Idéias de Atividade de Vida Prática – Se inspire aqui!

O que é atividade de vida prática? Quais os benefícios? E que atividade fazer? Saiba aqui nesse post!

As atividades de vida prática são atividades que estimulam a autonomia, a autoconfiança e a pró-atividade da criança, ou seja, preparam elas para as atividades do cotidiano da vida de qualquer pessoa. Precisamos ensinar nossas crianças como se vestirem sozinhas, escovar os dentes, escovar os cabelos, organizar os próprios brinquedos, bem como se relacionar com outras pessoas e crianças de seu convívio. Afinal você precisa preparar seu filhos para realizar suas tarefas sozinho, proporcionando a autonomia dele que é uma etapa muito importante do desenvolvimento motor e cognitivo do seu filho, portanto não deve ser ignorada.

É bem comum nós como pais, termos a intenção de fazer tudo pelos nossos filhos, seja porque vemos eles ainda como “bebês” incapazes de fazer as coisas sozinhos, ou porque nos falta paciência de esperar eles realizarem suas tarefas do jeito deles e no tempo deles, ou seja, eles demoram mais para realizar tarefas simples como colocar os sapatos nos pés, portanto por vezes achamos mais “fácil” nós mesmos realizarmos essa tarefa, mas dessa forma estamos inibindo o desenvolvimento da criança em aprender a fazer essa tarefa sozinho, e assim eles ficam cada vez mais dependentes dos pais para realizarem tarefas simples ao invés de alcançarem seus marcos de autonomia.

Por isso quando falamos de “atividades de vida prática”, estamos nos referindo às atividades que preparam as crianças para a vida prática de fato. Além de que essas atividades ainda proporcionam maior concentração, autodomínio e autocontrole favorecendo que elas fiquem mais calmas e se concentrem mais.

Veja o que o professor Carlos Nadalim fala sobre os benefícios das atividades de vida prática:

“Você que é pai sabe muito bem que as crianças são agitadas, gostam de se mexer, movimentam-se com muita freqüência, não param no lugar e gostam de mexer nas coisas. Com isso, nós adultos, de forma um tanto instintiva, começamos a limitar os movimentos das crianças. “Não faça isso!”, “desça daí” e assim por diante. Contudo nós precisamos auxiliá-las na coordenação desses movimentos para que elas, aos poucos, conquistem autodomínio e autocontrole, fiquem calmas e se normalizem.
Aqui entram em cena as atividades de vida prática, que podem ser inseridas em sua rotina sobretudo para preparar as crianças para alguma atividade. Por exemplo, você quer ler uma história para o seu filho, mas ele vive inquieto durante a leitura. Você pode acalmá-lo com as atividades de vida prática e depois introduzir outra atividade com a criança já mais calma e concentrada.”

(Professor Carlos Nadalim)

Vamos ver algumas atividades de vida prática que você pode fazer em casa com seu filho:

1. Abotoando roupas

dicas de atividades de vida prática
Dicas de atividades de vida prática. Imagem: Caminhar Montessori

Antes de começar a abotoar suas próprias roupas a criança pode treinar abotoando uma roupa sua, que tenha botões grandes para suas mãozinhas pequenas, disponha em uma mesa, ou sobre um tapete no chão e estimule seu filho a abotoar. Dê os direcionamentos necessários mas não fique cobrando ele de como fazer, deixe ele livre para tentar, errar, tentar de novo, e perceber sozinho o que está fazendo de “errado” e se “corrigir” para alcançar o objetivo que é abotoar os botões. Encoraje-o sem ficar indicando seus erros, ele não precisa acertar da primeira vez, a conquista do aprendizado vem com a prática.

2. Descascando bananas

atividade de vida prática
Imagem: Criando com Apego

Não descasque as bananas de seu filho, mas estimule-o a descascar suas próprias bananas. E para começar a incentivar essa prática, uma atividade simples é dispor uma banana inteira encima de uma bandeja, corte-a em rodelas finas com casca e tudo, e depois peça para seu filho ir descascando cada uma das rodelas. Que com certeza será mais fácil do que descascar a banana inteira de primeira. A prática leva ao aprendizado. Coloque um recipiente para coletar as cascas, e após descascar todas as rodelas, ele pode consumir sua banana.

3. Transferindo água com uma esponja

várias ideias de atividades de vida prática
Imagem: Criando com Apego

Para essa atividade de transferência de líquidos, você irá precisar de dois recipientes, água e uma esponja. Coloque água dentro de um dos recipientes e peça a seu filho que com o auxílio de uma esponja transfira a água de um recipiente para o outro. Primeiro deixe que ele explore os objetos da atividade, brinque com os mesmos, depois mostre como a esponja funciona, por exemplo que para a absorção melhor da esponja é necessário espremê-la.


Aproveite e confira:


4. Transferindo líquidos de um recipiente para outro

vida prática
Imagem: Escola Infantil Montessori

Se servir de líquidos como um suco ou água é uma tarefa do cotidiano que pode ser ensinada como uma atividade da vida prática. Você irá precisar de duas jarras pequenas que podem ser de plástico, vidro, cerâmica, etc. esteja presente para supervisionar toda a atividade. As jarras não podem ser muito grandes ou estarem muito cheias, para não dificultar a atividade. A idéia é que a criança transfira o líquido de uma jarra para outra. Nas primeiras vezes o líquido pode virar, faz parte, tenha em mãos panos ou toalhas para secar.

5. Abrindo cadeados

atividades vida prática
Imagem: Bebê Abril

Uma atividade bacana, é separar cadeados com suas chaves de diferentes tamanhos e formatos e dispô-los encima de uma bancada com as chaves separadas dos cadeados de forma que a criança deve ir por tentativas encontrar a chave correta de cada cadeado e abrindo-os e depois fechando novamente.

6. Bater líquido com sabão

atividade de vida prática
Imagem: Montessori

Vamos fazer espuma? Você irá precisar de uma vasilha, água, detergente líquido e uma batedor de ovos (fouet), despeje a água e o detergente na vasilha e peça para a criança bater. No início é normal que ela não tenha agilidade para os movimentos circulares, mas a prática leva ao aprendizado. Portanto mostre a ela que o quanto mais rápido bater a colher mais espuma irá formar. Com certeza ela irá se empenhar ao máximo para fazer sua própria espuma. Quando essa habilidade já estiver aperfeiçoada você pode trocar a água com sabão por ovos e ensiná-la a preparar seu próprio omelete.

7. Estendendo Roupas

atividade de vida prática
Imagem: Educação Online

Estender roupas faz parte das atividades do cotidiano de todas as pessoas, e você pode incentivar seu filho a aprender a estender roupas como uma atividade de vida prática. Disponha alguns panos ou roupas, prendedores e um varal de chão e mostre a ela o movimento pinça que se deve fazer para abrir e fechar os prendedores de forma a prender as roupas no varal. Ela pode estender e recolher as suas roupas. Lembre-se de não pressioná-la a fazer com perfeição, naturalmente ela irá se aperfeiçoando na medida que praticar.

8. Parafusos e porcas

atividade-de-vida-pratica
Imagens: Massacuca

Rosquear e desrosquear não é uma tarefa fácil, essa atividade da vida prática estimula a coordenação motora fina e a concentração. Disponha parafusos fixos em uma tábua de madeira, e em um pote coloque suas respectivas porcas. O objetivo da atividade é que a criança encontre a porca de cada parafuso por tentativas.