Gravidez Semana a Semana – Semana 3

Finalmente nessa semana o bebê é concebido!

O milagre da concepção, vamos ver agora o que precisa para o milagre da vida acontecer!

  • Seu equilíbrio hormonal deve estar em dia para que o óvulo se desenvolva.
  • A ovulação deve ocorrer: se o óvulo não for liberado, não há chance de ocorrer a fertilização.
  • Você precisa fazer sexo no momento certo do seu ciclo menstrual.
  • O seu parceiro precisa produzir muitos espermatozoides bons e saudáveis para que alcançar o óvulo.
  • Quando o óvulo for fertilizado, o blastocisto (é um embrião em estágio avançado de desenvolvimento) tem que implantar-se com segurança no revestimento do útero.
  • Os níveis certos de hormônio progesterona devem ser produzidos pelo corpo-lúteo para manter a gravidez.

Cuidados desse período… começando com doenças que podem trazer consequências sérias:

  • Herpes-zóster e catapora
  • Intoxicação alimentar
  • Toxoplasmose

No momento exato da fecundação é que será determinado o sexo do bebê, assim como todas as demais características genéticas. Lógico que ainda são dados ainda imperceptíveis.

Antes de sair correndo para fazer o teste de gravidez, relaxe…

Quando poderá fazer o teste de gravidez?

Existem dois tipos de teste de gravidez: o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue, os dois são eficazes.

Teste de farmácia:

  • Alguns testes de farmácias você pode saber se está grávida com apenas 12 dias depois da ovulação, mas o mais garantido é fazer o exame com 1 dia de atraso da menstruação, isso dá 14 dias depois da ovulação. Se o exame der positivo, pronto você está grávida. Mas se der negativo você também pode estar grávida, espere mais alguns dias e faça o teste de novo.
  • O método utilizado nos testes de farmácia são sempre o da detecção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. Esse hormônio só é produzido pelo organismo da mulher quando ela está grávida.
  • Quanto custa? Varia de R$ 10 a R$ 40.
  • Como fazer o teste de farmácia? Primeiro leia a bula que costuma vir com ilustrações de como fazer, mas é basicamente fazer xixi no potinho, mergulhar a fita do teste e esperar o tempo recomendado na bula. Se aparecer uma linha colorida na fita, o resultado é negativo. Surgindo duas linhas, é positivo. Caso não apareça nenhuma linha, significa que o teste falhou e que você deve comprar outro e repetir o procedimento.
  • Precisa de prescrição médica para comprar? Não.

Exame de sangue

Existem dois tipos de teste:

  • Teste Qualitativo, que parece com o exame de urina de farmácia que apenas diz se a mulher está grávida ou não.
  • Teste Quantitativo, capaz de determinar com quanto tempo de gestação a mulher esta. O exame pode ser feito 12 dias depois da ovulação.
  • É necessário prescrição médica para fazer o exame de sangue? Geralmente não, alguns laboratórios fazem o exame sem prescrição médica.

Qual exame é melhor, exame de farmácia ou de sangue?

Os dois são eficazes para detectar a gravidez. O de farmácia você já sabe o resultado na hora e no de sangue tem que esperar ficar pronto…

O que você pode fazer é primeiro o teste de farmácia, dando positivo vá ao médico que solicitará o exame de sangue, pronto.

Já falei para relaxar?

Como eu disse antes tem que esperar uns dias ainda antes de fazer o teste, faz uma semana que seu óvulo foi fertilizado e esta implantando-se no útero, logo logo vai se tornar um embrião.

Essas foram as dicas de hoje, espero que tenham gostado, em breve começam os preparativos para a chegada do baby e você poderá ver muitas dicas da gravidez semana a semana aqui no blog.

gravidez-semana-a-semana-baby

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Você encontrará várias dicas de decoração de quartos de bebês e também sobre chá de bebê.

 

11 comentários em “Gravidez Semana a Semana – Semana 3”

  1. kkkk já falei pra relaxar? muito bom
    Mais é isso mesmo ficamos ansiosas, com medo é uma explosão de sentimentos, foi assim comigo
    Eu fiz exame de farmacia e la estava duas listinhas, confirmando o que eu já esperava….rs
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  2. Momento mágico .. fiz o exame depois de 15 dias da transferência dos embriões da minha fiv .. e ficamos numa tremenda expectativa até sair o resultado do beta a noite .. .ufaaaaaaaa ..foi uma emoção daquelas .. sonho realizado …!

  3. Se preparar para esse momento é incrível!
    Eu me lembro que fiz vários exames e já estava tomando o ácido fólico a 6 meses, mas a ansiedade me atrapalhou um pouco… quando “esqueci” aconteceu, bjs

  4. Me arrependo tantooooooooo de não ter feito o teste da farmácia, pois queria tanto ter guardado, mas nunca me lembrei, buaááá´´a

Os comentários estão encerrado.

close