5 histórias em quadrinhos para ler com crianças pequenas

Eu leio quadrinhos desde criança, acho que não desde tão cedo assim, mas jé tenho apresentado alguns quadrinhos para a minha filha e lemos juntos algumas coisas. O que posso dizer é que ela adora. Hoje com pouco mais de 3 anos e meio ela adora entrar nas histórias e adora os momentos que passamos juntos lendo.

Minha dica sobre a leitura de quadrinhos é que nem sempre leia todo o texto que esta em uma página, sinta o ritmo da criança, se tiver que ler menos e inventar mais não é um problema. O importante é exercitar a imaginação e ter um momento gostoso juntos.

1. O Hobbit em quadrinhos

É lindo visualmente, tem uma das histórias mais famosas de todos os tempos e é de um dos meus escritores favoritos. A história de uma “pessoa pequena”, o hobbit, que é capaz de mudar todo o destino de um mundo, fazer grandes feitos e viver grandes aventuras. Isso sem contar a amizade e camaradagem entre os anões, o Gandalf e os amigos que vão encontrando pelo caminho.

É magico, é fantástico e é simples para que crianças possam entender a história.

Sinopse: ‘O Hobbit’ é um dos livros mais importantes de J. R. R. Tolkien, prelúdio a ‘O Senhor dos Anéis’. Conta a história de Bilbo Bolseiro, um Hobbit pacato e satisfeito cuja vida vira de cabeça para baixo quando ele se junta ao mago Gandalf e a treze anões em sua jornada para reaver um tesouro roubado. Esta versão em quadrinhos, cuidadosamente condensada por Charles Dixon e ilustrada por David Wenzel, tornou-se por si só um best-seller clássico.

2. Turma da Mônica – Laços

Claro que Turma da Mônica tinha que estar no topo da lista, e aqui segue uma publicação muito especial, carregada de sentimentos mas dando um visual mais atual para aqueles personagens que nós já amamos. Essa revista faz parte da nova coleção Graphic MSP que tem histórias dos personagem clássicos do Mauricio de Souza escritos e desenhados por autores brasileiros.

A HQ tem tudo que queremos, os meninos implicando com a Mônica, coelhadas e um plano infalível. Mas a história é muito mais que isso, é sobre amizade, e sobre como apoiar amigos em momentos difíceis, é sobre acreditar que podemos alcançar aquilo que trabalhamos juntos para conquistar.

Sinopse: O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”. Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

 

3. O Maravilhoso Mágico de Oz

O que eu mais gosto da história da Dorothy é que ela vence os vilões da história simplesmente ajudando, fazendo amigos e lutando pelo que é certo. É uma história de fantasia onde ela não vai pegar espadas e matar dragões, ela vai ajudar espantalhos sem cérebro, homens de lata sem coração e leões sem coragem a encontrarem seus destinos e com isso conseguir voltar para casa.

Uma coisa que adoro nessa versão é o nível de fidelidade da obra original, o autor do quadrinho não tentou criar uma história nova ou inventar coisas, ele simplesmente transcreveu o livro para os quadrinhos.

Sinopse: O adorado clássico de L. Frank Baum ao melhor estilo Marvel! Quando a menina fazendeira Dorothy voa para longe até o Mundo Mágico de Oz, ela tem um encontro com uma Bruxa Má, liberta um Espantalho vivo e é saudada pelos Munchkins como uma poderosa feiticeira… Mas tudo o que ela realmente deseja saber é: como voltar para casa? Uma obra vencedora do Prêmio Eisner nas categorias Melhor Série Limitada e Melhor Publicação Para Crianças.

 

4. Bíblia em Ação. A História da Salvação do Mundo

Lemos para a nossas filhas muitas histórias bíblicas, temos diversos livrinhos de histórias bíblicas com ilustrações dos mais diversos personagens, desde livrinhos para tomar banho e até os bem bonitos com pop-up. A Bíblia em Ação é uma coletânea de contos que vai desde o Gênesis até Apocalipse, contando em histórias curtas o que aconteceu nas histórias da Bíblia.

É ótimo para a criança poder visualizar as histórias com os desenhos dos personagens e tudo mais, alem da grande fidelidade dos textos.

Sinopse: A Bíblia em Ação traz mas de 200 narrativas em ritmo acelerado e em ordem cronológica, facilitando o acompanhamento da história bíblica – e reforçando o suspense até seu eletrizante clímax. As histórias na Bíblia em Ação levam a verdade bíblica aos leitores contemporâneos de maneira clara e forte. Um texto bem escrito e imagens fortes chama a atenção de leitores de todas as idades. Sergio Cariello, artista internacionalmente reconhecido, criou ilustrações sensacionais que prendem a atenção do leitor. Marcadas por suas nuances e luzes dramáticas, os desenhos ousados e vigorosos, trazem à narrativa, intenso realismo e emoção. Deixe que esta tradução épica da Palavra de Deus o leve experimentar toda a emoção da história mais incrível que já foi escrita.

5. Bidu – Caminhos

Mais uma da Graphic MSP, agora com o personagem Bidu, o famoso cachorrinho azul do Franjinha, a HQ é lindamente ilustrada, e tem bem pouco texto, já que os cachorrinhos se comunicam através de balões com imagens ou onomatopéias. A história ainda é super bonita, mostra o início emocionante de uma das maiores amizades entre um bichinho e seu dono dos quadrinhos.

Sinopse: Em Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam de modo belíssimo a forma como Bidu e Franjinha, os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa, se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura. Mais uma edição que nasce clássica, apresentando a reinterpretação de personagens do maior quadrinista brasileiro sob a ótica de novos autores do quadrinho nacional.