Gravidez: o que pode e não pode fazer?

Você tem dúvidas do que pode ou não pode fazer na gravidez? Sem neuras! Vamos de dizer agora o que é verdade e o que é mito.

Pode fazer durante a gravidez

  • Tomar café

Desde que sem exageros, a gestante pode, sim, tomar café. Lembre-se de que a cafeína é responsável pela agitação e mal estar gástrico. O ideal é de 4 a 6 xícaras de café por dia. Mas, se você já é adepta do chocolate, refrigerantes e de chá preto, estes também contêm a substância. Por isso, considere que deverá ingerir ainda menos café, para não ultrapassar o limite do consumo moderado de cafeína.

Se não quiser ter mais azia e enjoo do que já está enfrentando, melhor se manter nas doses recomendadas. Além disso, doses exageradas, acima de 300mg de cafeína por dia, podem causar aborto e problemas de desenvolvimento do feto.

  • Depilação com cera

Você mulher vaidosa vai querer continuar se cuidando, mas com responsabilidade sobre essa nova vidinha que você carrega. Então saiba que você não precisa deixar de lado a sua depilação com cera. Utilize a cera morna. Cera quente não pode.

Se a sua pele está sensível nessa fase da gravidez, peça sugestões a uma esteticista profissional. Ela saberá o que te indicar. Ceras com camomila tendem a acalmar a pele e fazer uma depilação mais gentil.

A restrição fica com a depilação a laser. Essa sim não pode ser feita.

  • Pintar os cabelos

A partir das primeiras 16 semanas de gravidez, você pode pintar os cabelos, mas a tintura deve ser sem amônia. A amônia é altamente tóxica para os bebês. Já falamos sobre esse assunto aqui.

Dentre as opções disponíveis no mercado, a mais recomendada é a henna durante a gravidez, mas, ainda assim, apenas após os quatro primeiros meses de gravidez.

Jamais aplique produtos em si mesma. Vá até o salão.

  • Pintar as unhas

Sobre manter as unhas lindas e esmaltadas, também já falamos aqui. Pode sim, atendendo-se a cuidados com a higiene do seu material, coisa que nós temos certeza que você já costuma fazer, certo? Materiais de unhas, apenas se estiverem bem esterilizados!

  • Se exercitar

Grávida pode andar de bicicleta, mas precisa se hidratar bem durante o passeio e, é claro, ter equipamentos de segurança, como capacete e joelheira. Proteja seu bem mais precioso, pedale com cautela.

O sedentarismo nunca é legal, e a atividade física faz bem em todos os estágios da vida, até na gravidez. Mas faça atividades moderadas. Se você nunca se exercitou, os seus exercícios devem ser mais leves do que da mulher grávida que já era ativa antes. Procure orientação de um profissional da área capacitado.

Não pode fazer durante a gravidez

  • Consumir bebida alcoólica

Não adianta reclamar. Nem um copo, nem meio copo. Os médicos dizem que não é aconselhável ingerir bebidas alcoólicas na gravidez, pois o álcool é responsável por problemas na formação do feto.

  • Usar alguns produtos de limpeza

Muito cuidado e atenção aos rótulos. Saiba com o seu médico o que pode representar perigo. A amônia, como já adiantamos, deve ser abolida nesse período. Da mesma forma, não utilize derivados da substância.

  • Comer carne crua ou mal passada

Quando você não cozinha bem as carnes, as bactérias contidas nela não irão morrer, e há algumas muito perigosas se ingeridas durante a gravidez. Por esse motivo, não coma o sashimi, sushi e outros pratos que contenham qualquer tipo de carne crua. Pegue leve no churrasco. Tudo bem passadinho.

 

Você tem tomado esses cuidados? Está sofrendo para se adaptar à distância de alguns dos itens proibidos? Agora que você já sabe o que pode e o que não pode fazer durante a gravidez, fique mais tranquila. Também temos aqui outras dicas para você ter uma gestação mais sossegada.

close