Hemorróidas na Gravidez

As Hemorróidas na gestação são muito mais comuns do que gostaríamos que elas fossem. Elas causam dores e desconfortos, mas a boa notícia é que elas podem ser tratadas e prevenidas.

Mas afinal, o que são hemorróidas?

As hemorróidas são varizes que se desenvolvem na região anal. Normalmente possuem variação de tamanho de uma ervilha ao de uma uva, e podem estar dentro do reto ou aparecer através do ânus. Causam um desconforto no local, coceira e sangramento ao evacuar. Esse são os principais sinais dessa condição. Apesar de extremamente desconfortável, o surgimento das hemorróidas na gravidez não é algo grave, mas é preciso cuidado e acompanhamento médico para promover o bem estar e a saúde da gestante.

Por que as hemorróidas surgem na gravidez?

hemorróidas na gravidez
https://paisefilhos.uol.com.br/

Elas podem surgir por diversos motivos, por condição genética, ou seja, algumas mulheres já tem predisposição para ter varizes, principalmente as que tem pele clara e já apresentam problemas de circulação sanguínea. Por questões fisiológicas pois durante a gestação o corpo da mulher está passando por uma série de mudanças, e uma delas é que o fluxo sanguíneo aumenta no corpo da gestante e esse aumento acarreta na dilatação das veias da região anal, que ficam inchadas ocasionando as hemorróidas.

Na gestação também ocorre a expansão do útero comprimindo os vasos sanguíneos da região pélvica que conduzem o sangue para o coração, que acabam por dificultar o fluxo venoso de retorno, favorecendo a dilatação dos vasos.

E elas também podem surgir por conta da prisão de ventre que também é muito comum na gestação, pois há um aumento da produção de progesterona (hormônio que garante a manutenção da gestação) esse hormônio relaxa a musculatura do intestino que contribui para a prisão de ventre. Quando isso ocorre as fezes ressecam e a gestante tem muita dificuldade para evacuar o que leva ao surgimento das hemorróidas também.

As Hemorróidas surgem principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre, aonde há o maior aumento do peso corporal da gestante por conta do crescimento do bebê.

Quais os principais sintomas das hemorróidas na gravidez?

Os desconfortos causados pelas hemorróidas normalmente começam com coceiras e dores na região anal. A presença de sangue nas fezes e no papel higiênico também são característicos da presença de hemorróidas. Vale lembrar que saliência no ânus também deve ser observada com atenção.

Como prevenir as hemorróidas ?

Apesar da maioria dos fatores que desencadeiam essa condição na gestação serem mudanças no corpo da gestante provenientes da própria gestação, é possível contribuir para a prevenção com algumas medidas:

  • Ingerir muitos líquidos, dê preferência para água;
  • Evite ficar muito tempo em uma mesma posição ( muito tempo sentada, ou muito tempo em pé);
  • Mantenha uma dieta rica em fibras;
  • Praticar exercícios físicos (com acompanhamento médico), porque melhora a circulação e o movimento peristáltico do intestino;
  • Não force a evacuação;
  • Evite alimentos muito condimentados;
  • Faça exercícios para os músculos da região vaginal e pélvica, tensionando os músculos ao redor da vagina e do ânus, e prenda por 10 segundos antes de relaxar. Esse exercício aumenta a circulação na área do reto diminuindo as chances de desenvolver hemorróidas.

Aproveite e confira:


Como posso tratar a hemorróida na gravidez?

Normalmente o tratamento é muito tranquilo e não necessita de grandes intervenções.

  • Tome banhos mornos de banheira, ou faça banhos de assento para aliviar coceiras e dores locais;
  • Limpe bem a região anal com lenços umedecido ou sabonete neutro e água morna;
  • Evite fazer a higienização com papel higiênico;
  • Use uma almofada com abertura no centro quando for se sentar;
  • Meias elásticas de compressão, melhoram a circulação sanguínea na região;
  • Não permaneça muito tempo sentada principalmente no vaso sanitário;
  • Evite deitar com a barriga para cima. deite-se de lado. Essa simples mudança diminui a pressão na região anal, aliviando as dores causadas pelas hemorróidas.

Existem pomadas analgésicas e anti-inflamatórias específicas para hemorróidas, mas devem ser utilizadas apenas com prescrição médica. Normalmente, elas desaparecem com o tratamento mas algumas vezes ela são mais difíceis de curar e podem permanecer até o parto. No entanto, mesmo que isso ocorra não é indicativo de cesárea, ou seja, as hemorróidas externas na gravidez não impedem o trabalho de parto normal.

Em situações críticas quando há o fechamento da vascularização (são raros os casos) será preciso a intervenção de um especialista (proctologista) e nestes casos há indicação de cirurgia.

As hemorróidas desaparecem após o parto?

Em geral, sim! Após os primeiros três meses é para o corpo estar voltado ao normal e a circulação também, e assim a dilatação dos vasos do ânus tende a diminuir.

Como fazer banho de assento?

O banho de assento é preparado com água quente e ele é um ótimo remédio caseiro para hemorróidas porque promove a vasodilatação e acalma os tecidos, contribuindo para o alívio da dor e do desconforto. Para que ele seja realizado de forma correta é importante cuidar a temperatura da água, não pode estar fria, deve ser morna para quente, tomando o cuidado de não queimar. Não é preciso colocar uma grande quantidade de água, somente o suficiente para que a água quente cubra a região genital. Depois do banho de assento deve-se secar muito bem a região com uma toalha macia ou secador de cabelo.

A bacia deve estar devidamente higienizada com água e sabão, e se desejar pode adicionar um pouco de álcool e secar com um papel toalha. As bacias grandes e banheiras de bebês são indicadas para esse tipo de banho de assento porque não gastam água desnecessária e são confortáveis e fáceis de colocar em baixo do chuveiro.

(Fonte de pesquisa: tua saúde)

close