Gravidez – confira o que pode e não pode nesse período

O corpo da mulher muda completamente com a gravidez, e não me refiro fisicamente mas no todo, por conta da quantidade de hormônios envolvidos na gestação, todo o metabolismo da mulher muda, e se tudo muda, com certeza muitas rotinas e hábitos alimentares acabam mudando junto. A gestante passa a ser um “ser a parte” pois tudo nela passa a se voltar exclusivamente para o desenvolvimento do bebê, ou seja, todo o seu ser converge para a formação do bebê.

E daí começam os podes e não podes, pois tudo que a gestante consome irá direto para a sua corrente sanguínea e consequentemente para o bebê, e isso vale também para os produtos estéticos e dermatológicos, pois apesar de não serem ingeridos, eles são absorvidos pela pele e podem chegar a corrente sanguínea e consequentemente também ao bebê. Por isso todo o cuidado é pouco, pois dependendo da fase de desenvolvimento do bebê, determinadas substâncias podem prejudicar a formação saudável do bebê.

A melhor forma de se informar do que pode ou não pode, é através do seu médico que irá fazer seu pré-natal, ele com certeza é a pessoa mais bem indicada para lhe ajudar nesse momento. Mas reunimos aqui também algumas dicas básicas que você pode estar atenta.


Aproveite e confira:


Gravidez – o que pode e não pode?

Questões estéticas:

Pode pintar o cabelo?

Depende. O ideal é que só se aplique coloração no cabelo após a 12º semana de gestação, que é quando o risco de má formação do feto devido as substâncias presentes nesse tipo de química diminuem, isso vale inclusive para hennas e colorações sem amônia. Lembre-se todo cuidado é pouco. Após o quarto mês de gestação, se precisar colorir ou tonalizar o cabelo dê preferência aos produtos sem amônia em sua composição.

Pode pintar as unhas?

Sim pode! Mas muito cuidado com o esmalte que será utilizado, dê preferência aos que não incluem em sua composição vernizes como Dibutil Ftalato (DBP), Tolueno ou Formol. Quando utilizar a acetona, faça em local aberto ou bem arejado. Também é importante cuidar a esterilização dos materiais usados, o ideal seria que você tivesse seu próprio kit de unhas para levar com você.

Pode se depilar durante a gestação?

Pode sim! Mas precisa ter cuidado, pois podem ocorrer lesões na pele (mais no caso da lâmina) que podem acarretar em infecções. O melhor é dar preferência ao uso da cera quente ou fria. O uso da cera quente, tem que se levar em conta que a sensibilidade da gestante está mais aflorada e por conta disso ela pode ficar mais suscetível a “queimaduras”. Os cremes depilatórios são desaconselhados, pois podem acarretar em irritação ou alergias nas gestantes.

Posso usar creme para o rosto e corpo na gravidez?

A pele da gestante geralmente altera na gravidez, portanto sim, deve se manter uma rotina de cuidados com a pele e corpo, mas provavelmente alguns produtos precisem ser substituídos por outros que não afetem a formação do bebê. Produtos que contenham ácido retinóico e acido glicólico em altas porcentagens devem ser evitados na gestação, assim como a ureia com porcentagem acima de 3%. Produtos com ácido salicílico também são proibidos na gestação. Gestantes também não podem realizar nenhum tratamento com laser ou toxina botulinica. O ideal é usar produtos com bastante vitamina C que melhora a textura da pele e minimiza as rugas .

Posso fazer tratamento dentário?

Sim! Por sinal é bem importante que a gestante vá regularmente ao dentista, pois infecções nas gengivas e dentes da gestante podem acarretar em parto prematuro e outras complicações neonatais, e tudo isso por conta de uma má higiene bucal. Dependendo do tratamento dentário, precisa-se estar atento apenas aos medicamentos que serão utilizados, e isso você pode averiguar com seu médico.

Questões Alimentares:

Pode ingerir alimentos crus?

Muito cuidado! Você precisa se certificar que os alimentos que serão ingeridos foram devidamente higienizados, saber a procedência dos alimentos, pois esses alimentos se não forem corretamente higienizados ou tenham uma má procedência podem estar contaminados pelo parasita da toxoplasmose, quando uma gestante contrai toxoplasmose pela primeira vez, há um risco de 40% de chances de transmissão para o feto. Quanto mais no início da gestação, pior é, pois o bebê pode sofrer com má formações como surdez, retardo de crescimento, até morte intrauterina.

Pode comer queijo?

Depende. Há certos tipos de queijos que devem ser evitados na gestação como: feta, brie, camembert, gorgonzola, blue cheese, roquefort, pois podem carregar consigo microorganismos que podem ser prejudiciais para o bebê. Alimentos não pasteurizados podem conter uma bactéria chamada Listeria, que pode trazer sérias complicações para o feto, podendo desencadear abortos espontâneos, partos prematuros. Os queijos mais processados e mais “duros” são os mais recomendados como emmental, parmesão, cheddar.

Pode consumir bebidas alcoólicas?

Não pode!!! Não se sabe o quanto o consumo de bebida alcoolica na gestação pode afetar a formação do bebê, portanto a Sociedade de Pediatria Brasileira e o Ministério da Saúde recomendam a abstinência total durante a gestação.

O que os estudos indicam é que mulheres que consomem mais de seis doses de alcool por dia correm o risco de terem filhos com síndrome alcoólica fetal, que atrasa o desenvolvimento fisico e mental da criança, acarreta em malformações cardíacas e na face.

Portanto todo o cuidado é pouco! Melhor deixar o brindezinho para depois…

Pode tomar café?

Com moderação. O aconselhado é que a gestante consuma com muita moderação alimentos ricos em cafeína, pois em excesso a cafeína pode causar partos prematuros, diminuição no crescimento do bebê. Fique atenta pois existem muitos alimentos que contem cafeína como: chá preto, chocolate, refrigerantes, etc. E há inclusive remédios que contem cafeína em sua composição como: Neosaldina, Coristina D, Dorflex, Tandrilax, Benegrip.

Uma opção para quem curte um cafezinho e não consegue ficar sem, é optar pela café descafeinado durante a gestação e claro moderar nos chocolates, e refrigerantes.

close