Férias escolares: confira dicas para se divertir com os pequenos em julho com mais brincadeiras e menos consumo

As férias de inverno chegaram! Mas, para boa parte das famílias, junto com o esse período de descanso também chegam os desafios sobre o dia a dia das crianças nestes dias. Pensando nisso, o Instituto Alana compartilha algumas dicas de atividades criativas, divertidas e, de preferência, sem consumo e uso passivo de telas, para que o mês seja recheado de brincadeiras, encontros, natureza e sustentabilidade.

Confira as dicas para as férias das crianças:

1- Nessas férias, muita natureza

Proponha às crianças atividades e passeios fora de casa! O contato com a natureza – seja em um passeio no parque, um mergulho no mar ou mesmo uma volta em alguma área verde do bairro – estimula todos os sentidos dos pequenos e contribui com seu desenvolvimento.

Reúna os pequenos, familiares, vizinhos e amigos e organize um piquenique ao ar livre recheado de brincadeiras como pular corda, amarelinha, esconde-esconde ou pega-pega. Pode ser no parque, na pracinha, ou mesmo no próprio condomínio.

Além da natureza, passeios por pontos históricos, museus, centros culturais e bibliotecas da sua cidade, por exemplo, também são oportunidades para descobrir novos espaços públicos e ampliar sua relação com eles. O site do programa Criança e Natureza disponibiliza mais conteúdos sobre os benefícios da natureza.

E não deixe de participar dos eventos da campanha #UmDiaNoParque no dia 21 de julho! São passeios, trilhas, exposições e palestras em diversos parques no Brasil inteiro.


Aproveite e confira:


2- Brincar, brincar e brincar

Correr, subir em árvores, pular em poças de água, brincar com terra, são atividades importantes para as crianças. Deixá-las brincar livremente – sem o direcionamento dos adultos – além de ser fundamental para o seu desenvolvimento integral, estimula a imaginação das crianças.

Quantas vezes você notou que seu filho transformou um objeto em outro, totalmente diferente? Quando um graveto pode virar uma varinha mágica, a poça d’água um rio para um barquinho de papel, tronco de árvore se torna uma ponte onde não se pode cair se não os jacarés vão pegar? No site do Território do Brincar há diversas brincadeiras inspiradoras de diferentes regiões do Brasil.

3- Trocar brinquedos é (muito!) mais legal do que comprar

Já pensou em organizar uma Feira de Troca de Brinquedos na sua região? Criada pelo programa Criança e Consumo, a atividade é uma maneira de fomentar a reflexão sobre os apelos ao consumismo na infância, além de incentivar que as crianças interajam entre si, a partir das trocas de brinquedos.

A Feira é uma alternativa sustentável de lazer e promove colaboração, socialização e criatividade entre a criançada, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Além das trocas, esses encontros apresentam novos hábitos e é possível ensinar que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar. Veja dicas de como montar uma feira ou saber se há alguma programada em sua região aqui.

4- Organize uma mini sessão de cinema em casa

Outra dica é organizar que as crianças adoram é uma exibição especial de cinema em casa, por meio da plataforma Videocamp, que reúne centenas de filmes inspiradores gratuitos. Entre eles, estão opções de animações curtinhas para as crianças. Selecione dois ou três vídeos, assista junto e, na sequência, converse com os pequenos sobre o que vocês viram e aprenderam.

Deixe à disposição lápis de cor e papéis, caso elas queiram escrever ou desenhar sobre a animação. Quinze minutos de cinema podem render horas de muito papo e diversão!

5- Brincar é assunto sério

Brincar é um assunto tão importante que é um direito da criança previsto no artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança, no artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no artigo 227 da Constituição Federal. O site do programa Prioridade Absoluta reúne informações sobre esse e outro direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Deixar as crianças terem o próprio tempo, possibilita que elas também encontrem o espaço para o ócio, seja descansando, contemplando o espaço onde estão ou descobrindo com seus próprios recursos e ideias sobre o que fazer.

Essas oportunidades são muito importantes para o desenvolvimento infantil. Lembre-se que você não precisa entreter a criança o tempo todo e que, quando os momentos de tédio e ócio são preenchidos por tempo de tela passivo, a criança está perdendo a chance de lidar com seus pensamentos e usufruir da sua própria companhia.

Post feito pelo Instituto Alana: Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

close