Gravidez Semana a Semana – Semana 8

Seu humor pode ter altos e baixos, à medida que os hormônios e as emoções a dominam!

É normal se sentir deprimida e irritada em alguns momentos, isso é devido às mudanças hormonais em seu corpo. Sua emoções podem oscilar, num minuto rindo no outro chorando. Tente relaxar, isso é culpa dos hormônios.

Sobre o peso a ser ganho na gravidez semana a semana:

Espera-se que você ganhe peso na gestação, mas tem que cuidar para não ganhar peso de mais. O quanto de peso você deve ganhar vai depender do seu peso inicial.

Se estava a baixo do peso quando engravidou, terá que ganhar mais do que alguém que estava acima do peso normal. Esse peso inicial é calculado usando seu índice de massa corporal – IMC, que é a medida do seu peso em relação à sua altura.

Se seu IMC estiver normal estão seu ganho de peso recomendável será de 11 a 14 kg. Se o seu IMC estiver na categoria subpeso, você deve ganhar de 12,5 a 18 kg. Se estiver com sobrepeso, seu ganho deverá ser de 7kg a 11kg. Já as grávidas de gêmeos ganham em média de 16 a 20kg.

O ganho de peso ideal não deve passar de 2,2kg no primeiro trimestre; 5,5kg a 9kg no segundo e 3,5 a 5kg no terceiro.

O peso que você ganha durante a gestação é a combinação do peso do bebê com o do sistema que o suporta, dos seus seios e do útero aumentados, dos estoques de gorduras essenciais e ainda, dos fluídos corporais e sangue adicionais.

Sabe o que é toxoplasmose?

É uma doença causada por um parasita que pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Os sintomas mais comuns são mal-estar semelhante a uma febre viral, ou gânglios inchados no pescoço.

Pode ser ingerida através de carne mal passada ou fezes de gato. Tenha mais cuidado ao preparar os alimentos, tudo bem cozido e limpo e cuide quando limpar a caixa de areia do seu gato.

Arrumando a casa para a chegada do bebê:

Nesse momento a gente se sente perdida em meio a tantas coisas para comprar e organizar para o bebê, mas também nos sentimos inspiradas a organizar a casa, colocar a mão na massa mesmo.

Você pode arrumar tudo, só tente não subir em escadas altas e não se curve ou se agache por longos períodos, pois isso pode afetar a sua circulação.

Evite contato com tintas à base óleo, com poliuretano (usadas para o piso), com quaisquer tipo de tinta spray, solventes ou outros tipos de removedores de tinta e evite respirar pó de gesso.

Está planejando férias?

Leve em consideração que você pode não ter muita disposição para viagens muito longas, principalmente se estiver se sentindo cansada, com náuseas e vômitos.

E a partir das 34 semanas as companhias aéreas não costumam permitir o embarque em aviões, então planeje bem suas viagens para o segundo trimestre da gravidez, que é período que você vai se sentir mais disposta!

Sexo do bebê:

O bebê tem seu sexo definido no momento da fertilização. Mas ainda não se sabe se é menino ou menina. Aguente mais um pouco!

Desenvolvimento do seu bebê nessa semana:

Agora ele está em um estágio muito importante. O cérebro do bebê está formado e passando por mudanças formidáveis.

O cérebro no momento é uma estrutura oca, ligada à medula espinhal, mas agora está começando a se dobrar para formar cinco áreas distintas.

No ultrassom feito entre a 10º e 14º semana, verifica-se o desenvolvimento cerebral, para confirmar se o desenvolvimento do cérebro primário do bebê está normal.

Além disso nessa semana seu bebê tem orelhas! Também estão começando a tomar forma os lábios e o nariz do bebê.

Agora ele está com 1,6 cm de tamanho.

Sua vida continua…

Sua vida continua normal mesmo estando grávida, só cuide para não abusar e ficar cansada demais!

Acompanhe as 40 semanas em gravidez semana a semana:

Confira também:

 

1 comentário em “Gravidez Semana a Semana – Semana 8”

Os comentários estão encerrado.

close