Gravidez: como não engordar muito

Engordar muito na gravidez é um dos principais medos das mamães de primeira, segunda e até terceira viagem. Afinal, é muito comum que as mulheres sejam vaidosas e queiram cuidar do seu corpo e da sua aparência. Por isso, é preciso entender como funciona a gestação e quais são os cuidados que você precisa tomar para não engordar além do necessário neste período tão especial da sua vida!

Ao longo deste artigo, você vai entender como funciona a gravidez, quanto é normal engordar e como seguir uma dieta que não prejudique o desenvolvimento do seu bebê.

Ficou curiosa? Então vamos entender melhor como funciona todo esse processo.

Quanto é normal engordar durante a gravidez?

Essa é uma das principais dúvidas das gestantes. Primeiramente, é preciso entender que o ganho de peso durante a gestação é inevitável. Além de considerar o peso do bebê, as mulheres passam por diversas mudanças que preparam o corpo para gerar uma nova vida.

Essas mudanças incluem, por exemplo, a produção de leite, o que faz com que os seios cresçam naturalmente.

Porém, é muito comum que as mulheres se deixem levar pela gravidez e acabem mudando os seus hábitos alimentares.

Se você estava no seu peso ideal antes de engravidar, o esperado é o ganho entre 10 e 20 quilos. Porém, se você estava acima do peso, o ideal é engordar até 10 quilos.

Tenha em mente que esses números são apenas estimativas. Ou seja, é preciso considerar o organismo de cada mulher, as particularidades da gravidez e até mesmo o seu estilo de vida.

Quais são os ganhos normais durante a gravidez?

Como já mencionamos acima, existem alguns ganhos naturais e inevitáveis durante a gravidez que não têm nada a ver com a alimentação. São eles:

  • Bebê: 3,5 quilos;
  • Placenta: 1 a 1,5 quilos;
  • Fluidos aminoácidos: 1 a 1,5 quilos;
  • Tecido mamário: 1 a 1,5 quilos;
  • Fornecimento de sangue: 2 quilos;
  • Reserva de gordura: 2,5 a 4 quilos;
  • Crescimento do útero: 1 a 2,5 quilos.

Novamente, é importante lembrar que esses números são estimativas e podem variar de gestação para gestação.

Como não engordar muito durante a gravidez?

Agora que você já sabe quanto é normal engordar durante a gestação, chegou a hora de conferir algumas dicas de hábitos saudáveis que podem ajudá-la a evitar o ganho de peso excessivo.

Veja abaixo as nossas dicas para manter um estilo de vida saudável durante a gravidez:

Faça escolhas saudáveis

É muito comum que as mulheres usem a desculpa de “comer por dois” para suas escolhas de alimentação. Porém, é importante ter em mente que uma dieta balanceada é o segredo para a sua saúde e a do seu bebê.

Inclua fibras, proteínas e vitaminas na sua dieta. Evite o consumo excessivo de açúcares e frituras. Afinal, esses nutrientes podem alterar os seus níveis hormonais e causar uma série de complicações.

Incluir frutas no seu cotidiano também é uma ótima forma de evitar o ganho excessivo de peso.

Evite alimentos artificiais

Os produtos industrializados são uma realidade na vida de praticamente todas as pessoas. Porém, é preciso lembrar que esse tipo de alimento não é o mais indicado para quem quer manter um estilo de vida saudável.

Quanto mais orgânica for a sua dieta, melhor será para você e o bebê. Procure consumir alimentos frescos e as chamadas “comidas vivas”, ou seja, folhas, verduras e legumes.

Evite bolachas, salgadinhos, refrigerantes e sucos artificiais.

Faça exercícios físicos

Essa dica é muito importante para manter hábitos saudáveis durante a gravidez. Mas, lembre-se de que é preciso tomar muito cuidado com a gestação.

O ideal é que você pratique exercícios físicos sempre com o acompanhamento de um profissional. Além de indicar as melhores práticas, um especialista é capaz de afirmar o que é perigoso para a gestação e o que pode ajudar você a melhorar essa experiência.

O ideal é investir em caminhadas leves, de 10 a 20 minutos.

Durma bem

A gravidez é um período de muitas mudanças físicas e emocionais. Todas essas alterações podem fazer com que o seu sono seja prejudicado. Consequentemente, o seu metabolismo desacelera e o ganho de peso aumenta.

Garantir uma boa noite de sono ajuda você a manter o seu organismo regulado e, ao mesmo tempo, evita problemas como a ansiedade e a depressão.

Confie na amamentação

Se você é uma mulher que se preocupa muito com perder os quilos logo após a gestação, fique tranquila! A amamentação é um dos fatores que ajudam o corpo da gestante voltar ao normal logo após o parto.

Afinal, amamentar representa um acréscimo de 500 calorias na quantidade gasta durante o dia. Ou seja, o seu gasto calórico aumenta muito e ajuda você a perder peso com mais facilidade.

Se você seguir todas essas dicas, será muito mais fácil evitar o ganho excessivo de peso e garantir que o seu corpo volte ao normal em pouco tempo. E, no final, você ainda leva pra casa um dos melhores presentes da vida: o seu novo bebê!

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica com a gente? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

close