Giz de cera de Abelha

O Giz de cera de Abelha é muito utilizado nas Escolas Waldorf, pois diferente dos gizes de cera normais ele é feito de pura cera de abelha com pigmentos naturais cromáticos, e essas características conferem a criança uma melhor motricidade fina e uma maior capacidade de criação uma vez que esse tipo de giz de cera permite que a criança pinte em qualquer posição, inclinado, deitado, sentado, etc. não importando a posição, ele irá pintar muito bem.

E essa característica do giz de cera de abelha, vem das múltiplas propriedades do mel, tornando ele agradável ao tato, cheiroso (cheirinho de mel) e prazeroso, ou seja, não é só uma propriedade artística mas também vivência sensorial que a criança experimenta. Além de serem duráveis e de boa qualidade. Seu material confere a ele aderência a todo tipo de papel seja ele liso ou áspero, pintando super bem em madeira, metal, e outros diversos materiais, possibilitando assim uma infinidade de diversificação de trabalhos artesanais.


A utilização de materiais diferenciados como o giz de cera de abelha, permite que a criança encontre beleza e suavidade em suas próprias produções, e isso estimula mais ainda a criatividade da criança, pois ela pode registrar suas vivências com muita cor e beleza.

Na pedagogia Waldorf se preza pelo trabalho manual e artesanal de seus alunos, assim como suas expressões artísticas, pois ela crê que através desse tipo de trabalho a criança pode reconhecer a si mesma, e para suas inúmeras produções o giz de cera de abelha é largamente utilizado, pois fornecendo o material adequado, isso permitirá um melhor desempenho do aluno.

Vejamos porque o giz de cera de abelha é tão importante na pedagogia Waldorf:

  • As crianças são ensinadas a desenhar superfícies e nunca o contorno, pois a forma como enxergamos o mundo não é através de contornos, mas de espaços concretos preenchidos por cores, e é exatamente as diferenças das cores que determinam as suas formas e contornos. O desenho feito só com contornos é visto pela pedagogia Waldorf como algo que não corresponde a realidade, algo abstrato, assim a criança é então estimulada a criar os contornos a partir de superfícies, usando as diferenças de cores, e com o giz de cera de abelha fica muito mais fácil preencher superfícies com cores do que usando lápis ou canetinha.
  • Seguindo ainda essa linha de raciocínio da pedagogia Waldorf, que os desenhos devem ser realizado a partir de superfícies e não contornos, é mais fácil criar superfícies e preenchê-las completamente com cores, utilizando o giz de cera de abelha, pois por ser grosso ele impede praticamente o traço de linhas finas, evitando os desenhos de contornos assim.
  • Quanto a textura do material, diferente de uma canetinha que a criança irá ter o contato com um plástico de onde sairá a cor para sua pintura, ou de um lápis de cor aonde a criança estará em contato com a madeira pois a cor está dentro da madeira, o giz de cera a criança tem o contato com o próprio material que irá produzir a cor no papel, tornando sua vivência mais real, mais sensitiva, mais concreta.
  • E mais especificamente com o giz de cera de abelha, a criança além de ter contato direto com o material que irá conferir as cores que precisa para suas criações, o cheiro é forte e delicioso tornando a pintura prazerosa, bela, agradável e a experiência lúdica, pois é possível contar a história de como as abelhas fizeram o mel que depois foi recolhido e misturado com tintas para formar o material que elas estão utilizando para pintar.
  • Sobre as nuances de cor, o lápis ou a canetinha, não fornecem muitas opções de nuances de cor e de grossura de traço. No entanto com o giz de cera de abelha se consegue diferentes tonalidades, basta que se aperte mais ou se aperte menos o giz no papel.
  • Além de permitir muitas opções de grossura de traço através das inclinações do giz, assim os desenhos se tornam mais reais em termos de cores, afinal na natureza só existem cores uniformes em minerais, no resto da natureza como em plantas, árvores, lagos, rios, etc as cores são formadas por nuances e misturas e representá-las com uniformidade é excesso de artificialismo. E portanto as pinturas desenvolvidas com mistura de nuances são as que mais se aproximam da realidade, sendo extremamente benéfico para a criança, que segundo a Pedagogia Waldorf enxerga a criança como um ser ligado a natureza e ao ambiente.

Aproveite e confira:

Observação de Aves – saiba os benefícios e como fazer?

Consciência Fonológica – o que é e qual a sua importância?

Educação Infantil: Mural das tarefas – modelos para imprimir (para crianças pequenas e grandes)



Tipos de blocos de giz de cera de abelha:

Os blocos tipos tijolinhos são excelentes para as crianças pequenas, para quando começam a rabiscar, pois a superfície para riscar é maior e portanto exigem menos coordenação motora para segurar. Nas escolas Waldorf as crianças são incentivadas a preencherem todo o papel com cores, iniciando assim a percepção de preenchimento ao invés de contornos.

Os bastões de giz de cera de abelha, são utilizados pelas crianças maiores que já dominam a coordenação motora fina, e são capazes de segurar os bastões com mais facilidade. Uma técnica interessante que pode se usar com maiores é desenhar duas camadas grossas sobrepostas de duas cores diferentes com o giz de cera de abelha, e depois raspasse a camada superior com algum objeto em apenas alguns pontos. Quando a camada superior é preta o efeito fica mais especial ainda.