conhecendo a Praia da Guarita, muitoooo vento!

dsc_0026 dsc_0121

close