Gravidez Semana a Semana – Semana 28

Mesmo antes do nascimento, o bebê está estabelecendo um padrão de comportamento. O bebê está começando a ter ciclos regulares de sono e vigília. Agora, respirar, bocejar e engolir estão assumindo um padrão mais definido.

Difícil de respirar?

Conforme seu útero cresce, o diafragma é comprimido, e pode ficar mais difícil de respirar. É importante não lutar contra a tendência natural de curvar as costas para trás, o que abre a caixa torácica, deixando entrar mais ar, e ajuda, também, a equilibrar o excesso de peso da barriga.

Queimando calorias:

Durante a gravidez, seu corpo armazena gordura – principalmente nos quadris, coxas e abdome – para assegurar-se de que há energia suficiente para o bebê crescer.

Se você se exercita regularmente sem aumentar a quantidade de calorias ingerida, pode reduzir a quantidade de gordura armazenada no corpo. Exercícios regulares, cardiovasculares e de levantamento de peso costumam aumentar um pouco sua taxa metabólica; portanto, mesmo quando você não está se exercitando, seu corpo vai queimar mais calorias.

É importante que você se exercite regularmente durante a gravidez, mas é preciso ingerir calorias suficientes para suprir as demandas do bebê e do seu corpo. Uma orientação simples é que, no terceiro trimestre, você ingira 200 calorias a mais, com acréscimo de 150 calorias extras nos dias em que se exercita.

Veja também:

Auferindo sua pressão sanguínea:

Aproximadamente um quarto das mães primigestas têm a pressão alta durante a gravidez. A hipertensão, juntamente com proteínas na urina, pode indicar pré-eclâmpsia, que pode afetar o fígado e os rins, e se não for tratada, levar à eclâmpsia, um problema sério que causa convulsões. Se você tem  pré-eclâmpsia, o obstetra vai monitorar a sua pressão sanguínea de perto. Vai ser medicada até que esteja em um estágio avançado da gravidez, em que o parto possa ser induzido ou você possa ser submetida a uma cesariana.

Exames de sangue:

Em algum momento entre a 26º e a 30º semana seu sangue será examinado para saber se está anêmica. Se estiver o médico provavelmente lhe receitará ferro. Por causa do aumento de líquido no sangue, provavelmente a contagem de hemoglobina durante a gravidez vai diminuir, então é melhor verificar isto agora. Os comprimidos de ferro podem causar problemas digestivos, como constipação ou diarreia. Se acontecer algo assim peça para trocar de remédio.

Para prevenir ou melhorar a anemia coma:

  • carne vermelha magra
  • feijões
  • frutas secas
  • vegetais verde-escuros
  • cereais enriquecidos
  • pão
  • comida ou bebida rica em vitamina C

Dor na cintura pélvica:

Dor pélvica posterior. Quando dói para espirrar, você caminha bamboleando como uma velha e virar-se na cama torna-se uma tarefa complicada. Afeta 1 em cada 5 mulheres grávidas. Ela é causada por mudanças hormonais que mudam a maneira como a articulação pélvica funciona e pode ser extremamente dolorosa. Se você tem tente:

  • Manter as pernas juntas quando estiver se deitando, ou sentando e levantando.
  • Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas.
  • Usar sapatos confortáveis.
  • Evitar fazer tarefas doloridas, como as domésticas, ou puxar o carrinho do supermercado.
  • Relaxar em água quente.
  • Perguntar ao médico sobre alguma cinta de apoio ou bandagem tubular para envolver a parte inferior da pelve.
  • Fazer algum tratamento: os estudos mostram que a fisioterapia e a acupuntura podem ajudar.

Escolhendo alimentos orgânicos:

Ingerir alimentos orgânicos durante a gravidez (antes e depois também) é um jeito mais saudável de comer.

Os vegetais e frutas orgânicos são criados sem nenhum pesticida ou fertilizante químico, além de possuírem mais nutrientes.

O lado ruim de comer orgânicos é que eles tendem a ser mais caros do que os produtos comuns. Se não puder pagar por alimentos orgânicos, alimente-se de integrais em sua forma menos processada e mais natural, e também de muitas frutas e vegetais, o que também é excelente e constitui uma dieta muito saudável.

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

close