Gravidez Semana a Semana – Semana 25

Chegou o fim do segundo trimestre! O resto da sua gravidez vai passar muito rápido! Certifique-se de que tem tudo já bem encaminhado ou pronto para esperar a chegada do bebê.

Como está sua pele?

Você já pode ter ficado com estrias devido ao estiramento da pele, à medida que ganhou peso. Inicialmente essas estreias são rosadas ou vermelhas e podem provocar coceiras. Depois da gravidez as estrias atenuam-se ganhando uma cor mais esbranquiçada, tornando-se menos evidente.

As estrias podem ser genéticas, e quanto mais velha você for é mais provável que ocorram, porque a pele mais velha perde mais elasticidade.

Hidratar a pele não impede as estrias de aparecer, mas pode ajudar a manter a pele suave.

Uma combinação de exercícios e comida saudável minimiza a proporção em que você ganha peso e sua pele se estica.

Confira também:

Mime-se um pouco!

Pense na sua gravidez como um tempo para focar-se em si mesma e em seu corpo; depois que o bebê nascer, grande parte de seu foco estará nos cuidados com o bebê.

Se você tiver dinheiro e tempo aproveite um dia num spa, faça massagens relaxantes, nade, relaxe e repouse. Se não puder ir em um spa, faça isso em casa mesmo, mas desligue o telefone!

Está difícil…

Agora você já pode começar a achar mais difícil ficar em pé por longos períodos de tempo… Dicas para minimizar o desconforto dos pés:

  • Use sapatos esportivos, que tenham um bom suporte de arco, para ajudar a reduzir a tensão sobre a coluna.
  • Evite usar saltos altos. Além de desconfortáveis, eles podem deixá-la instável sobre os pés e causar uma queda.
  • Assegure-se que seus sapatos se ajustam corretamente e, se assim não for, compre outros. Os pés podem inchar ou para algumas mulheres os pés podem aumentar 1 número de tamanho.
  • Faça exercícios regulares e evite ficar em pé por longos períodos.

Lanchinhos saudáveis

Além de comer as três refeições por dia, você também pode precisar petiscar durante o dia. Segue dicas de lanches saudáveis para esses momentos:

  • Frutas secas: Fácil de armazenar e carregar. Desfrute da grande variedade de frutas secas, tente damascos, uvas-passas, oxicocos, cerejas e pêssegos.
  • Frutos secos: ligeiramente salgados vão satisfazer de maneira saudável qualquer desejo de sal que você possa ter.
  • Pretzels, biscoitos de aveia ou cream crackers em lugar de batatas fritas!
  • Frutas frescas: sempre carregue uma ou duas e faça salada de fruta para armazenar na geladeira. Tenha à mão polpa congelada de fruta, que você pode misturar com iogurte de baunilha e preparar uma batida rapidamente.
  • Iogurte congelado e sorvete light são bons como lanchinhos e sobremesas.

Remédio para problemas digestivos:

A erva hortelã-pimenta, fresca ou seca é benéfica para tratar problemas digestivos. Tente tomar chá ou chupar balas de hortelã, especialmente se fez uma farta refeição.

A hortelã-pimenta contém mentol, que as pesquisas demonstram ser um relaxante dos músculos digestivos e um remédio eficaz para gases, náuseas e indigestão.

A intensidade de seus sintomas pode ser aliviada comendo alho cru ou tomando uma cápsula de alho todos os dias.

Outros chás de ervas que podem aliviar a azia são o cardamomo, a camomila, a erva-cidreira, a casca de laranja e a filipendula ulmaria.

Para ajudar na digestão, tome, 20 minutos antes da refeição, uma colher de chá de vinagre de cidra em água morna.

Doulas:

A perspectiva de dar à luz e tomar conta de um recém-nascido pode ser intimidadora. Para algumas mães, contratar uma doula é a melhor maneira de assegurar uma progressão suave da gravidez à maternidade.

As doulas são mulheres que tomam conta da mãe, com apoio emocional e físico (mas não de médico), antes e depois do parto.

Várias pesquisas demonstram que a presença de uma doula pode ajudá-la a ter um parto mais curto, mais fácil e com menor probabilidade de necessitar de alívio para a dor ou de intervenção médica (inclusive uma epidural ou cesariana).

Procure informa-se sobre a existência de doulas profissionais em sua região.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close