Festa Infantil: 10 dicas para produzir uma festa mais sustentável

Produzir uma festa infantil é sempre um desafio para nós mães. Temos que planejar os comes e bebes, decoração, escolher o tema da festa, são tantas as opções que chegamos a ficar confusas.

O grande problema em tudo isso, também é a quantidade de lixo gerada nesse tipo de evento. Por isso, para ajudar a produzir uma festa infantil mais sustentável, que ajude o planeta e ainda incentive as crianças a terem uma maior consciência ambiental, a bióloga, gestora ambiental e sócia-proprietária da Beegreen Sustentabilidade Urbana, Jéssica Pertile, separou algumas dicas.

10 dicas que vão te ajudar no planejamento da próxima festa infantil.

Planeje-se

Agradar crianças nem sempre é fácil, ainda mais quando se trata de festa de aniversário. Porém, hoje temos opções que possibilitam unir muita diversão com cuidado com o meio ambiente.

Para que isso aconteça, planejar é sempre a melhor solução. Pense no tema da festa, no lugar, na quantidade de convidados, e em tudo que será oferecido as pessoas. A partir daí, busque as opções mais práticas e sustentáveis para a festa infantil.

Mantenha a Simplicidade

É possível fazer uma festa infantil incrível sem gerar tanto lixo.

Depois que escolher o tema da festa, escolha produtos reutilizáveis como toalhas de pano, copos retornáveis – não precisam ser de vidro, existem milhares de opções de copos – , canudos, talheres e pratos mais sustentáveis, que possam ser reutilizados nas próximas festas.

Uma boa opção é escolher itens de cores neutra, assim você consegue combinar com qualquer tema nos próximos aniversários.

Mas e se a festa que você vai fazer for grande, como fazer para fugir dos descartáveis?

Opte por opções menos agressivas, como papel que degrada mais rápido. Espalhe pela festa algumas canecas com canetinhas, para que as pessoas identifiquem seus copos e pratos, a fim de evitar o desperdício.

Decoração

Uma opção que você talvez não goste da ideia no começo é: Evite balões!

Mas mantenha a mente aberta! Balões são lindos, mas ao mesmo tempo são altamente prejudiciais ao meio ambiente, e um perigo para as pessoas.

Os balões são fabricados de dois materiais: látex ou nylon. O látex é considerado o “mais adequado”, por ser biodegradável, mas pode demorar de 6 meses a 4 anos para se decompor, causando danos graves ao meio ambiente.

Outro problema está no uso do famoso gás hélio para encher os balões. Esse elemento nobre e de fonte não renovável é utilizado em setores importantes como a medicina e a ciência, e a falta dele pode afetar e muito nossas vidas.

Por isso, seja criativa! Vá até o quarto da criança e veja tudo o que você pode usar na decoração, como brinquedos, livros e objetos pessoais, que vão deixar a festa com a cara e a personalidade da criança.

É hora de convidar os amigos!

Uma das horas mais divertidas para as crianças é a de convidar os amigos. Uma ótima opção nesse caso são os convites digitais (você pode criar um evento privado no facebook para os convidados, ou enviar o convite pelo próprio whatsapp.

Uma ideia legal é você pedir para a criança desenhar seu próprio convite, digitalizar e enviar para os convidados.

Comes e bebes são fundamentais

Dicas para festa infantil sustentável!

Vai fazer uma torta salgada? Deixe na própria forma, cortadinha, assim as pessoas podem se servir com maior praticidade. Outra boa opção são frutas cortadas em cubinhos, são doces e saudáveis.

Pipoca faz sucesso em festa infantil.

Mas como estamos falando de festa infantil, não pode faltar brigadeiro e beijinho, já que as crianças (e adultos) adoram e você pode deixar na bandeja, para elas irem pegando e comendo. Se quiser dar um charme, uma opção legal são pedacinhos de retalho, é só você higienizar, cortar e acomodar os docinhos. Nada de plástico, ok? 

Use seus pratos e bandejas para doces e salgados da festa.

E sobre as bandejas e pratos? Aproveite e use o que você já tem em casa. Não tem? Escolha reutilizáveis, como dissemos acima e guarde para as próximas festas.

Suqueiras fazem sucesso nas festas!

Sobre as bebidas, use aquelas charmosas “suqueiras de vidro”, nela você pode colocar o que quiser e os convidados vão se servindo à vontade.

Seja criativa na hora de fazer a decoração da festa infantil.

E se você for encomendar as comidas e bebidas, converse com os seus fornecedores para que eles utilizem a menor quantidade possível de descartáveis.

Jogos e brincadeiras

Você pode contratar um animador e sugerir brincadeiras simples e divertidas para entreter a criançada.

Outra opção muito legal é você bolar junto com seu filho algumas brincadeiras para esse dia tão especial. Se tiver espaço ao ar livre melhor, existe uma infinidade de opções: esconde-esconde, pega-pega, pular elástico, entre outras. Deixe também seu filho escolher as músicas da festa, as crianças vão se divertir muito.

Viva! Hora dos presentes.

Você pode até tentar conversar com o seu filho sobre isso, mas estamos falando de crianças, faz parte da festa e você não precisa arruinar isso. Deixe a criança ter essa experiência.

Você pode pedir aos convidados que não embrulhem os presentes, pois só com essa atitude já conseguimos evitar uma boa quantidade de lixo.

Lembrancinhas da festa infantil

Não sabemos quando essa tradição de lembrancinhas de festa começou, mas ela ainda está muito presente nas festas infantis.

Uma boa ideia é fazerem pintura durante a festa. Faça uma “aula” de pintura com os pequenos convidados da festa, assim além de entretê-los, eles ainda vão levar a arte para casa. Existem várias opções, seja criativo.


Aproveite e confira:


Deslocamento

Já na onda da sustentabilidade, vamos incentivar também a mobilidade consciente. Sugira aos seus convidados opções de deslocamento, como a carona compartilhada, a bicicleta, dentre outras opções.

A festa acabou, hora de limpar tudo e cuidar do lixo.

Sim. Você é responsável pelo lixo dos seus convidados. Dá para fazer uma festa 100% sem lixo? Sim, dá, mas nós sabemos o quanto isso é bem difícil.

Então, quanto menos lixo produzirmos, melhor, certo?

Deixe lixeiras separadas para cada tipo e resíduos. Separe os orgânicos, eles podem ir para a compostagem. Hoje existem composteiras para casa, mas caso você não tenha espaço, procure uma empresa para cuidar disso.

Essas dicas de hoje são simples e práticas para que a festa seja linda e tenha menos impacto na natureza.

“Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença e ainda incentivam, não só os adultos, como também ajudam na educação dos pequenos”, finaliza Jéssica.

close